Família 31/10/2017

Como escolher um imóvel novo de acordo com o tamanho da família?

Comprar um imóvel novo traz sempre uma ótima sensação. Porém, algumas pessoas têm dúvidas se estão adquirindo uma propriedade do tamanho ideal para toda a família.

Alguns pontos devem ser observados antes da assinatura do contrato. Primeiramente, a sua família já está formada ou ela ainda pode crescer? Um filho, esperado para daqui a alguns anos, pode fazer com que a escolha seja por um lugar um pouco maior.

Outros detalhes importantes dizem respeito ao perfil dos membros da família. Se alguém for mais caseiro, se outro trabalha em casa, se gostam de receber visitas. Todos esses pontos devem estar presentes na equação. Veja o que você deve considerar para fazer a escolha certa no texto a seguir!

Analise o planejamento familiar

imóvel atual está pequeno para a família e, por isso, é necessário mudar? Saber a quantidade de pessoas que residirão na propriedade é o primeiro passo para determinar o tamanho do novo imóvel a ser adquirido.

Um casal que não tem (e nem pretende) ter filhos, geralmente, optará por um empreendimento menor. Já se a família é composta por mais de duas pessoas, o imóvel deve ser de um tamanho que agrade a todos e que não interfira na harmonia familiar.

Se o casal já tem filhos e pensa em aumentar a família em um futuro próximo, isso deve ser considerado na escolha da propriedade.

Outro ponto a se pensar é o número de quartos. Cada filho terá um cômodo só seu ou eles dividirão o espaço? O mesmo vale se outra pessoa também irá morar no novo imóvel. Se for alguém idoso e que necessite de cuidados, provavelmente, terá que ter um quarto individual e um banheiro adaptado.

Avalie o estilo de vida da família

O estilo de vida dos membros da família influenciará na escolha do imóvel novo. Famílias que gostam de receber amigos e parentes para confraternizações ou festas necessitam de um ambiente mais amplo. Muitas vezes, além da sala, querem uma cozinha espaçosa.

Quem prefere fazer churrascos para os conhecidos deve selecionar uma imóvel com varanda, uma área privativa ou até mesmo um condomínio que tenha área de lazer ou espaço gourmet. Já se algum membro da família tem um perfil caseiro, é importante que o imóvel tenha espaço para preservar a privacidade dessa pessoa.

Certifique a presença de animais de estimação

A presença de alguns animais de estimação pode influenciar no tamanho do imóvel. Assim como você precisa de espaço, o seu animal também necessita. Cães pequenos e gatos, geralmente, podem brincar dentro da residência. No caso desses animais, uma varanda arejada é uma ótima alternativa.

Já cachorros de médio ou grande porte necessitam de um local para brincar e se exercitar, caso contrário podem se estressar e ficar agressivos. Por isso, uma varanda ou uma ampla área de lazer são indispensáveis.

Considere os trabalhadores da casa

Um ponto importante a se ponderar é se algum membro da família trabalha ou, pelo menos, pretende trabalhar em casa. Nesse caso, é aconselhável levar esse aspecto em consideração na hora de escolher o novo imóvel.

Um home office, por menor que seja, ocupa espaço. Observe se a residência não possui um cômodo extra que possa ser utilizado para esse fim. Dessa forma, o membro da família teria privacidade e tranquilidade para poder trabalhar. Outra opção é, ao comprar um imóvel na planta, verificar as possibilidades de alteração para criar um home office e ter um bom aproveitamento dos espaços existentes.

Se não for possível, lembre-se de que será necessário colocar, pelo menos, uma mesa e uma cadeira confortável em algum local iluminado do imóvel. Já se o trabalho for com alimentação, uma cozinha espaçosa seria o ideal.

Antes de comprar um imóvel novo, entre em contato com um de nossos consultores de vendas através do whatsapp e peça auxílio na procura pela propriedade ideal para sua família. Eles terão conhecimento de mercado que satisfarão seus interesses.

Nossas dicas foram úteis para você? Aproveite e nos siga nas redes sociais — estamos no Facebook e no Instagram — e receba as melhores informações sobre o mercado imobiliário.