Área Comum 17/05/2017

Áreas Comuns Mobiliadas e Decoradas

5 vantagens de comprar um apartamento com as áreas já prontas

Imagem mostra uma das áreas comuns mobiliadas de um edifício.

Ao se mudar para um empreendimento novo, o morador sempre tem mil e uma coisas para pensar, como a nova decoração do apartamento, quais móveis poderão ser aproveitados no espaço, detalhes da regularização da compra, dentre outras. Entretanto, há outro item tão importante quanto tudo isso e que, muitas vezes, é deixado de lado, seja pelo custo, por não ser prioridade naquele instante ou mesmo por divergência de opinião entre os condôminos: a elaboração das áreas comuns mobiliadas.

Agradar a todos nem sempre é fácil, principalmente em condomínios com um grande número de apartamentos. Muitas vezes, o investimento dos moradores nestes espaços comuns é deixado em segundo plano, pois a prioridade de cada pessoa naquele instante pode ser diferente.

Pensando nisso, algumas construtoras têm investido em projetos completos para decorar e mobiliar as áreas comuns, providenciando a compra de móveis, equipamentos e itens de decoração essenciais para estes espaços.

Comprar um imóvel com a área comum decorada e mobiliada tem inúmeras vantagens. Descubra algumas delas:

1 – Conforto e Tranquilidade

Ao se mudar para um novo lar, o que todos querem evitar é ter que participar de incontáveis reuniões de condomínio para definir detalhes das áreas comuns mobiliadas. A mudança é o momento perfeito para curtir a casa nova. Já não bastam as infindáveis tarefas rotineiras, que se tornam ainda maiores ao se mudar, uma vez que é preciso colocar as coisas em ordem, cuidar de pormenores ligados à compra, realizar aqueles ajustes de urgência que sempre surgem quando a gente menos espera, ter que definir algo tão importante neste momento pode se transformar num verdadeiro martírio. E o pior… o fato de às vezes relegar a decisão pessoal a terceiros pode acabar gerando frustrações futuras, uma vez que o “projeto” do condomínio nem sempre corresponde às expectativas de cada um. Na maioria das vezes, isso realmente não acontece.

Por isso, ter um projeto completo para áreas comuns mobiliadas e decoradas, já contando com todos os itens necessários, é um dos maiores confortos e tranquilidade que um morador pode ter ao se mudar. Justamente porque este momento não é adequado para a tomada de decisões tão importantes no que diz respeito ao interesse comum, nem para que surjam desavenças ou desentendimentos entre vizinhos.

Dessa forma, comprar um apartamento em um local que já tenha este projeto pronto é um verdadeiro alívio para os novos moradores, que só precisam se mudar para o novo prédio e usufruir de tudo aquilo que o empreendimento oferece. Afinal de contas, não há dinheiro que pague por sua tranquilidade e paz de espírito, não é mesmo?

2 – Valorização do Imóvel na Venda ou Locação

Um empreendimento que conta com um projeto exclusivo para as áreas comuns mobiliadas se torna um empreendimento diferente, uma vez que conta com o cuidado e atenção de uma equipe de profissionais que têm grande expertise na área. Esta equipe é responsável por avaliar quais as melhores opções para cada área do edifício, como a área molhada (piscina, SPA, sauna), fitness, salão de festas, espaço gourmet e espaço kids. Para isso, é preciso levar em conta não apenas os detalhes estéticos, mas também a durabilidade e a resistência.

Os apartamentos em empreendimentos com projetos de decoração e mobiliário feito pelas construtoras, acabam se tornando mais valorizados no momento de venda ou locação, pois levam em conta estes importantes fatores. Na grande maioria das vezes, os projetos feitos por profissionais da área acabam ficando, inclusive, mais bonitos e atraentes, o que desperta a atenção e causa admiração a quem chega a esses edifícios.

Já foi visitar um apartamento e viu a unidade decorada no local? O encantamento causado é o mesmo àqueles que chegam a um prédio com uma bela área comum mobiliada, com as peças ideais para cada espaço, com móveis e equipamentos que surpreendam e despertem a atenção. Isso valoriza e muito o local em que se vive.

3 – Desoneração do Comprador

Ao comprar um apartamento novo, muitas vezes os valores das despesas aumentam bastante no começo, pois é quando o comprador investe em decoração, em reformas e na compra de novos móveis. Assim, ao criar a necessidade de se investir numa despesa extra, que nem sempre é o foco principal de boa parte dos moradores no momento da mudança, o projeto pode acabar sendo feito de qualquer maneira, o que, inclusive, pode desvalorizar o edifício.

Por isso, comprar um apartamento de uma construtora que investe neste segmento, desenvolvendo projetos que incluem a decoração e mobiliário das áreas comuns, é uma grande vantagem nesta fase inicial, pois acaba desonerando os clientes, que não precisarão de investir neste item em um dos momentos mais complicados de todos, que é a fase de mudança para o novo lar. Com menos gastos, cada morador pode priorizar outros investimentos mais urgentes na casa nova.

4 – Presença da Linguagem Arquitetônica Definida Para o Empreendimento

Decorar e mobiliar um empreendimento sem a orientação de um(a) especialista pode acabar fazendo com que o espaço se transforme numa verdadeira bagunça. Isso porque, por melhor que seja a intenção dos moradores, muitas vezes pode haver a aquisição de itens que não conversam entre si e tornam o espaço uma verdadeira mistura de estilos, com peças sóbrias e tradicionais dividindo espaço com itens modernos e multicores. Além disso, pode ocorrer que as peças adquiridas pelo condomínio não sejam as mais indicadas para aquele espaço, como muitas vezes acontece na área molhada do prédio (piscina, sauna, SPA, etc).

Por isso, manter uma linguagem estética que valorize o empreendimento e reforce sua essência é algo imprescindível para valorizar um projeto e torná-lo mais confortável, aconchegante e prático para seus moradores.

5 – Equipamentos Baratos Para Áreas Comuns Mobiliadas

Como as construtoras fazem compras no mercado em grande escala, se torna mais fácil negociar valores e obter descontos. Isso faz parte do processo construtivo em si, uma vez que toda empresa do setor possui relacionamento estreito com seus fornecedores. Dessa forma, os clientes acabam lucrando também ao comprar apartamentos em empreendimentos com as áreas comuns mobiliadas e decoradas. O custo final desse projeto, pensado exclusivamente para cada obra, acaba sendo muito mais em conta que quando a compra dos mesmos itens e equipamentos é feita diretamente pelo condomínio.