Regiões 25/07/2018

Conheça todas as vantagens de morar no bairro Funcionários

Considerados por muitos como um dos endereços mais nobres de Belo Horizonte, o bairro Funcionários faz parte da história da capital mineira. Situado em uma localização privilegiada, o seu charme se deve às ruas arborizadas, que mesclam com construções antigas e modernas edificações.

Ainda que o bairro tenha sua origem na mesma época em que o Governo Estadual foi transferido de Ouro Preto para Belo Horizonte, essa região é muito versátil e está entre as mais procuradas do mercado imobiliário. Por isso tudo, o Funcionários é um dos metros quadrados mais valorizados da cidade, o que faz dele o local perfeito para empreendimentos de alto padrão.

Leia este artigo até o final e descubra um poucos mais sobre o Funcionários, que é um dos melhores bairros para se viver em Belo Horizonte. Boa leitura!

A história do bairro Funcionários

Como muitos sabem, a cidade de Belo Horizonte foi construída no final do século XIX para ser a sede do governo estadual. Com a mudança da capital, surgiu a dúvida sobre onde os funcionários públicos, que viriam de Ouro Preto, morariam.

Dessa forma, ficou decidido que os servidores estaduais residiriam em uma área específica, próxima ao Palácio do Governador. Assim, em 1896, nascia o bairro Funcionários.

Foram construídas nessa época, aproximadamente, 200 residências, que foram distribuídas de acordo com a hierarquia. Uma curiosidade: quanto mais janelas a fachada tivesse, maior seria o cargo de seu morador.

Com o passar do tempo, o bairro observou diversas mudanças nos estilos de suas construções. Sendo que, atualmente, muitos dos antigos casarões deram espaço a modernos edifícios residenciais. Essas transformações fizeram do bairro Funcionários sinônimo de elegância, pois é a mistura perfeita do antigo com o moderno.

A infraestrutura

A região do Funcionários teve grande responsabilidade no desenvolvimento e crescimento das demais. Além de ter sido sede do poder público estadual, o bairro se tornou polo das atividades comerciais, financeiras e culturais instaladas em BH.

Além disso, apresenta uma localização privilegiada, situando-se próximo ao centro e a outras regiões nobres. Por isso, a maioria das linhas de ônibus que atravessam a capital mineira passam por essa região.

Por ser planejado para ser um polo residencial, surgiu próximo ao Funcionários uma completa rede educacional. Muitos dos mais tradicionais colégios belo-horizontinos foram construídos perto dali, como o Santo Antônio, Arnaldo e o Sagrado Coração de Jesus.

O comércio local

Apesar de ter se tornado um bairro independente, não dá para falar do Funcionários sem pensar na Savassi, ainda mais que é difícil saber onde uma termina uma região e começa a outra.

Dessa forma, nesses dois bairros se encontram um dos principais polos comerciais de Belo Horizonte, o qual abriga uma grande variedade de comércios e uma completa rede de serviços.

As opções de lazer

Por ser polo cultural da capital mineira, a região do Funcionários tem diversos cinemas, teatros e boates. Também não se pode esquecer do importante circuito gastronômico existente ali, que engloba alguns dos mais tradicionais bares e restaurantes de Belo Horizonte. São diversas opções, que abrangem a tradicional cozinha mineira até a culinária internacional.

Como você pôde conferir, o bairro Funcionários é uma região tradicional, mas, ao mesmo tempo, conta com construções modernas. Próximo da área central da cidade e com diversas opções de lazer e áreas comerciais, é um local perfeito para quem está procurando um apartamento para morar com a família.

Agora, se você deseja mais conforto em sua vida, que tal conhecer o residencial Isla Victoria da Monterre? Com certeza você irá se surpreender. Caso queira acompanhar mais conteúdos como este, não deixe de seguir nossa página no Facebook e no Instagram!