Novidades 10/12/2020

7 Dicas para uma decoração sofisticada de Natal

Com a proximidade do final do ano iniciam-se os planejamentos das comemorações e festas que envolvem o Natal e a tão esperada virada do ano. E claro, decorar a casa está nos “trend topics” da lista de organizações. Para que você não perca tempo e já comece a deixar o ambiente interior da sua casa com um toque natalino e acolhedor, vamos te mostrar 7 dicas para uma decoração sofisticada de natal! 

1 . Defina a sua paleta de cores de natal 

Para que o ambiente transmita sofisticação, é preciso definir, dentre as cores típicas  natalinas, quais são as tonalidades que você deseja usar. Opte por uma decoração monocromática ou busque não ultrapassar 3 cores. É comum os gostos por decorações mais coloridas, e para que não fique muito “carnavalesco” , equilibrar tons claros com os tradicionais , normalmente o vermelho, dourado/ prateado, verde e castanho; é uma ótima alternativa.

Para quem é mais ousada, pode apostar em algumas combinações inusitadas, mas que se bem harmonizadas, confere sofisitcação. Como por exemplo o uso do preto com branco e amarelo, dentre outras combinações. 

Veja também: Quais são as Tendências de Cores para 2020

2. Árvore de Natal : a atração principal

Quando se trata da árvore de natal, vale apostar no estilo mais tradicional ou inovar. O importante é que esse símbolo natalino esteja alinhado com o ambiente interno a sua casa e personalidade dos moradores. Um exemplo interessante são as árvores criadas por Lawrence “Bud” Stoecker, engenheiro arquiteto da marca norte-americana Modern Christmas Trees, que criou “árvores de Natal modernas”, com estéticas refinada e sintética. Veja abaixo:   

Natal moderno

Que tal um pouco de personalização?

O canal Casa Vogue Brasil  ensina a montar uma árvore de natal diferenciada, bem no estilo tropical. Se você gosta de atribuir personalidade ao ambiente, sem deixar a sofisticação para trás, vai gostar. 

Árvore de Natal tradicional

Ela não pode faltar e ainda faz parte do gosto geral: a árvore de natal tradicional. No momento de montar a sua árvore, não esqueça de pensar no efeito que deseja causar e na escolha dos enfeites. Nas versões tradicionais é possível optar por bolas, anjos, pinhas, laços, presentinhos e outros itens que compõem a decoração natalina usual. 

3 .  Itens minimalistas e convidativos

Busque por  itens clássicos ou diferenciados no momento de realizar a sua decoração de natal sofisticada. Como por exemplo: guirlandas, bolas natalinas, velas artificiais, almofadas na paleta de cores do ambiente, dentre outros acessórios. Confira as ideias que tiramos do Pinterest! 


Guirlandas rústicas e diferenciadas na entrada ou em outros lugares

O uso das almofadas na paleta de cores escolhida ajuda na decoração natalina do seu ambiente. É possível optar por cores únicas e tom sobre tom, e ainda fazer uma brincadeira com as cores tradicionais do natal, como por exemplo o vermelho e o branco. 

Aproveite as mesas e lâmpadas da casa para dar um toque sofisticado na decoração. Busque um equilíbrio entre a decoração existente na sua casa e a natalina, dessa forma você pode criar uma atmosfera requintada e elegante. 

Pinterest

Leia também: Decoração para casa: 6 aplicativos que te ajudarão durante isolamento social

4. Mesa natalina: uma importante aliada

Pode parecer um desafio, mas para montar uma mesa de natal sofisticada só é necessário disposição, cuidado e claro, bom gosto. Com todas essas características reunidas é chegado o momento de surpreender os seus convidados!

Na mesa de natal, os pequenos detalhes contam. Dentre as opções de itens você pode usar um belo centro de mesa com o uso de taças, toalhas, guardanapos personalizados, taças, pinhas, sousplat e outros itens delicados. Atenção também na disposição dos utensílios na mesa respeitando o espaço da arrumação da mesa: o sousplat deve ser colocado a 2,5 centímetros da borda da mesa e a 60 cm de distância dos outros itens.

Experimente utilizar o alecrim, frutas secas e outros mantimentos na decoração.  

Toalhas de Mesa

As toalhas de mesa natalinas são uma ótima composição para a decoração da mesa. Separamos algumas ideias tiradas no Pinterest para você possa deixar a sua decoração natalina ainda mais sofisticas. Está gostando? Ainda não acabou! 

5. As luzes do ambiente

Para criar uma decoração linda e sofisticada de natal as luzes não poderiam faltar, e apesar de muito utilizadas, é preciso escolher com parcimônia para que não fiquem distorcidas e exageradas na iluminação do ambiente. Inspire-se abaixo:

6.  Decoração de natal no jardim

Quem conta com uma área externa, seja ela menor ou maior, pode apostar  em uma bela decoração de jardim natalina. Neste caso, é possível utilizar as janelas, portas, plantas naturais e outros elementos que compõem esse espaço. 

Em lugares como Estados Unidos e Reino Unido é muito comum ver esse tipo de decoração, e no Brasil essa tendência vem aumentando cada vez mais, como por exemplo, em apartamentos com cobertura

7. E se a decoração natalina tiver que ficar para a última hora?

 
Sem problemas! Você ainda pode fazer uma decoração natalina sofisticada mesmo sem tanto tempo. E essa dica vem da famosa decoradora Amelinho Amaro, dona do espaço paulista  Divino Espaço, que foi até o canal da Vogue para ajudar quem tem a vida mais corrida. 

Por fim, desejamos um Natal espetacular e que a sua casa seja transformada em seu paraíso pessoal e conte com o item mais importante: o espiríto natalino!  Aproveite e já confira quais são as Tendências de Cores para 2020

*Imagens: Pinterest