Compra e Venda 02/03/2018

Valorização do imóvel

4 dicas para dar cara nova à sua casa

A compra de um apartamento é um grande passo na vida de uma pessoa. Por isso dedicamos tanto tempo e afinco na escolha de cada detalhe que o envolve — condomínio, localização, estrutura, tamanho, acabamentos, decoração. Contudo, para garantir a valorização do imóvel através dos anos, é preciso cuidado e investimento para deixar a casa com cara de nova.

Confira a seguir algumas dicas para conservar e manter o seu lar!

1. Realizar pequenas reformas

Por mais que tenham sido usados materiais de primeira qualidade na construção do seu apartamento, muitos itens sofrem com o desgaste pelo uso ou com a passagem do tempo. Isso quer dizer que é preciso separar tempo e recursos para reformas periódicas para resolver todos os pequenos problemas.

Na parte elétrica, é preciso verificar o funcionamento correto de tomadas, interruptores e disjuntores, fazendo a atualização de itens conforme o uso da família. Talvez você precise de mais pontos elétricos na sala ou no home office para acomodar novos aparelhos e gadgets, ou os filhos precisem de uma luminária diferente no quarto (pois o modelo atual é infantil demais).

Já na parte hidráulica, é necessário conferir canos (evitar entupimentos) e consertar pequenos vazamentos na pia da cozinha ou na bacia do banheiro.

Dessa forma, acidentes ou serviços maiores podem ser evitados e não impactam na valorização do imóvel em caso de revenda.

2. Pintar as paredes

Quem tem filhos ou pets sabe como eles costumam sujar bastante as paredes. E por mais que a tinta usada seja lavável e de qualidade, chega uma hora em que é preciso investir na pintura total. A pintura também serve para avaliar se existe algum problema, como vazamentos, que mereça maior atenção.

Esse também é um momento para reavaliar se a paleta usada em cada ambiente precisa de atualização ou revisão. É possível testar diferentes cores, texturas e acabamentos e, assim, modernizar o espaço e deixá-lo ainda mais luxuoso.

3. Fazer a manutenção de móveis e acabamentos em madeira

A madeira é uma das mais belas e versáteis matérias-primas. É possível usá-la no chão, nas paredes ou no teto, em divisórias e móveis dos mais diversos estilos, do rústico ao moderno. Quando a opção é pelos tipos nobres (jacarandá, carvalho, pau-brasil), também ajuda na valorização do imóvel, pois têm uma grande durabilidade.

No entanto, para garantir muitos anos de uso, é preciso realizar uma manutenção periódica de acordo com as necessidades de cada peça ou espaço. É preciso, também, cuidado na restauração de pequenos defeitos, providenciando a troca ou o conserto o quanto antes.

4. Higienizar e lavar almofadas e cortinas

É comum negligenciarmos as cortinas e almofadas na hora da limpeza diária ou da faxina. Porém, é preciso incluir na agenda da manutenção da casa o cuidado periódico com essas peças. Cortinas costumam acumular muito pó e sujeira e, portanto, precisam de lavagem e higienização. A periodicidade depende da saúde dos residentes (alérgicos requerem atenção especial), do material, da cor e da localização do imóvel — quanto mais próximo a ruas movimentadas, maior a absorção de sujeira.

O mesmo vale para as almofadas. Sejam as que ficam no cantinho da varanda, na sala ou nos quartos, uma dica é ter diferentes capas e fazer um rodízio. Dessa forma, você dá cara nova ao ambiente de forma periódica e garante almofadas limpas.

Esperamos que as nossas dicas de valorização do imóvel possam ajudar você a criar um calendário para o cuidado com o seu lar, garantindo que ele esteja perfeito, seja no visual, na limpeza ou no funcionamento.

Para ter acesso a outras informações e artigos que certamente vão te ajudar a encontrar, montar e manter o apartamento sempre perfeito para você e sua família, não deixe de assinar a nossa newsletter!