Regiões 17/05/2017

Savassi Cosmopolita

6 vantagens que vão fazer você querer se mudar para lá

Imagem mostra a Praça da Liberdade, situada na região da Savassi.

Nos primeiros anos da capital mineira, com a fundação da Praça Diogo de Vasconcelos, no Funcionários, o comércio começou a migrar aos poucos para aquela região. Em 1939, a padaria Savassi, do imigrante italiano Amilcare Savassi, foi inaugurada na região e se juntou a outros estabelecimentos que ali funcionavam, casos dos bares do Espanhol e do Português, o Açougue Vila Rica, a Pensão Magnífica, dentre outros. O que era um sobrenome de família acabou se transformando em nome de uma das regiões mais pulsantes e cosmopolitas da capital de Minas.

Pouco tempo depois, o apelido Savassi já carinhosamente batizava a região, que era frequentada por membros da elite da cidade, além de ponto de encontro e paquera de jovens e estudantes. Com o passar do tempo, a região cresceu e se firmou como área comercial e um dos lugares mais movimentados de Belo Horizonte.

Desde então a Savassi segue construindo sua história. A região mantém sua efervescência cultural e boêmia características, além de ser um centro comercial de referência no estado. O local é famoso por sua agitada vida diurna e noturna, devido a presença de empresas, comércios, restaurantes, bares, boates e lanchonetes.

Viver a Savassi é viver a essência de Belo Horizonte!

Conheça algumas das grandes vantagens de se viver na região:

1 – A Savassi Como Pólo Gastronômico

A região é a síntese de BH e do jeito de viver dos belorizontinos. A rotina dinâmica e intensa da região torna o bairro um dos locais mais cosmopolitas de Minas Gerais, recebendo turistas e moradores de braços abertos. Conhecida como um pólo gastronômico de Belo Horizonte, ali se pode encontrar todo tipo de restaurante, que oferecem desde a típica comida mineira até refinados pratos da culinária internacional. Opções não faltam, seja em termo de sabores ou quanto à adequação a ‘tipos de bolso’.

Conheça algumas boas opções de restaurantes na Savassi:

  • Churrascaria: Assacabrasa, Xico do Churrasco, Outback Steakhouse, Ambrósio’s Grill, Parrila do Pátio e Fogo de Chão.
  • Italiano: Galeto Itália, Massa Nostra, Buona Tavola, La Traviata, L Astigiano Ristorante, Maurizio Gallo, Speciali Pizza Bar, Dona Derna, Forno Mio, Olegário e Pizzaria Mangabeiras.
  • Mexicano: Takos Cocina Mexicana.]
  • Argentino: Pizza Sur e 96 Restô.
  • Chinês/Japonês: Yakan Lounge, Sushi Naka, Takê, San Ro, Chop Stick San, Yukusue e Jin Lon.
  • Peixe e Frutos do Mar: Badejo e Surubim na Brasa.
  • Brasileiro: Casa dos Contos, Bolão (Savassi), Baiana do Acarajé, Redentor, Alagoas, Casa Amora, Dona Lucinha, Drummond, Picles e Vila Savá.
  • Espanhol: Soleá Tablao Flamenco.
  • Indiano: Maharaj.
  • Árabe: Vila Árabe
  • Naturais e Grelhados: Mandala, Bem Natural, Santa Fé, Néctar da Serra, Alegria, Alface, Light Life, Mandala e Yan Shan Zai.
  • Contemporâneo: Café com Letras, Forneria Singular, Ah! Bom, Enoteca Decanter, Chez Bastião, Guignard Empório Gourmet, Amadeus, Al Sultan, Restaurante Ateliê e Restaurante do Ano – 2017.
  • Sanduíches: Duke’n Duke, Eddie Fine Burguers, A Pão de Queijaria e La Tosqueria.

2 – Festivais, Festas Típicas e Atividades Culturais

A Savassi é vibrante e intensa, sendo é palco de festivais e eventos culturais que agitam a cidade. Além de intervenções artísticas, música e dança, a região também é o principal cenário de eventos fixos ou esporádicos, como foi o caso da Copa do Mundo FIFA 2014, quando a região recebeu turistas brasileiros e estrangeiros e foi um dos principais pontos de encontro das torcidas na capital, local ideal para aqueles que queriam curtir a festa e o agito típico de BH.

Alguns festivais fixos já se tornaram tradição na região, reunindo um grande número de pessoas que disfrutam das festas e curtem o fim de semana na região junto a familiares e/ou amigos. Na realidade, a Savassi não para. Não é surpresa encontrar quarteirões fechados no local com muita gente e bastante barulho! Essa é a essência: plural, democrática e intensa!

A região ainda oferece boas opções de museus, como o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, um símbolo da cidade, e verdadeiro cartão postal da capital. Ali acontecem apresentações, performances e concertos musicais gratuitos, geralmente no coreto da Praça da Liberdade. Seu entorno é formado por um conjunto de prédio onde antes funcionava o governo estadual de Minas Gerais e que hoje abrigam museus e memoriais, com instalações e exposições que valem a pena serem visitadas. Em volta da Praça da Liberdade ainda estão o Palácio da Liberdade, o Planetário da UFMG, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, a Casa Fiat de Cultura, o Centro de Arte Popular da CEMIG e o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), um dos espaços mais completos e diversificados relacionados à cultura em Belo Horizonte, reunindo exposições e atividades ligadas a artes visuais, cinema, teatro, música, além de programas educativos.

Conheça alguns dos eventos que ocorrem no bairro ou já passaram por lá:

  • Savassi Festival
  • Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte
  • Festa Francesa de BH
  • Festa Peruana
  • Saint Patrick’s Day
  • Rua Junina Savassi Criativa
  • Fartura Gastronomia
  • Virada Cultural de BH
  • Festival Internacional de Teatro (FIT-BH)
  • Festival de Inverno da UFMG

3 – Opção Diversificada de Comércio e Serviços

Quer encontrar algo, seja uma fantasia para festa ou peças de decoração fina? A Savassi é o lugar certo! A região possui uma infinidade de lojas e estabelecimentos comerciais que oferecem tudo que você possa imaginar, de peças de grifes famosas a balas em lojinhas de doces. O tradicional ponto de BH tem tudo o que você precisa e oferece muito mais. Ali há também uma enorme quantidade de empresas, além de escolas, farmácias, supermercados, padarias, shoppings centers, academias, agências bancárias, restaurantes, bares, livrarias, clínicas médicas, dentre outros. Isso transforma a Savassi em um dos principais pólos econômicos da capital mineira.

O comércio intenso atrai frequentadores de todas as idades, de perfis diferentes e atitudes distintas também. Ali pode-se notar a presença de diversas ‘tribos’ e uma grande multiplicidade, de crianças e jovens a idosos. E é justamente essa diversidade de seus frequentadores que são é o maior símbolo da vida agitada e intensa da região.

4 – Localização e Facilidade de Acesso

Quer um local de onde você possa sair e ir a qualquer outro ponto da cidade? Depois do Centro, a Savassi é o lugar certo. Ali passam grande parte das linhas de transporte público da capital, além de existirem diversos pontos de táxis e também ciclovias, para quem optar por um meio de transporte mais saudável e ecologicamente correto. Além de sua facilidade de acesso, a Savassi está localizada no coração de Belo Horizonte e é cortada por algumas das principais avenidas da cidade, como a Getúlio Vargas, Cristóvão Colombo e Contorno, que limita parte do bairro.

A região, cravada em uma zona estratégica de Belo Horizonte, uma vez que se encontra próxima à área hospitalar e ao centro da cidade, está ligada também a outros bairros da Zona Sul, como Funcionários, Santo Antônio, São Pedro e Lourdes. Grande parte das questões burocráticas e demais serviços necessários são resolvidos pelos moradores dos bairros vizinhos na própria Savassi. Justamente por estar em uma área tão privilegiada, é normal ver executivos, estudantes, profissionais liberais, dentre outros, transitando a pé pela região, seja para ir ao trabalho ou escola, sair para o almoço ou até mesmo para passear. A Savassi nunca para!

5 – Diversão na Savassi

BH já foi eleita a capital mundial dos bares. Essa conquista, em grande parte, ocorreu devido a Savassi, que possui uma enorme concentração destes estabelecimentos em seu entorno, assim como botecos, pubs e boates. Há opções para todos os bolsos e também para todos os tipos de gosto: tradicionais, temáticos, simples, refinados, caros, baratos… É possível passar grande parte do ano frequentando diferentes bares na Savassi sem repeti-los. Para o mineiro, tradicionalmente apaixonado por botecos, esse é um diferencial e tanto.

A Savassi também oferece outras opções de lazer e diversão, com suas ciclovias, quarteirões fechados, que se transformam em verdadeiros pontos de encontro, cinemas, museus e shoppings centers. Ali, você também pode encontrar cafeterias, lanchonetes, sorveterias, livrarias e mais uma infinidade de estabelecimentos para curtir o tempo livre ao lado de um amigo, de familiares ou de quem você ama.

Veja uma lista com boas opções para você visitar em seus momentos de lazer:

Cafés

Café Três Corações, Café com Letras, Café Status, Café da Travessa, Café com Prosa e Café Oásis

Bares

Jack Rock Bar, Stadt Jever, Beb’s Bar, Svärten Mugg Taverna, Wäls Gastropub, Redentor, Cabernet Butiquim, Red Meat, 80 Bar, Der Famous, Bhar Savassi, Outono 81, O Beco, Chez Fumoir, Bar Ideal, Imperial, Café Club, Bombshell, Ça Vá Gastropub, Vintage 13, Empório Savassi, Baiana do Acarajé, Bar Imperial, Orizontino e Rei do Pastel.

Boates

A Obra, Voice Mystical Club, Roxy Dance Machine, Josefine, Bwana Pub, dDuck dClub, Velvet Club,  Mary In Hell, UP E-Music e Al Capone.

Shoppings Centers

Pátio Savassi e Shopping 5ª Avenida.

Museus

CCBB, Casa Fiat de Cultura, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Planetário, Centro de Arte Popular da CEMIG, Arquivo Público Mineiro, Museu das Minas e do Metal, Espaço do Conhecimento UFMG, Memorial Minas Gerais Vale, Museu Mineiro, Cefar Liberdade e Casa da Economia Criativa.

Cinemas

Rede Cinemark (Pátio Savassi).

Praças

Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi) e Praça da Liberdade.

6 – Ares de Interior

A Savassi é um retrato da capital de Minas. Apesar do agito do dia-a-dia da região, cercada por uma infinidade de estabelecimentos e instituições, a Savassi ainda mantém um jeitinho de interior tipicamente mineiro. Ali existem moradores e comerciantes que são parte do local, que estão ali há muito tempo. Grande parte deles ainda se cumprimenta pelo nome, se detêm durante um apressado caminhar para um dedo de prosa, se tratam de maneira cortês e gentil. O contraste entre o ritmo intenso, típico das regiões mais prestigiadas de uma grande metrópole, e as formalidades de tempos passados, demonstra que a Savassi tem mesmo um quê de especial! Moderna e vibrante, a região não perdeu sua essência, existente desde quando ainda seguia um ritmo de vida lento e tranquilo e não era nem de longe o local agitado e frenético que se transformou anos mais tarde. Mesmo após tanto tempo, a poesia da Savassi ainda é algo intocado numa metrópole cada vez mais dura e fria!

E justamente por isso ela é o que é: única, especial e nossa!