Acabamentos 17/05/2017

Piso Vinílico

Conheça mais sobre esse tipo de piso

Imagem mostra uma sala com piso vinílico.

O piso vinílico não é tóxico, o que permite seu uso em diversos lugares, sem restrições.

Marcas

A grande maioria dos pisos vinílicos não fica marcada quando arrastamos e mudamos os móveis de lugar. Essa característica está intimamente ligada à especificação do produto adquirido. Dessa forma, algumas linhas que são consideradas mais macias podem acabar apresentando marcas.

Banheiros

Esse tipo de piso pode ser utilizado em banheiros (desde que checadas as suas especificações), pois suportam o contato indireto com água e vapor. No entanto, não é recomendado o piso vinílico seja utilizado dentro do box. Mas vale ressaltar que existem linhas apropriadas para este fim.

Áreas Externas

Não é recomendado que os pisos vinílicos sejam utilizados nessas áreas, pois a incidência diária do sol e contato direto acaba desbotando o material e reduzindo sua durabilidade. Este tipo de revestimento é resistente à chuva, desde que seja colado com material adequado, como um adesivo duplo de contato.

Lavagem

Esse material pode ser lavado normalmente, com solução de água e detergente neutros, mas não deve ficar submerso em água. O revestimento também pode ser esfregado com vassoura ou MOP, caso seja necessário. Para a limpeza diária, recomenda-se apenas o uso de um pano umedecido desta solução, que é suficiente.

Instalação

Para esta etapa, contrate um profissional especializado no assunto. Apesar da instalação ser relativamente simples, um bom prestador de serviço saberá melhor a forma de assentar o piso vinílico, além de possuir ferramentas específicas para fazer a instalação corretamente, caso seja necessário. Hoje já existem alguns modelos que não necessitam de cola para afixação, possuindo um sistema de click. Isso torna o procedimento de instalação ainda mais simples e fácil para quem quiser se arriscar na bricolagem.