Novidades 16/03/2021

9 dicas de paisagismo para cobertura de apartamentos

O lar tem que ser um ambiente seguro, aconchegante e no qual todos os moradores se sintam bem. É por isso que cada cantinho é especial e merece uma atenção quanto a decoração. Dentre os pontos que devem ter destaque está o paisagismo para cobertura de apartamentos, que tem que ser especial. 

Veja dicas do que usar e conheça detalhes que poderão fazer toda a  diferença. 

O que é paisagismo para cobertura de apartamentos?

É comum que ao falar em paisagismo para cobertura de apartamentos as pessoas logo pensam em plantas. Embora, sem dúvida, elas estejam presentes, um bom projeto deve considerar todos os elementos funcionais e estéticos.

A ideia é compor um espaço livre com vegetação variada de maneira que se comunique bem com fontes, pergolados, entre outros. Assim, podemos dizer que o paisagismo visa criar possibilidades de interação dos móveis e objetos com a natureza.

O que levar em consideração paisagismo para cobertura de apartamentos?

Para ter um espaço bonito, agradável e funcional, há alguns detalhes que merecem a atenção. Conheça! 

1- Escolha as plantas certas

Na hora de escolher as plantas que vão compor o paisagismo para cobertura de apartamentos é preciso levar em consideração não apenas a beleza, mas o ambiente. O local recebe bastante luz solar? Há muito espaço? Será que ela não cresce muito depois de plantada? 

Se você mesmo for cuidar do paisagismo para cobertura de apartamentos saiba que tudo isso deve ser considerado antes de preparar o ambiente para receber as plantas. Leve em conta também:

  • a floração;
  • a necessidade de manutenção;
  • a produção de frutos;
  • as cores e texturas.

2- Elementos estéticos e funcionais devem fazer parte do projeto

Além de avaliar as plantas que podem ser colocadas no ambiente, o projeto de paisagismo para cobertura de apartamentos deve considerar outros elementos. Afinal, a ideia é fazer um espaço agradável e, para isso, áreas de permanência são indicadas. Assim, inclua no projeto:

  • gazebos;
  • pergolados;
  • redários;
  • bancos e outros móveis. 

3- A água pode e deve estar presente

O barulhinho da água é muito bom de ser ouvido e dá a sensação de relaxamento. É por isso que, muitas vezes, as pessoas usam fontes dentro de casa. Afinal, até para dormir esse som é agradável.

Por isso, é interessante colocar no projeto de paisagismo para cobertura de apartamentos algo com água. As fontes elétricas podem ser uma opção interessante e que se encaixam nos mais diversos estilos de decoração. 

4- Invista em uma boa iluminação

Uma lâmpada no lugar certo e todo o ambiente se renova. Por isso, é preciso ter bastante carinho na hora de planejar a iluminação, pois ela influenciará diretamente no sucesso do seu projeto de paisagismo para cobertura de apartamentos.

Use as luzes para destacar esculturas, iluminar caminhos ou até realçar a beleza de alguma planta. Deixe o local mais aconchegante e belo. 

5- Considere usar apenas vasos 

Os vasos são fáceis de serem posicionados e até reposicionados, se necessário for. Por isso, muitas vezes na hora de fazer o paisagismo para cobertura de apartamentos eles são os escolhidos. 

Versáteis, permitem diversas configurações e são facilmente substituídos, caso se faça necessário. Isso sem contar que podem ser colocados suspensos e que o próprio charme dos vasos já embeleza o local. 

6- Defina limites e caminhos

Ter caminhos no local, além de ficar bonito e direcionar as pessoas, ajuda a proteger as plantas. Para isso, você pode usar pedras, madeiras ou até cercas vivas. As chamadas paredes verdes ou jardins verticais também podem contribuir para essa limitação. 

7- Invista na rusticidade 

Claro que isso não é obrigatório, mas, muitas vezes, o paisagismo para cobertura de apartamentos ganha um charme especial quando ganha elementos rústicos. A madeira, por exemplo, traz a sensação de aconchego para o espaço e pode ser usada em painéis e bancos, por exemplo.

8- Espelhos podem ser bons aliados

Para deixar a área com a sensação de ser mais ampla, é possível apostar no uso de espelhos. A opção clássica ajuda a criar efeitos interessantes e podem ser colocados nas paredes adicionando leveza.

9- Ofurôs podem ser uma boa opção

A decoração da cobertura pode se tornar um espaço de bem-estar. Para isso, considere instalar um ofurô, perto do local no qual as plantas estão. Há diversos tamanhos e estilos e um deles certamente se encaixará no seu imóvel. Certamente esse ambiente se tornará ainda mais útil para você e sua família. 

10- Impermeabilização para coberturas

Antes de aplicar as dicas de paisagismo para cobertura de apartamentos, é muito importante verificar se o seu empreendimento trabalha com impermeabilização de lajes e coberturas.

Já que as plantas exigem uma manutenção contínua no uso de água, é muito importante proteger os elementos da cobertura contra a ação da água e da umidade.

Plantas para usar para o paisagismo 

O projeto do paisagismo para cobertura de apartamentos deve levar em consideração o clima, o espaço e o estilo da decoração que agrada ao morador. São várias as opções de plantas que podem ser usadas e a escolha deve ser feita de acordo com o estilo. Dentre elas podem ser boas opções, por exemplo: 

  • Frutífera como romã, pitanga, frutas cítricas em geral e jabuticaba, que são bem resistentes; 
  • Plantas suculentas;
  • Bromélias;
  • Herbáceas e arbustos, como por exemplo: ixora, yucca, moréia, pleomele, hibisco, cróton e clusia;
  • Árvores como fícus e palmeiras; 
  • Plantas para a forração como a onze horas ou a aptenia;
  • Trepadeiras para cercas vivas como por exemplo: bougainville, alamanda, ipoméia e tumbérgia. 

É interessante também ficar atento ao local no qual mora e observar as plantas usadas na região. As que costumam ficar bonitas por mais tempo tendem a ser boas escolhas para quem quer fazer o próprio projeto de paisagismo para cobertura de apartamentos.

Entretanto, não se esqueça que muito além da escolha das plantas, é preciso estar pronto para mesclá-la com elementos que já existam ou que vão ser colocados na área. Por isso, antes de adquirir qualquer coisa, analise bem o espaço que você tem e como tudo o que você quer se encaixaria nele. 

Aproveite também para escolher novas plantas para dentro de casa e deixar o seu lar ainda mais charmoso e bonito. Afinal, nada melhor do que algo vivo e belo para deixar o espaço ainda mais acolhedor. 

Por falar na área internet, você já pensou na decoração do seu apartamento? Como será? Saiba que a minimalista vem ganhando espaço e atraindo um público variado. O que acha de conhecê-la? Veja dicas