Família, Novidades 16/01/2018

Como garantir a segurança da família em apartamentos? Confira 5 dicas

O principal intuito dos moradores ao procurarem um imóvel é a segurança da família — especialmente em condomínios, onde a circulação de pessoas é constante.

Nem mesmo a verticalização das moradias foi suficiente para garantir total tranquilidade aos condôminos, que acabam buscando outras opções no próprio edifício.

Mas como fazer isso? Para ajudar, vamos mostrar aqui cinco dicas de como aprimorar a segurança da família em apartamento. Vamos lá!

1. Verifique como está a segurança interna

Mesmo que você não seja o síndico do seu condomínio, é sua obrigação cobrar que a segurança interna esteja de acordo com o que foi proposto — ou até melhor! Muitas vezes o que está sendo feito pode ser reforçado, sempre com o objetivo de proporcionar um ambiente tranquilo aos condôminos.

Nesse intuito, câmeras de vigilância pelo prédio são uma ótima opção, principalmente no hall de entrada, mesmo se houver porteiros. Elas servem como sistemas de monitoramento do local, que será mantido sob vigilância constante, mesmo quando o porteiro não estiver no seu posto.

Além disso, os alarmes também são uma maneira de melhorar a segurança dos moradores de apartamentos. Além de ser um alarme sonoro, permitindo que todos tenham consciência do que está ocorrendo, muitos desses equipamentos possuem botões de pânico, que alertam a polícia em caso de emergência ou perigo.

2. Cobre treinamento constante da equipe de segurança

A possibilidade de ter porteiros e até mesmo seguranças é um dos principais motivos que levam as pessoas a optarem por morar em apartamentos. Como a vigilância é constante, as chances de que o local fique completamente sozinho são praticamente nulas — mesmo quando toda a família estiver fora, os funcionários estarão fazendo a vigilância do local.

Mas esse fator somente pode ser aliado ao sucesso total quando a equipe está bem treinada. Mesmo que o seu condomínio tenha investido em profissionais especializados, é importante verificar se eles têm treinamento constante, para que estejam capacitados a resolver qualquer adversidade, até aquelas mais complexas ou inesperadas.

3. Tenha um bom relacionamento com os vizinhos

Mesmo com as equipes e os equipamentos de segurança, alguns problemas podem acabar ocorrendo e resultar em consequências mais graves. Contudo, há uma maneira de garantir ainda mais a segurança da família: tendo um bom relacionamento com os vizinhos.

Como estão sempre próximos do seu apartamento, eles podem ajudar quando algum problema estiver ocorrendo ou servir como vigia extra, quando ninguém está presente no local.

Além disso, os vizinhos são extremamente importantes na colaboração da segurança do prédio. Portanto, é preciso que eles estejam conscientes das normas de segurança do condomínio, especialmente no que diz respeito à presença de pessoas estranhas no local — mesmo que pareçam pequenas atitudes, elas podem evitar problemas sérios.

4. Proponha melhorias tecnológicas como a portaria virtual

A portaria virtual é uma solução que tem o intuito de aliar segurança e redução de custos. A ideia é simples: os porteiros presenciais são substituídos por agentes que trabalham de maneira remota — seja abrindo portões, seja verificando a entrada e saída de pessoas.

Assim, por meio de uma estrutura singular é possível fazer o monitoramento de todo o condomínio, com o uso de sistemas tecnológicos, além de reduzir custos com uma das maiores despesas administrativas — o salário dos porteiros.

5. Esteja sempre alerta

Por fim, uma dica essencial para garantir a segurança da família em apartamentos é estar sempre alerta a qualquer alteração ou movimentação incomum no prédio ou nas proximidades.

Evite deixar as portas do apartamento destrancadas, mesmo que você só esteja indo até a área comum do condomínio. Invista também na segurança interna do local, com alarmes e câmeras, pois são uma ótima opção para verificar se está ocorrendo movimentação no ambiente, inclusive de maneira remota.

Gostou das nossas dicas para garantir a segurança da família em apartamento? Quer ficar por dentro de outras novidades sobre o assunto? Então, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!