Compra e Venda 22/01/2018

4 dicas para você acertar na escolha do apartamento ideal para sua família

A compra do que é considerado o apartamento ideal para a família é um momento muito especial para todos os envolvidos. Por isso, cada detalhe do processo deve ser feito com muita cautela e dedicação, levando em conta as particularidades de cada futuro morador do imóvel.

Para que isso seja feito da melhor forma possível, é preciso que todos estejam comprometidos com a tarefa e que alguns aspectos sejam levados em consideração na hora de definir a sua escolha. Os mais importantes estão listados aqui. Confira!

1. Avalie a posição do sol

Se você quer viver em um ambiente fresco, livre de umidade e com uma boa iluminação, é imprescindível avaliar a posição do sol em relação ao apartamento escolhido. Portanto, ao visitar o imóvel, pode ser interessante consultar uma bússola.

As orientações a considerar são as seguintes: apartamentos voltados para o Sul recebem incidência solar somente no verão e pela manhã. Ou seja, os invernos podem ser muito gelados e a umidade estará sempre presente.

Apartamentos voltados para o Norte, por sua vez, têm contato com a luz do sol durante todo o ano, eliminando problemas de umidade. Contudo, receber o forte calor do sol em regiões naturalmente mais quentes é arriscado.

O ideal, portanto, é encontrar um equilíbrio, para que você aproveite os benefícios de uma iluminação natural sem ter que se preocupar com a possibilidade de transtornos. Faça a avaliação com bastante cuidado!

2. Pense na localização e na segurança detalhadamente

Belo Horizonte é uma cidade grande e que está em constante desenvolvimento. Por isso, definir uma boa localização e se informar a respeito da segurança do local são detalhes que devem vir em primeiro lugar.

Para tanto, pense na facilidade de levar e buscar seus filhos na escola e demais atividades diárias. É importante estar próximo a supermercados, padarias, farmácias e pontos de lazer, a fim de que o acesso seja sempre prático, de acordo com as necessidades da sua família. A vaga na garagem é fundamental para assegurar as condições do seu veículo.

Faça uma visita à região durante o dia e também durante a noite para verificar como é o movimento nas ruas. Se houver possibilidade, converse com moradores e comerciantes para conhecer o perfil dos seus vizinhos e descobrir se assaltos e perturbações são comuns.

3. Considere o tamanho da sua família e suas necessidades primordiais

Outro fator importante a ser levado em conta é a quantidade de membros que sua família possui. Dessa forma, definir o tamanho do imóvel a ser adquirido fica mais simples.

Estude a possibilidade de oferecer quartos individuais para seus filhos, já que à medida que as crianças crescem, mais pedem por privacidade. Se você tiver algum animal de estimação, confira as regras do condomínio para saber se ele será permitido no local.

Caso haja algum idoso ou portador de necessidades especiais entre os moradores, conheça bem o local a fim de conferir se os elevadores estão disponíveis, se as escadas são seguras e se existem rampas para facilitar a mobilidade.

4. Decore o espaço para transformá-lo no apartamento ideal para a família

Usabilidade deve ser a palavra-chave quando o assunto for a estruturação e decoração do ambiente. Toda a família deve ser contemplada com benefícios e acessibilidade. Portanto, procure um profissional que ajude a distribuir bem móveis e utensílios no espaço que você tem.

Em ambientes compartilhados, você pode apostar em conforto, beleza e requinte. Um apartamento bem iluminado, por exemplo, pode contar com espelhos e lâmpadas para dar a sensação de amplitude. Os ambientes individuais merecem atenção especial aos interesses particulares do morador, mas o mercado oferece uma gama infindável de opções modernas e com inúmeras funcionalidades.

Essas são boas dicas, não é mesmo? Agora, basta saber qual é o melhor bairro de Belo Horizonte para morar e começar uma vida totalmente nova no apartamento ideal para a família. Desejamos uma boa sorte nessa jornada!