Área Comum 01/05/2018

4 benefícios da sauna para a sua saúde!

Seja pela saúde, estética ou pelo prazer, são muitos os benefícios da sauna. A atividade é antiga e bastante popular entre europeus do norte, como Suécia, Noruega, Holanda e Rússia. Contudo, ela conquista cada vez mais adeptos entre os brasileiros, que não abrem mão de sessões regulares e buscam essa opção no novo imóvel.

Quer saber mais como tirar o melhor proveito do banho finlandês? Continue a leitura e descubra!

Sauna: da Finlândia para o mundo

A sauna surgiu há cerca de 9 mil anos, criada pelos nômades que ocupavam a Finlândia, onde até hoje é extremamente popular. Uma cabine superaquecida onde se fica por alguns minutos, seguida por contato com água fria/congelada. A ideia é promover a saúde por meio do choque térmico entre o calor no interior do ambiente interno e um lago congelante ou neve do lado de fora.

Ela também era uma forma de manter a moradia aquecida no inverno e até mesmo promover interações sociais e entre familiares. A importância da sauna era tanta para os finlandeses que nela ocorriam até rituais religiosos, casamentos e partos.

Com o passar dos anos, outros povos (como os gregos, os romanos antigos e os turcos) também descobriram os benefícios da sauna. Os indígenas americanos também tinham a sua versão, com a tenda do suor (sweat lodges), usada para fins religiosos.

Basicamente, existem dois tipos de sauna: a seca, de origem finlandesa, em que o aquecimento é feito usando pedras quentes; e a vapor, surgido na Grécia e aprimorado na Turquia, no qual o aquecimento da água libera um vapor que aquece o ambiente.

Benefícios da sauna

O pai da medicina, Hipócrates, afirmava que ela poderia curar qualquer doença. Muito embora tenha exagerado, o fato é que são inúmeros os benefícios da sauna. Selecionamos abaixo os principais:

1. Limpeza de pele

Quem sofre com poros entupidos, cravos e espinhas pode aproveitar o calor após a sessão para fazer uma esfoliação mais profunda. Com os poros dilatados, fica mais fácil a remoção das impurezas. Pelo mesmo motivo, também é uma boa opção para quem vai depilar, promovendo mais conforto e diminuindo a agressão à pele.

2. Melhoria do fluxo sanguíneo

Outro dos benefícios da sauna é que sessões regulares também ajudam a reduzir a insuficiência cardíaca, melhorar o funcionamento das artérias e combater a hipertensão. Um cuidado para quem sofre de alguma condição cardíaca: consulte o médico antes de aderir à prática.

3. Combate ao estresse

A constante transpiração e o aroma das ervas usadas na sauna proporcionam um alívio merecido para o estresse. Como esse também é um espaço para a interação social, o relaxamento é ainda maior.

4. Melhoria do sono

Não poderíamos falar do relaxamento sem abordar outro importante benefício da sauna: a boa qualidade do sono. Basta uma boa sessão para dissolver as tensões e depois aproveitar o quarto para relaxar, com uma decoração e iluminação especiais.

Sauna no condomínio: praticidade e lazer

Se você está em busca de boas oportunidades para o novo lar, fica a dica: inclua a sauna entre os itens mais desejáveis na área de lazer do condomínio, como o espaço kids para quem tem ou terá filhos. Assim, você aproveita tudo o que essa atividade oferece com conforto, sem precisar se deslocar para o clube ou academia.

A busca por uma melhor qualidade de vida deve ser constante. Portanto, adote bons hábitos e veja na prática que esse é um excelente investimento para o seu bem-estar físico e mental. Esperamos que você tenha apreciado descobrir os benefícios da sauna, seja para incluí-la na rotina ou para tirar proveito maior do hobby.

Ficou com vontade de adquirir um imóvel com sauna? Conheça as oportunidades da Monterre e encontre o apartamento perfeito para viver e ser feliz!