Decoração, Novidades 20/12/2017

4 ideias para aproveitar melhor sua varanda de apartamento

Um dos melhores momentos para quem acaba de adquirir um imóvel é criar projetos de decoração, a fim de deixar cada canto do lar com a cara dos seus moradores. Porém, algumas pessoas enfrentam dificuldades quando o assunto é a varanda de apartamento, deixando-a meio esquecida e usando-a apenas durante festas ou jantares, em vez de integrá-la ao espaço da família.

Quer aprender a aproveitar todo o potencial desse ambiente? Confira as ideias que separamos para você neste artigo!

1. Crie um lindo jardim

Quem mora em prédio conhece muito bem as vantagens desse tipo de imóvel: praticidade na limpeza, segurança, área de lazer e serviços para atender os condôminos. Porém, nada é perfeito e um dos problemas que muitos moradores apontam — principalmente quem vive nas grandes cidades — é a falta de espaço verde, capaz de proporcionar um contato mais próximo com a natureza.

Sendo assim, que tal aproveitar a varanda do apartamento para fazer um belíssimo jardim particular? Para esse projeto, você pode adotar o estilo de paisagismo de que mais gosta: oriental, tropical, contemporâneo, entre outros. Lembre-se de incluir não apenas plantas, mas também objetos decorativos e móveis para criar uma linda ambientação.

No caso de tecidos e materiais, tenha cuidado: eles precisam de tratamento especial para uso na área externa, ou podem se desgastar em pouco tempo. Se estiver na dúvida sobre esse assunto, não hesite em perguntar para um profissional ou vendedor especializado. Eles certamente lhe darão informações para que você faça uma compra segura.

2. Use-a como espaço de meditação

A correria e o estresse costumam ser um dos maiores problemas para a saúde e o bem-estar. Por isso, o lar precisa ser um oásis de tranquilidade e felicidade. Uma boa ideia para varanda de apartamento é a criação de um espaço zen, ou seja, um ambiente exclusivamente dedicado à paz.

Para isso, use uma iluminação leve e indireta, cores suaves e em tons pastéis. Não se esqueça de incluir velas e plantas, como a lavanda, que, além da beleza, também deixa um leve perfume no ar.

Se você gosta de música ambiente, que tal providenciar uma caixa de som que possa ser acoplada ao seu celular? Assim, você pode fazer sempre uma nova seleção de músicas para relaxar.

3. Faça uma varanda gourmet

Cada vez mais, as pessoas descobrem os prazeres da cozinha como forma de relaxar e receber os amigos. Então, faz sentido investir em uma varanda de apartamento gourmet. Ela pode ter uma churrasqueira, forno à lenha ou mesmo uma bancada com forno e fogão para testar as mais diferentes receitas e deliciosos preparos.

Além do lugar para o cozinheiro, não deixe de colocar assentos — bancos e cadeiras — próximos, para que seus visitantes acompanhem o processo de preparação. Afinal, esse é um ambiente para se divertir junto à família e aos amigos.

4. Monte uma horta

Que tal cultivar parte do alimento que você consome? Isso é mais fácil do que imagina, e a varanda do apartamento pode ser o lugar ideal para uma horta urbana. Além do mais, se você tem ou planeja ter filhos em breve, essa é uma ótima oportunidade para ensinar a eles a importância da qualidade na alimentação, sem o uso de agrotóxicos.

Além de verduras e legumes, também é possível escolher algumas ervas e plantas medicinais para o seu espaço. Aproveite também o chão e as paredes para criar um ambiente belo e funcional.

Esperamos que nossas ideias possam inspirar você no aproveitamento da varanda de apartamento. Tem outros amigos precisando de ajuda nessa tarefa? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e promova uma troca de ideias junto aos seus contatos!