Regiões 17/05/2017

Serra e Seus Encantos

5 razões para você se mudar de vez para lá

Imagem mostra a vista do bairro Serra, com o pôr do sol e o horizonte ao fundo.

O charme do interior com a pulsação de uma metrópole. O bairro Serra, pensado inicialmente pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis como uma região de chácaras, se transformou em uma parte nobre da capital mineira para se viver. Atualmente é preferência de vários moradores de Belo Horizonte, que prezam por localização privilegiada, com facilidade de acesso a várias regiões da cidade, tranquilidade e proximidade a comércios, shoppings, hospitais, restaurantes e supermercados.

Além de ser um bairro nobre da região Centro-Sul, a mais valorizada de BH, a Serra possui um dos metros quadrados mais caros da cidade e apresenta algumas das instituições mais tradicionais da capital mineira localizadas em seu entorno. O Colégio Sagrado Coração de Maria (Sacre Couer de Marie), fundado em 1930, a Paróquia Santana, de 1936, o Olympico Club, inaugurado em 1948, e o Minas II, fundado na década de 70 são exemplos.

Devido ao seu charme e tradição, o bairro abriga empresas de grande porte, prédios e casas de alto padrão, excelentes escolas e alguns dos melhores clubes do estado. Ali também está o Clube dos Caçadores, um dos condomínios mais nobres de BH. A parte alta do bairro ainda oferece uma linda vista da Serra do Curral, um dos principais cartões postais da capital de Minas.

Morar na Serra tem diversas vantagens. Descubra algumas delas:

1 –  A Serra Como Pólo Gastronômico

O bairro Serra possui diversas opções de estabelecimentos comerciais voltados para quem aprecia o bom paladar à mesa. Existe uma infinidade de restaurantes, lanchonetes, bares e padarias, que oferecem um universo de sabores, preparados para atender aos mais variados tipos de gostos e desejos. Lá se encontram opções de restaurantes que vão desde a cozinha mineira até a gastronomia internacional, como italiano, francês, português, japonês, árabe, dentre outros. A região ainda se prepara para receber mais uma unidade do Supermercado Verdemar, fortalecendo ainda mais a relação da Serra com a gastronomia. Sem contar suas padarias, cafés e bares, alguns bem tradicionais na cidade, como o bar do Salomão.

Abaixo, listamos algumas dicas que valem a pena ser visitadas.

Bares e Restaurantes: Mercearia 130, Caixote Bar e Restaurante, D’Anjou, O Sarracino, Taberna Baltazar, O Sentido do Gosto, Restaurante Minas II, Mello Mercearia, Tchê Parrila, Armazém do Árabe, Baiuca, No Arco da Lapa, Bar do Salomão, Estabelecimento Bar.

Supermercados, Padarias e Cafés: Cum Panio Atelier de Pães, Supermercado Verdemar (em obras), Fusion Du Chocolat, Bendita Gula.

2 – Localização e Facilidade de Acesso

Localizado numa área nobre da região Centro-Sul, com uma vista exuberante da Serra do Curral, a Serra possui facilidade de acesso a diversos pontos da cidade. O bairro começa na Avenida dos Bandeirantes, ao lado do Minas II e do Parque das Mangabeiras, e segue seu traçado até a Avenida do Contorno, na divisa com o Funcionários, região importante da capital. A região possui ligação com algumas das principais vias da cidade, como as Avenidas Afonso Pena e do Contorno, além de ser cortado pelas tradicionais Rua do Ouro e Avenida Professor Estevão Pinto. A Serra também é vizinha a tradicionais bairros da cidade, como o São Lucas, Mangabeiras, Funcionários, Cruzeiro, Anchieta e Sion.

Historiadores afirmam que a região da Serra foi a porta de entrada da cidade que hoje conhecemos como Belo Horizonte. E é justamente por isso que se tornou tão fácil se locomover no bairro e ir dali a outros pontos da cidade em instantes.

Veja a distância a outros pontos da capital:

  • Conexão Aeroporto – 2,7km
  • Savassi / Shopping Pátio Savassi – 1,5km
  • Mercado Distrital do Cruzeiro – 1,1km
  • Km de Vantagens Hall  (antigo Chevrolet Hall) – 1,8km
  • Praça da Liberdade – 2,2km
  • Palácio das Artes – 2,6km
  • Mirante do Mangabeiras – 1,9km
  • Shopping Boulevard – 2,4km
  • Shopping Diamond Mall – 3,5km

3 – Quais Serviços Encontrar na Serra

Com ampla oferta de serviços e infraestrutura, o bairro é um dos mais valorizados da cidade e preferido por quem quer morar bem. A região possui muito a oferecer aos seus moradores, que podem ter à disposição uma vasta gama de serviços, como colégios particulares, lojas de decoração, mercearias e empórios. Além disso, há grandes redes de supermercados, drogarias, padarias, lotéricas, restaurantes, bares, hospitais, clínicas, uma diversidade de lojas e serviços em geral para atender a todos. É possível fazer praticamente tudo sem sair do bairro, sendo um grande conforto para quem mora ali.

4 – Região de Lazer

Para quem gosta de lazer, a região oferece algumas boas opções. Desde a década de 1940, com a fundação do Olympico Club, e na década de 70, com a inauguração do Minas II,  a referência de lazer no bairro passou a ser intimamente ligada aos dois clubes. Além de serem os maiores clubes do estado, ainda há a proximidade ao Parque das Mangabeiras, um complexo que, além de atração turística, consiste na maior reserva ambiental da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina.

5 – Jeitinho Mineiro

Apesar da evolução ao longo dos anos, o bairro ainda mantém suas tradições como poucos, lembrando, por vezes, uma cidade do interior, onde muitas pessoas se conhecem e ainda se chamam pelo nome. Com suas ruas arborizadas e a exuberante paisagem da Serra do Curral, o charme do local é muito conhecido pelos belo-horizontinos, que sentem o clima acolhedor da Serra.

Com seu comércio diversificado, acesso fácil e charme, a Serra, mesmo numa cidade grande e ativa como BH, não perdeu seu jeitinho mineiro, com ares de interior, apesar de sua vida intensa. E é justamente essa característica que transforma o bairro num perfeito retrato do povo de Minas e do que representa a nossa Belo Horizonte.

A Serra não se explica, se sente… Se está pensando em se mudar para este cantinho aconchegante de BH, que conserva tradição e modernidade, a pulsação de uma metrópole com o charme de uma cidade do interior.
Venha conhecer o Edifício Château Lumière, um empreendimento especial da Monterre Construtora feito com carinho para você.

Ficha do Bairro

  • Região: Centro-Sul.
  • Principais vias: Avenida Afonso Pena, Rua do Ouro e Avenida dos Bandeirantes.
  • Origem do bairro: O nome está relacionado ao Córrego da Serra, que tem nascente dentro do Parque das Mangabeiras.
  • Transporte Público: 2102 (Gameleira/Serra), 2151 (Vista Alegre/Serra), 4102 (Aparecida/Serra) e 4107 (Alto Caiçara/Serra)

A casa na Rua Professor Estevão Pinto, 601, já foi residência do professor Antônio Aleixo, colégio e até convento. O projeto é do arquiteto italiano Octaviano Lapertosa, um dos fundadores da Escola de Arquitetura da UFMG, e é da década de 1910. Desde 2001, abriga a sede da Diretoria de Patrimônio Cultural – Patrimônio Histórico de Belo Horizonte.A imagem mostra a casa na Rua Professor Estevão Pinto, 601, já foi residência do professor Antônio Aleixo.