Regiões 24/04/2017

Funcionários

O melhor lugar para se viver em BH

Imagem mostra vista noturna do bairro Funcionários.

O Funcionários é um dos bairros mais tradicionais e antigos de Belo Horizonte. Fundado em 1896, dois anos após o início das obras de construção da capital, o bairro foi planejado para receber os funcionários públicos que se transferiam da antiga capital do Estado, a cidade de Ouro Preto, para a nova metrópole. A proximidade da região à Praça da Liberdade, onde se encontravam as instituições do poder público, foi determinante para a escolha do local como centro residencial do funcionalismo. Na época de sua construção, o bairro recebeu cerca de 200 casas, classificadas em uma escala de A a F, sendo que os imóveis de letra A foram destinados a funcionários de baixa graduação, como porteiros e serventes, e os de letra F a moradores de alta graduação, como diretores e desembargadores.

Criado para ser um pólo residencial, o bairro passou por muitas modificações ao longo do tempo. Muitos de seus casarões foram substituídos por edifícios e o bairro se tornou uma grande referência em atividades comerciais e financeiras. Na década de 90, um projeto de lei da Câmara Municipal criou oficialmente a região da Savassi, até então uma área que pertencia ao bairro Funcionários. Em 2006, a Prefeitura de BH desmembrou a área do Funcionários, criando oficialmente o bairro Savassi.

Referência cultural e histórica de Belo Horizonte, o Funcionários ainda é considerado um dos bairros mais valorizados e procurados de BH para se viver. Muito disso se deve ao seu charme e à sua localização privilegiada na região centro-sul. O local também guarda alguns traços peculiares de sua vasta história, como as ruas arborizadas, a presença de alguns casarões de época e um comércio intenso.

Conheça algumas vantagens de se viver na região:

1 – Ótima Localização

O Funcionários está em uma área muito nobre de Belo Horizonte, sendo vizinho a importantes bairros da cidade, como Centro, Savassi, Mangabeiras, Serra, Santo Antônio, Cruzeiro, Sion e São Lucas. O bairro ainda possui acesso a algumas das principais vias de tráfego de BH, como as avenidas do Contorno, Cristóvão Colombo, Getúlio Vargas, Afonso Pena e Nossa Senhora do Carmo. Além disso, algumas de suas principais avenidas e ruas levam nomes de estados brasileiros, o que facilita a locomoção de turistas e moradores em seu entorno. Personagens importantes da literatura, política e histórica do Brasil também dão nomes a ruas e avenidas do bairro, como, por exemplo, Tomé de Souza, Gonçalves Dias, Fernandes Tourinho e Antônio de Albuquerque.

2 – Opções Diversificadas de Serviços

Quem vive no Funcionários não precisa sair do bairro para nada. A região oferece um amplo leque de comércio, bancos, academias, escolas, supermercados, restaurantes, escolas, clínicas, padarias e serviços em geral, que atendem a todas as necessidades de quem mora por ali. Além disso, há as feitas que acontecem na região, como a Feira Tom Jobim (sábados) e a Feira das Flores (sextas-feiras).

3 – Diversão Garantida no Funcionários

O Funcionários também é um bairro conhecido por seus cafés, padarias, restaurantes, bares e casas noturnas, além de suas praças, que oferecem o que há de mais variado em opções culturais. Na região é possível encontrar alguns dos melhores estabelecimentos da cidade, com opções diversificadas e para todos os tipos de bolso.  Conheça alguns deles:

Cafés

Padarias Especiais

Restaurantes

Bares, Pubs e Botequins

Shows

  • Vinnil Cultura Bar – http://vinnil.wixsite.com/vinnil
  • Jack Rock Bar – http://circuitodorock.com.br/nossas-casas/jack-rock-bar/
  • Lavos Culture Music Art – https://www.facebook.com/lavosbh/

Imagem mostra como era o bairro Funcionários no século 20, como era nas ruas Professor Cláudio Manoel e na Rua Professor Morais.

Ficha do Bairro

  • Área: 194.33 hectares
  • Bairros vizinhos: Serra, Lourdes, Santa Efigênia, São Lucas, Cruzeiro, Sion, Mangabeiras.
  • Principais vias: Avenidas do Contorno, Brasil, Cristóvão Colombo, Getúlio Vargas e Afonso Pena.
  • Feiras: Feira Tom Jobim (sábados) e Feira das Flores (sextas-feiras)
  • Praças: ABC e Tiradentes

Conheça o empreendimento da Monterre no Funcionários.