Novidades 25/08/2020

Paisagismo para apartamento: dicas transformar o seu lar

Trazer um pouco da natureza para dentro de casa é uma forte tendência decorativa. Afinal, nada melhor para relaxar do que algumas plantas, flores e muito verde. É justamente por isso que várias pessoas procuram por dicas de paisagismo para apartamento.

A boa notícia é que, com alguns truques, você poderá aliar a vivacidade das plantas a um design incrível, criando ambientes elegantes, charmosos e muito aconchegantes. Veja as principais dicas que separamos!

Transforme a varanda

A varanda é uma das áreas mais usuais para começar a pensar o paisagismo para apartamento. Afinal, é ela que faz a ligação com a área exterior – e por isso combina muito bem com diferentes espécies de plantas.

Para as varandas maiores, além do jardim, é possível criar ambientes para relaxamento ou até para receber os amigos, aliando mesas, cadeiras, redes ou futtons. Já nas varandas menores, uma alternativa é investir nos jardins verticais ou suspensos que ficam localizados nas paredes – e já conseguem trazer um frescor adicional a esse espaço.

De qualquer modo, uma dica imprescindível é ter atenção com o vento. Se a sua varanda for aberta e receber ventos fortes, evite plantas com folhas largas e compridas. Boas ideias são: orquídea-bambu, agave, lavanda e mussaenda (todas elas são plantas medianas e com caule mais forte). Para os jardins verticais ou paredes verdes, a dica é investir nas samambaias.

Outro ponto de cuidado é a iluminação. Ambientes com pouca luz solar pedem por plantas como as orquídeas, e locais mais bem iluminados combinam com azaléia e muxoxo, por exemplo.

Inclua as plantas na área gourmet

A área gourmet é outra área que fica muito bacana com um pouco de verde. E nada melhor do que ter um momento divertido com amigos e familiares pertinho do frescor das plantas.

Uma opção interessante para essa área são as treliças ou os painéis treliçados com prateleiras. Você poderá colocar neles os vasinhos com diferentes ervas, temperos e hortaliças. Só tome cuidado na hora de posicionar esses vasinhos – tentando deixá-los próximos à janela, para que recebam iluminação direta.

Outra dica importante é cultivar a sua mini horta usando substratos. Eles possuem muitos nutrientes, são mais leves e exigem trocas com menos frequência do que a terra comum.

Use a natureza para separar os ambientes

Uma dica criativa de paisagismo para apartamentos é usar as plantas como forma de delimitar os ambientes. Atualmente, os apartamentos estão cada vez mais integrados e com poucas paredes.

Isso dá uma liberdade incrível para pensar diferentes formas de decorar, inclusive usando vasos de plantas para fazer essa separação, trazendo um detalhe discreto e marcante para os espaços.

Considere o estilo da decoração

É importante que haja uma sintonia entre as plantas e o estilo decorativo do ambiente. Os ambientes rústicos ou escandinavos, por exemplo, combinam muito bem com um lindo jardim, dentro ou na varanda do apê.

Você poderá usar cores mais neutras nas paredes e nos móveis – e deixar o colorido por conta das folhagens e das flores das suas plantas, trazendo equilíbrio e vida ao espaço.

Ambientes mais urbanos e modernos também combinam com as plantas. Nesses casos, considere os elementos dos vasos e as características das espécies. Se você tem um espaço bem clean e moderno, com linhas retas, pode adicionar alguns cactos para trazer textura e contraste, criando uma sensação diferenciada ao ambiente.

Avalie os vasos usados

Os vasos são muito importantes para compor o jardim – e também para oferecer as condições ideais de cultivo às espécies. Em termos decorativos, reflita sobre os melhores formatos, materiais, acabamentos, cores e alturas.

Você pode criar um pequeno detalhe no canto da sala usando vasos de alturas diferentes e até mini vasos em mesas laterais ou centrais, por exemplo.

Para facilitar a manutenção das plantas, evite os vasos muito pesados. Mas se não tiver como escapar deles, inclua rodízios.

Se você for plantar antúrios e raphis, prefira os vasos maiores, já para samambaias, lírios da paz e columeias, os vasos médios são mais indicados. Outra ideia é cultivar algumas plantas na água, como o bambu da sorte ou as jiboias, que trazem uma sensação totalmente diferenciada.

Pense nos demais detalhes

Compor um ambiente harmônico, convidativo e aconchegante exige alguns cuidados. A composição entre jardim e demais elementos decorativos é fundamental. Assim, aposte em objetos coloridos, materiais orgânicos e detalhes em madeira ou pedra, de forma pontual.

Para a área externa, como a varanda, usar itens mais rústicos cria uma sensação de “quintal de luxo”, super em alta. Outra opção, para quem tem mais familiaridade com a jardinagem, é investir nas árvores frutíferas. Existem várias que podem ser cultivadas em vasos, em versões miniaturas.

As espécies de plantas, além de se adequarem às características de sol, sombra e vento do local, ainda precisam combinar com o estilo decorativo do seu apartamento.

As folhagens como Costela de Adão, Zamioculcas e Samambaias são “coringas” e combinam com praticamente todos os estilos decorativos, além de serem ótimas para viver dentro de casa, a meia-sombra.

Quem quer criar um espaço mais romântico e delicado, pode investir nas plantas pendentes, como as samambaias ou as jiboias. Já se a intenção é criar um impacto visual, opte por espécies mais altas e esculturais, como a Areca Bambu ou a Dracena.

Mas, se você não tem muito tempo para cultivar, opte por espécies bonitas e simples, como os cactos e as suculentas. Existem espécies de todos os tamanhos, cores e formatos, capazes de combinar com diferentes ambientes. É possível, até mesmo, criar um jardim de mini cactos para enfeitar a sala de estar ou o home office.

Paisagismo para apartamento

Independentemente do espaço, as plantas trazem muito mais charme e aconchego. Assim como os demais itens de decoração, na hora de pensar no paisagismo para apartamento, considere o seu estilo pessoal, personalidade e habilidade em jardinagem, escolhendo as espécies que melhor se encaixem nesses pontos e que ajudem a personalizar seu apartamento.

Depois de todas essas dicas de paisagismo para apartamento, ficou mais fácil transformar o seu lar? Aproveite e faça o nosso quiz para descobrir qual estilo decorativo combina mais com você!