Regiões 30/07/2018

Bairro Santa Efigênia: 4 benefícios de viver nessa região

Bem perto do centro e dividido pela Avenida do Contorno, o bairro Santa Efigênia é famoso por abrigar a Área Hospitalar, a Câmara Municipal de Belo Horizonte e o Boulevard Shopping. Porém, apesar de toda essa infraestrutura, é uma área residencial excelente para quem quer tranquilidade aliada à praticidade da região central.

Um dos bairros mais tradicionais da cidade, a história do Santa Efigênia se mistura com a do 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, que fica localizado na Praça Floriano Peixoto. De início, ele recebia os militares transferidos da então capital Ouro Preto e, por isso, era chamado de “Quartel”. O nome atual, Santa Efigênia, é uma homenagem à padroeira dos militares.

Neste artigo, explicaremos 4 vantagens de morar no Santa Efigênia. Conheça todas!

1. A comodidade da Área Hospitalar

Um dos principais atrativos do Santa Efigênia é a concentração de hospitais de alto nível na região. A chamada Área Hospitalar, nos arredores da Avenida Alfredo Balena e da Praça Hugo Werneck, conta com referências como o Hospital João XXIII, o São Lucas, o Centro Geral de Pediatria, o Hospital das Clínicas, o Hospital Semper e muitos outros.

Além disso, na região também estão muitos dos consultórios médicos da cidade, espalhados em prédios comerciais próximos aos hospitais. A Faculdade de Medicina da UFMG e a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais também estão nos arredores.

2. Infraestrutura de transporte público

O Santa Efigênia é um dos bairros de BH com mais opções de mobilidade, especialmente em relação ao transporte público. Ele é abastecido por inúmeras linhas de ônibus e também pelo metrô, na estação Santa Efigênia.

Além disso, o bairro conta com algumas ciclovias e, como está muito próximo do Centro e da Savassi, muitas vezes os moradores podem se deslocar a pé até o trabalho.

3. Diversão e compras no Shopping Boulevard

Inaugurado em 2010, o Shopping Boulevard foi uma novidade que deixou a região do Santa Efigênia ainda melhor para morar. O centro de compras conta com mais de 200 lojas e 6 salas de cinema, incluindo a única sala Imax de Belo Horizonte.

No shopping também existe uma unidade do Supermercado Carrefour e a fazenda urbana BeGreen. Além disso, no prédio de escritórios que fica sobre o Boulevard fica a central de engenharia do Google em Belo Horizonte — a gigante de tecnologia norte-americana escolheu o bairro Santa Efigênia para se estabelecer na capital mineira.

E também vale destacar que próximo ao Boulevard fica uma unidade do Supermercado Extra, um dos maiores de Belo Horizonte e mais uma opção para as compras do mês.

4. Opções de lazer e entretenimento

A infraestrutura do Santa Efigênia vai além da comodidade e mobilidade. O bairro conta com diversas praças, como a Hugo Werneck e a Floriano Peixoto, com muito verde e espaço para passear com crianças ou cães, um ponto positivo para a qualidade de vida de quem mora na região.

Além disso, no bairro estão alguns dos principais salões de shows de Belo Horizonte, como o Music Hall e o Granfinos.

Gostou de conhecer o bairro Santa Efigênia? Aproveite então para acompanhar nosso Facebook e Instagram e ficar por dentro de mais novidades sobre morar em BH!