Novidades 09/10/2018

Quais são os benefícios de se optar por uma construção sustentável?

A conscientização em relação à preservação do meio ambiente vem alcançando o ramo da construção civil. Atualmente, há construtoras que se preocupam em realizar obras sustentáveis, o que tem impacto positivo na edificação e, claro, no dia a dia dos futuros moradores.

Nas obras, os benefícios podem ser vistos na redução de matéria-prima de custo elevado e baixo desperdício de materiais — e, com isso, melhor aproveitamento de recursos —, além de que eles serem mais fáceis de ser reciclados. A lida da mão de obra também tende a ser facilitada, já que os materiais geralmente são mais leves e menos nocivos.

Para que você entenda melhor sobre os benefícios de morar em um apartamento com uma construção sustentável, a seguir, vamos mostrar as principais vantagens em fazer essa escolha. Continue a leitura!

Redução de despesas com energia elétrica

Uma das formas mais simples de reduzir os danos ao meio ambiente e, “de quebra”, economizar é diminuindo o consumo de energia elétrica.

Por isso, uma construção sustentável investe bastante em fontes de energia alternativas, como o aquecimento solar de água, que utiliza o sol para aquecer a água de chuveiros e até mesmo piscinas. Há também os geradores eólicos, que transformam a energia cinética dos ventos em energia elétrica, por exemplo.

Além disso, algumas construtoras se preocupam com pequenos detalhes que também podem fazer a diferença no valor da conta do condomínio, como o uso de lâmpadas de LED na área comum, que são mais econômicas, duradouras e, ainda, iluminam melhor.

Diminuição no gasto com a água

Hoje, o grande desperdício de água é uma das maiores preocupações quando o assunto é o meio ambiente. Por isso, as construções sustentáveis investem em dispositivos que ajudam na economia desse recurso. Um deles é a descarga de duplo acionamento, capaz de economizar até 75% do consumo, utilizando apenas entre 3 e 6 litros de água — contra 14 litros, em média, das descargas tradicionais.

Valorização do imóvel

Os brasileiros estão cada vez mais atentos a respeito da sustentabilidade, tanto por ser uma maneira de colaborar com o meio ambiente quanto por gerar uma economia nas despesas. Desse modo, os “imóveis verdes” têm sido muito procurados e, consequentemente, mais valorizados — até 30% após a entrega, de acordo com o GBC Brasil.

Maior durabilidade

Além da economia de água e energia elétrica, que pode ser percebida todos os meses, a médio e longo prazo, podem ser observadas outras vantagens em relação aos custos de manutenção. Isso porque, na construção sustentável, são utilizados muitos materiais naturais, que demoram mais para se decompor e/ou estragar. A necessidade de retoque na pintura dos edifícios, por exemplo, tende a ser mais espaçada.

Ambiente mais saudável

A construção sustentável impacta também a qualidade de vida dos moradores, visto que o ambiente é mais saudável. Nesse tipo de imóvel, por exemplo, há uma preocupação maior com a ventilação do local, para diminuir o uso de sistemas mecânicos, como o ar-condicionado. Isso quer dizer que há menos contato com sistemas tóxicos, que incluem compostos e gases que não são nada benéficos para a saúde — principalmente para pessoas com doenças respiratórias.

A construção sustentável, além de apresentar benefícios para o meio ambiente, também traz grandes vantagens para os moradores, como a redução do consumo de água e luz e a melhoria na qualidade de vida.

Está procurando um apartamento com construção sustentável? A Monterre Construtora adota algumas medidas sustentáveis em empreendimentos localizados nas melhores regiões de Belo Horizonte, como os bairros Santo Antônio e Ouro Preto. Para saber mais, entre em contato!

Nós entramos em contato