Decoração 19/02/2018

4 dicas de como fazer a decoração de casa de acordo com a estação

É fato que, a cada dia que passa, as tendências tornam-se ainda mais efêmeras — ou seja, com toda a rapidez da realidade em que estamos inseridos, as mudanças estão cada vez mais frequentes e comuns. E isso também se aplica à decoração de seu lar.

Mudar a disposição dos móveis ou as cores das paredes, por exemplo, são pequenas alterações que podem fazer toda a diferença. Assim, além de atualizar-se, você também deixa o seu lar de cara nova para você e suas visitas.

Os japoneses têm a tradição de mudar a decoração de acordo com a estação do ano. Quer aprender com eles e fazer de seu cantinho um lugar acolhedor durante todos os dias? Continue com a gente e confira as dicas a seguir:

1. Primavera

A primavera é sempre lembrada como a época de flores, cores diversas, muito sol e um clima ameno, com aquele ventinho gostoso. Assim, mudar a decoração de acordo com a estação, nesse caso, vai ser uma delícia: basta refletir esses aspectos desses meses em seu lar.

Aposte na temática floral, que ficará em alta. As almofadas dos sofás, por exemplo, são detalhes que fazem toda a diferença. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade de estampas diferentes, certo?

Vasos de plantas também são charmosos e, como a estação em questão será a primavera, podem ser facilmente encontrados. Eles podem decorar o centro da mesa ou os cantos dos cômodos.

2. Verão

Um dos principais benefícios de mudar a decoração de acordo com a estação é fazer com que as cores e móveis ajam em prol do bem-estar de toda família. No verão, por exemplo, as temperaturas são bem mais altas que o comum, e você pode mudar todo o local pensando nisso.

Nessa estação, o ideal é deixar a iluminação do lar o mais natural possível, já que o sol está a seu favor. Aposente as luminárias artificiais e abuse das cortinas transparentes, que contribuem para uma sensação de leveza. E deixe as janelas bem abertas, para que o vento circule.

As cores escuras devem ser deixadas de lado, porque esquentam ainda mais os cômodos. Procure apostar em tons frios, que são mais frescos e leves. O verde e branco, principalmente, formam uma ótima dupla para essa época.

3. Outono

No outono, as temperaturas começam a cair. É uma estação que diz muito sobre o fechamento de ciclos, já que é uma preparação para o inverno. E por que não refletir isso em sua decoração?

Os tons terrosos têm tudo a ver com a época e podem ser usados tanto nas paredes quanto nos detalhes de cada cômodo. Ao usar cores mais escuras, só fique atento para não exagerar: uma parede basta para que se alcance o efeito desejado.

Assim como na primavera, as plantas também podem fazer parte da decoração. No entanto, procure apostar nas que não têm flores, apenas folhas. O efeito atingido combinará ainda mais com o que se vê pela janela.

4. Inverno

Nos dias mais frios de todo o ano, mudar a decoração de acordo com a estação é uma excelente pedida, principalmente para trazer mais aconchego para toda a família. E isso pode ser facilmente alcançado: basta buscar por elementos que deixem os cômodos mais quentinhos.

Deixar mantinhas e cobertores expostos, perto do sofá, é uma boa pedida para as tardes com temperaturas baixas. Além de decorar, elas também proporcionam conforto para as visitas.

As cores mais quentes também fazem sucesso nessa época — mas devem sempre vir combinadas do branco, que proporciona um contraste interessante e, ainda, combina com o frio.

Mudar a decoração de acordo com a estação pode ser uma excelente escolha, certo? Se gostou do post, continue conosco e aprenda mais sobre a cromoterapia — que também pode fazer toda a diferença para seu lar.