Regiões 18/09/2017

Saiba como escolher o melhor bairro de Belo Horizonte para morar

A escolha de um imóvel para morar não costuma ser fácil. O tamanho do residencial, a quantidade de cômodos, a qualidade do acabamento, o número de vagas de garagem e o valor dentro do orçamento são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração.

Outro ponto de destaque é a localização. Afinal, quem gostaria de morar em um bairro de Belo Horizonte inseguro, com infraestrutura insuficiente ou que o imóvel não seja valorizado com o tempo? Provavelmente, ninguém. Para ajudar você, selecionamos o que deve ser observado antes de adquirir um residencial. Confira!

1. Analise sua rotina e estilo de vida

A rotina é o primeiro ponto a se pensar, quando você for escolher o bairro de Belo Horizonte para morar. Como é o dia a dia da família? De que maneira a mudança para um novo lugar afetará o cotidiano familiar? Essas perguntas precisam ser respondidas.

Considere como será feito o deslocamento entre a nova residência e o local de trabalho. Saiba como é a intensidade do trânsito nos horários que sai e volta para casa. Se tiver filhos, faça a mesma ponderação.

Veja também se a região atende às necessidades da sua vida social. Por exemplo, para quem gosta da agitação noturna e vida cultural intensa, a Savassi e o Funcionários seriam boas opções, já que são bairros que se enquadram nesse contexto.

2. Pesquise sobre a segurança

Atualmente, a segurança é um fator determinante na escolha do bairro para residir. Alguns aspectos que você deve considerar são:

  • a frequência das rondas da Polícia Militar;
  • se há delegacias da Polícia Civil no bairro;
  • a quantidade de câmeras de segurança públicas e particulares;
  • a qualidade na iluminação pública;
  • os índices de violência, como assaltos, roubos e arrombamentos;
  • a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos, parceria da comunidade com a PM, existente nos bairros Santo Antônio e Anchieta, por exemplo.

3. Prefira a autossuficiência

Procure por bairros autossuficientes, que possuam comércio e prestadores de serviços próximos, para que as necessidades diárias sejam facilitadas. Ter supermercado, padaria, farmácia, bancos e academias de ginástica perto da residência traz mais comodidade e conforto.

Geralmente, regiões que possuem boas escolas, centros comerciais e postos de saúde próximos são mais valorizadas.

4. Avalie a infraestrutura

A infraestrutura disponível em um bairro influencia diretamente na qualidade de vida de seus moradores. Procure por áreas que tenham ruas asfaltadas e bem iluminadas, calçadas conservadas e recolhimento de lixo eficiente.

Verifique o sistema de transporte público que opera na região. Quanto maior o número de linhas, melhor. Avalie se o saneamento e o abastecimento de água são satisfatórios e descubra se há rede de distribuição de gás natural instalada.

Bairros com grandes áreas verdes têm uma melhor qualidade do ar. Veja como é a arborização na região, se as árvores são podadas e bem cuidadas. O ideal é que praças e jardins estejam conservados e limpos.

5. Conheça a vizinhança

A melhor maneira de conhecer as particularidades de um bairro é conversando com seus residentes. Eles saberão dizer quais são os pontos positivos e negativos, e a associação de moradores também pode ser útil nesse aspecto.

Outro ponto importante é visitar o local em dias e horários distintos. Algumas regiões têm características diferentes durante o dia, se comparadas às apresentadas durante a noite ou no fim de semana. Podem ser, por exemplo, tranquilas no período diurno, mas movimentadas no período noturno.

Antes de você fechar o negócio, é importante ter o máximo de informações possíveis sobre o bairro de Belo Horizonte onde pretende residir. Procure por um que englobe segurança, infraestrutura completa e localização privilegiada. Conhecer as peculiaridades de cada bairro evitará que o sonho da compra de um imóvel possa se transformar em um pesadelo.

Essas dicas foram úteis? Já que está pensando em mudança, aproveite e leia boas razões para se mudar para a Serra.