Decoração 08/02/2018

5 vantagens de ter uma cozinha americana no seu novo apartamento!

A utilização da cozinha americana cresceu bastante nos últimos anos no Brasil, tanto nos imóveis novos, quanto nos já prontos, que precisam de reformas para adequar-se ao novo estilo.

A possibilidade de integração, melhor aproveitamento de espaço e modernidade dos projetos, tem conquistado cada vez mais admiradores. Neste conteúdo, vamos destacar quais as vantagens e diferenciais da cozinha americana e tentar explicar porque ela se popularizou de forma tão rápida.

1. Menos paredes

A cozinha americana é caracterizada pela integração entre os cômodos da residência, reduzindo as barreiras físicas, no caso as paredes, que isolam a cozinha tradicional. É uma tendência que se adapta de forma fácil e harmônica a casas e apartamentos de diferentes plantas e tamanhos.

É preciso, porém, ter atenção na hora de reformar um imóvel antigo para o estilo de cozinha americana. É indispensável uma avaliação criteriosa da estrutura elétrica e hidráulica antes de sair derrubando paredes. Mas depois de pronto, é só curtir as vantagens do seu novo ambiente:

2. Integração do imóvel

Um dos grandes benefícios da cozinha americana é proporcionar a integração com a área de estar da casa. Isso traz vantagens no que se refere à interação entre os moradores ou visitantes. Quem está cozinhando, por exemplo, não fica isolado em um cômodo. Na rotina familiar, facilita a comunicação e a atenção dispensada aos filhos durante as tarefas domésticas, por exemplo.

Já do ponto de vista estético, a cozinha americana abre um leque de possibilidades de formatação dos ambientes de forma integrada. Há diversas opções que podem ser exploradas com criatividade, mantendo a funcionalidade do cômodo.

3. Mais espaço

Sem a parede dividindo a cozinha do restante do imóvel, a sensação de amplitude dá a impressão de que a casa é maior. Claro que a ausência de uma parede não aumenta a área, mas a amplidão proporciona o melhor aproveitamento do espaço. Para imóveis menores, esse é um diferencial importante.

4. Mais luz natural

Outra vantagem importante de ter apenas uma bancada no lugar de uma parede é o melhor aproveitamento da luz natural. Isso faz uma grande diferença, por exemplo, em pequenos apartamentos, onde a maior entrada de luz se dá pela sala.

A cozinha americana permite “compartilhar” essa iluminação natural e integrá-la com a artificial, o que garante não apenas novas alternativas de decoração, mas também economia de energia.

5. Valoriza a cozinha

Quando se fala em integrar os ambientes com a cozinha americana, entenda também que se está tirando um dos cômodos mais importantes da casa de certo limbo. Integrado ao restante da casa, esse ambiente é valorizado e melhor aproveitado.

Cozinhar passa a ser um prazer coletivo, compartilhado e não mais uma tarefa individual que obriga o cozinheiro a se isolar por um longo tempo do convívio dos demais. Permitir que os aromas da cozinha invadam a sala de estar e ter a bancada como um espaço para servir as refeições, reforçam a posição da cozinha com um dos cômodos mais importantes da casa.

E você, também é um adepto da cozinha americana? Gosta de novidades em decoração? Então que tal assinar nossa newsletter e acompanhar nossos conteúdos?