Regiões 25/05/2018

Bairro Savassi

Conheça a sua história e como é atualmente

Muito querida entre os belo-horizontinos, a Savassi é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores lugares para se morar na capital mineira. Ao mesmo tempo em que é um centro comercial e ponto de encontro da juventude, o bairro Savassi também consiste em uma vizinhança aconchegante com imóveis de alto padrão.

Neste artigo, contaremos um pouco sobre a história da Savassi e como um bairro pacato se tornou o centro cultural de Belo Horizonte e um ótimo local para morar. Confira!

De onde vem o nome do bairro Savassi?

Apesar de já ser considerada um bairro há muitos anos pelos belo-horizontinos, a região da Savassi só foi oficialmente reconhecida como bairro pela prefeitura em 2006, por ocasião da reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID.

Antes disso, ela fazia parte do Funcionários, mas já era chamada de Savassi pela população desde 15 de março de 1940, quando foi fundada a Padaria Savassi, na Praça 13 de Maio. A praça, que hoje se chama oficialmente Diogo de Vasconcelos, é apelidada de Praça da Savassi.

Na época da sua inauguração, a padaria por pouco não recebeu o nome de 13 de Maio, em homenagem à data de abolição da escravidão no Brasil e à praça em que estava localizada.

Porém, os proprietários decidiram batizá-la com o sobrenome da família, sem saber que, ao mesmo tempo, estavam também intitulando o que se tornaria um dos melhores endereços de Belo Horizonte.

Muito movimentada nos anos 40 e 50, a padaria se tornou um ponto de referência e fomentou o comércio na região. Mais tarde, outros estabelecimentos ajudaram a criar a reputação cultural da Savassi, como a Livraria Leitura e o Cine Pathé — ambos já fecharam as portas após décadas de serviços prestados.

Já a Padaria Savassi mudou de endereço após 37 anos de funcionamento, em 1977, indo para Rua Rio Grande do Norte, também na mesma região. Hoje ela ainda funciona em Belo Horizonte, no Bairro Alto dos Pinheiros, com foco na realização de eventos corporativos.

Como é viver na região da Savassi?

A Savassi já não é a mesma da época da inauguração da padaria que batizou a região nos anos 40: o então bairro exclusivamente residencial se transformou em um sofisticado centro de compras e entretenimento de Belo Horizonte, reunindo o que há de melhor na capital mineira.

Se o saudoso Cine Pathé já não funciona mais desde 1999, é possível assistir a todo tipo de filme nas 8 salas do Cinemark no Shopping Pátio Savassi, que abriga também um teatro para mais de 100 pessoas e uma unidade da Livraria Leitura — bem mais ampla que a apertada loja da Avenida Cristóvão Colombo.

Além disso, o bairro é sede de muitas das principais empresas de base tecnológica de Belo Horizonte e considerado um ponto de referência para negócios inovadores, com espaços de coworking como o Impact Hub, uma rede global presente em mais de 80 países.

E, por fim, fazendo jus às origens do nome Savassi, hoje a região é o endereço de muitos dos melhores bares e restaurantes de Belo Horizonte, o que garante gastronomia de todos os tipos para os seus moradores e para as pessoas que trabalham no bairro.

Gostou de aprender mais sobre a história do bairro Savassi? Conheça então o Living Savassi, nosso condomínio de alto luxo na região!