Decoração 19/07/2018

Por que optar por uma decoração minimalista no seu apartamento?

Você já reparou que muitos ambientes sofisticados possuem o mínimo possível de elementos? Ao se apropriar do conceito “menos é mais”, uma decoração minimalista consegue proporcionar leveza, funcionalidade e elegância a um espaço.

Além disso, ao evitar o uso excessivo de componentes, é possível fazer com que um cômodo pareça ser maior do que realmente é. Não é à toa que esse estilo se transformou em uma das maiores tendências do design de interiores da atualidade.

Neste artigo explicaremos por que Investir em uma decoração minimalista pode ser bastante vantajoso para a organização do seu apartamento. Vamos começar?

O que é a decoração minimalista?

Tendo como principal característica o uso contido de componentes, o estilo minimalista é marcado pela sobriedade. Nascido na década de 1960 com o objetivo de expor uma ideia por meio do uso de poucos e fundamentais elementos, o minimalismo constrói espaços simples e pragmáticos que, ao mesmo tempo, são elegantes e sofisticados.

Isso se deve ao uso de poucos objetos, à aplicação de uma paleta de cores neutras — com tons de branco, cinza, preto e nude — e à predominância de linhas retas. Com todas essas características, o recinto ainda pode ser facilmente organizado. Afinal, caso um dos poucos objetos esteja fora do lugar, ele será percebido com maior rapidez.

Quais as principais vantagens desse estilo?

Ressalta as características do ambiente

Uma das principais premissas da decoração minimalista é limitar a composição de um cômodo à sua essência, construindo um espaço em que o que é realmente fundamental se destaque. Isso significa que os poucos objetos que compõem a decoração terão maior visibilidade, sem passarem despercebidos pelas pessoas.

Proporciona funcionalidade e conforto

Um ambiente minimalista é projetado para evitar o acúmulo de objetos supérfluos em um local. Por isso, cada componente é escolhido com o objetivo de fazer o uso inteligente do espaço, priorizando o conforto e a circulação das pessoas. Dessa forma, esse ambiente se torna mais funcional.

Transmite elegância e sofisticação

Já sabemos que, como a essência da decoração minimalista é o conceito “menos é mais”, cada componente do local decorado acaba recebendo destaque. Por isso, é preciso escolher os objetos certos, com elevado padrão de qualidade, bom acabamento e alta durabilidade. Assim, o recinto ganha mais sofisticação e elegância, além de ter uma decoração que durará por muito tempo.

Mais facilidade na organização e na limpeza

Por ser constituído com apenas o essencial, é comum que um ambiente minimalista seja mais prático e fácil de se limpar. Além de acumular menos poeira que um espaço cheio de objetos, é mais fácil perceber caso algo esteja fora do lugar.

Como é possível ter um ambiente assim?

Para construir uma decoração minimalista, o principal ponto a ser pensado é como eliminar os excessos. Para isso, é essencial escolher poucos componentes, capazes de aliar a funcionalidade à estética. Apesar ter um espaço que exale elegância e sofisticação, é necessário pensar simples, priorizando objetos que possuam linhas retas e estejam em uma paleta de cores neutra.

O mobiliário deve ser escolhido com cautela e sem excessos, dando preferência à móveis que facilitem a rotina do morador e que não obstruam a circulação. O importante é apostar na praticidade! Caso um componente seja capaz de substituir outros três, escolhê-lo pode ser uma boa opção, já que uma das essências do minimalismo é a funcionalidade.

Por todas essas vantagens, a decoração minimalista tem ganhado a preferência de muitas pessoas, se tornando uma grande tendência no design de interiores. Por isso, caso você deseje valorizar ainda mais um imóvel de alto padrão, opte por adotar esse estilo.

Caso tenha gostado das dicas sobre como pensar na decoração de apartamentos, não deixe de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram. Assim, você receberá em primeira mão novas informações em seu feed de notícias. Até a próxima!