Área Comum 06/12/2017

O que conferir na área de lazer do seu novo imóvel?

Muitos brasileiros desejam investir em uma casa ou apartamento próprio e sair do aluguel, garantindo assim um patrimônio futuro. No entanto, antes de fazer a aquisição, é preciso lembrar-se de que o imóvel é um investimento de alto valor e que é necessário avaliar todo o espaço, evitando assim as dores de cabeça no futuro. Um lugar que merece atenção especial é a área de lazer.

Nesse artigo, ajudaremos a montar um checklist para que você possa conferir a área de lazer antes de comprar o seu imóvel. Continue a leitura e saiba os itens mais importantes dessa avaliação!

Faça uma verificação completa no sistema hidráulico e elétrico

Não é porque a área é externa que ela não precisa de um sistema elétrico e hidráulico de qualidade. Aliás, os itens que compõem esse espaço precisam ter uma durabilidade maior, pois estão mais sujeitos as intempéries do tempo.

Por isso, cheque se na área de lazer existem tomadas, iluminação adequada, bem como torneiras e outros itens hidráulicos. Avalie sempre o funcionamento deles antes de fechar o contrato para não ter problemas posteriores.

Preze pela segurança na área de lazer

Se você tem filhos pequenos, a segurança se torna um quesito ainda mais importante do checklist. Por essa razão, é necessário verificar se a área de lazer está com os acabamentos no lugar — pisos soltos podem causar acidentes — e a presença de itens de proteção, como telas.

Se o espaço tiver um playground, por exemplo, cheque os brinquedos, a conservação deles, os materiais com os quais eles são fabricados. Se o imóvel está localizado em um condomínio, vale a pena perguntar sobre a manutenção deles e da área como um todo.

Tenha atenção especial à piscina

Encontrar um imóvel com uma piscina disponível é um verdadeiro sonho. Mas para que ele não se torne um pesadelo, o comprador precisa ter um olhar apurado sobre essa parte.

A primeira coisa a se observar é o material com o qual a piscina foi fabricada, o estado de conservação e os itens de segurança presentes. Falando sobre esse último item, vale reforçar que a piscina precisa de proteção dos mecanismos de aspiração da água. Ou seja, os buracos no fundo dela precisam ter grades adequadas, evitando assim graves acidentes.

​Observe também os detalhes

Além de verificar todos os pontos que falamos nos tópicos anteriores, é importante também observar os detalhes. Por exemplo, a área de lazer tem um tamanho que atenda à família? Existe risco de infiltração no local e rachaduras? Como está a conservação do lugar? O vendedor deve deixar isso bem claro ao novo morador para que ele possa se prevenir ou, até mesmo, sair em busca de uma nova moradia.

No mais, o comprador deverá solicitar ao condomínio (se este for o local escolhido) as regras de uso da área, informações sobre a periodicidade da manutenção, equipamentos de segurança, acompanhamento de crianças pequenas (a maioria exige isso), entre outros pontos que julgar necessário.

Um imóvel com uma área de lazer para se divertir e ter um tempo em família é algo bastante procurado pelos novos compradores de imóveis. Mas como vimos, é necessário cuidado na hora de fazer a escolha. Ter essa atenção o ajudará a fazer uma compra mais consciente.

E então, gostou do nosso artigo? Curta a nossa página no Facebook e continue acompanhando as novidades que postamos!