Investimento 29/11/2017

O que você precisa saber antes de comprar o apartamento ideal

Comprar um apartamento ideal não é tão difícil quanto parece! Aliás, o caminho para conseguir esse objetivo é relativamente simples: saber escolher qual é o melhor imóvel para o seu momento de vida.

Para seguir esse caminho, é preciso levar em consideração algumas questões antes de fazer a escolha. Basta saber analisar quais características esse apartamento precisa ter, além de entender que a escolha de um lar vai muito além de realizar o pagamento.

Preparamos, então, alguns tópicos para lhe ajudar a escolher o apartamento ideal para você e sua família! Confira:

1. Analise as necessidades da sua família

O primeiro passo é fazer um diagnóstico de qual é a necessidade atual, e de longo prazo, da sua família.

Faça essa reflexão! Ela auxiliará no entendimento de vários dilemas, tal como saber se a melhor opção é comprar um apartamento antigo, mas já pronto, ou então se é possível optar por um apartamento mais novo, comprando-o na planta.

Outras questões mais específicas também podem entrar nessa análise, tal como o número de quartos necessários. Se, por exemplo, você possui planos de ter mais filhos no futuro, será preciso que o imóvel atenda ao crescimento da família.

Após esse momento, ficará fácil definir quais são os apartamentos que podem se adequar à sua realidade.

2. Escolha bem o local

O local em que o apartamento está inserido também deve ser levado em consideração. Afinal, ele influencia em muitos fatores na vida de quem vai comprar um imóvel ali.

Um deles é o próprio preço do imóvel, pois há locais em que o metro quadrado é mais caro que outros. Sugerimos que seja feita uma comparação com o valor de imóveis vizinhos também, para entender se o valor cobrado é justo.

Outro fator é o quanto aquele local se encaixa bem na sua rotina, ou seja, se ele está bem localizado e oferece rotas fáceis para o seu trabalho, para a escola dos seus filhos, dentre outros compromissos que fazem parte da rotina.

É importante verificar também como é a expectativa de qualidade de vida no local escolhido.

3. Atente-se aos detalhes do apartamento

Ao visitar os apartamentos é importante ficar de olho nos seus detalhes. Estamos falando dos seus acabamentos, no caso de imóveis novos, e também do seu estado de conservação, para os que já são usados.

Além disso, tente projetar como seria a sua vida ali. Isso ajudará a entender se será preciso fazer uma grande reforma para que o imóvel possa receber você e a sua família.

Desse modo, você saberá se precisará desembolsar um valor financeiro muito alto para realizar a sua mudança com sucesso.

4. Veja qual é a disposição dos cômodos

Pode parecer bobagem, mas a disposição do apartamento também é algo que pode definir se você encontrou o apartamento perfeito ou não.

Afinal, pode ser que o imóvel não lhe agrada dependendo de como os cômodos estão dispostos. Por exemplo, tem gente que não gosta da ideia de a cozinha estar perto dos banheiros, ou de a sala estar muito próxima dos quartos, e assim por diante.

Então, preste atenção em como os cômodos do apartamento estão dispostos para não se arrepender da compra no futuro.

5. Olhe muito bem para a sua vista

Quando falamos de um apartamento perfeito, não estamos falando somente do seu espaço interior, mas também da sua parte externa.

Um dos elementos que compõem essa questão é a vista do lugar, que é um dos elementos responsáveis por trazer a sensação de bem-estar para quem está ali.

6. Aplique um olhar de investidor

Por fim, nossa última dica é que você tenha um olhar de investidor no momento da compra.

Sim, sabemos que a prioridade da compra de um imóvel está no conforto seu e da sua família. Porém, não deixe de procurar entender se a aquisição do apartamento será um bom investimento, principalmente no longo prazo.

Quer receber mais dicas para comprar um apartamento perfeito? Então, assine a nossa newsletter!