Decoração 16/10/2017

Decoração com lâmpadas: como deixar sua casa aconchegante?

Muito mais do que funcional, a iluminação passou a ter lugar cativo no design de ambientes. A decoração com lâmpadas é uma tendência que veio para ficar, e pode ajudar a criar aquele clima bem aconchegante na sua casa.

A ideia é apostar em lâmpadas, spots, pendentes e fios de luz de diferentes cores e modelos para ajudar a compor o ambiente com muito estilo e praticidade. Acompanhe!

Faça um projeto elétrico

Antes de começar a pensar nas diferentes lâmpadas para compor a decoração, é importante ter um bom projeto elétrico. Isso quer dizer planejar quantos pontos luz e energia elétrica você vai precisar em cada ambiente, além de decidir onde eles serão instalados.

Afinal, de que adianta escolher peças lindíssimas, mas ter um quarto com apenas uma tomada e um ponto de luz?

Pesquise as tendências

A decoração com lâmpadas deve combinar com o estilo da sua casa, do mesmo modo como acontece com os outros objetos decorativos. Os pendentes, de diversas cores e tamanhos, são a tendência da vez.

Peças coloridas de design moderno caem muito bem nos ambientes com pegada industrial, enquanto os modelos de madeira ou de estilo vintage podem ajudar a compor as decorações mais rústicas e as lâmpadas de materiais clássicos, como o cristal, são ideais para os cômodos bem elegantes e cheios de requinte.

Aposte na iluminação indireta

Para um clima mais aconchegante, o ideal é apostar na decoração com lâmpadas de iluminação indireta. Assim, além do ponto de luz principal do ambiente, você terá a opção de um foco de luz indireta, que é ideal para um cantinho de leitura, por exemplo.

Um jogo de composição com pontos de luzes diretas e indiretas ainda pode ajudar a criar diversos efeitos no ambiente e, até mesmo, passar a impressão de que ele é mais amplo e espaçoso.

Utilize peças diferenciadas

Para que as lâmpadas alcancem o status de item de decoração, é muito importante apostar em modelos diferenciados. Peças com detalhes como trabalhos artesanais, materiais inusitados ou cores chamativas facilmente ganham destaque no ambiente.

Se aventure pelo DIY

“do it yourself” — ou faça você mesmo — ganha cada vez mais adeptos no campo da decoração de interiores. No quesito de decoração com lâmpadas, muitas pessoas se aventuram pelo trabalho manual, mas você também pode comprar peças prontas que sigam o estilo (principalmente se você não tem muita experiência com trabalhos elétricos).

O cordão de luz com lâmpadas pendentes é o grande exemplo do DIY da iluminação. Além de ser fácil de fazer, ele já é encontrado pronto em diversas lojas especializadas. Você pode utilizá-lo como iluminação de áreas externas, como enfeite de cabeceira, como pontos de luz sobre a banheira…. são muitas as possibilidades para se criar um ambiente aconchegante e moderno!

Agregue beleza e funcionalidade

O uso de lâmpadas na decoração é uma tendência do design de interiores que segue uma linha mais aconchegante e pode ser aplicada em ambientes de diversos estilos. Além de linda, ela tem toda a praticidade de unir beleza e funcionalidade em um único item.

Assim como acontece com a decoração com lâmpadas, outras estratégias podem ajudar a deixar a sua casa muito mais prática, sem perder a elegância. Quer ficar por dentro de mais dicas sobre decoração que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia? Aproveite também para conhecer o piso vinílico! Boa leitura!