Novidades 06/02/2020

Quais erros não cometer na busca pelo imóvel dos sonhos?

Na busca pelo imóvel dos sonhos, não é raro deixar a emoção falar mais alto e negligenciar a parte prática da transação. Ainda que seja um momento de grande realização, há diversos aspectos que você e sua família precisam considerar antes de fecharem o negócio. 

Não visitar o imóvel em diferentes horários, deixar tudo nas mãos do corretor, se preocupar apenas com o valor do imóvel e se esquecer as taxas, são apenas alguns exemplos do que não deve ser feito.

Quer saber quais são os outros erros cometidos por alguns compradores a fim de evitar cometê-los também? Então continue a leitura deste post e descubra!

Os erros mais cometidos por quem busca o imóvel dos sonhos

Depois de muito procurar, você finalmente encontrou o imóvel dos sonhos. Tudo parece perfeito e, por isso, a única ideia que passa na sua cabeça é efetivar logo a compra. 

Esse passo pode ser dado de forma arbitrária para não perder o imóvel para outro comprador. No entanto, é possível evitar que a emoção fale mais alto. 

Veja abaixo como garantir o lar que sempre desejou para você e para a sua família, e sem qualquer surpresa desagradável!

1. Não visitar o imóvel em diferentes horários

Ao comprar uma casa ou apartamento, a dica para garantir que realmente esteja adquirindo o imóvel dos sonhos é visitar o local em diferentes horários. Esse cuidado permite que você veja a movimentação ao redor do imóvel, a iluminação da rua, os barulhos gerados pelos empreendimentos e comércios próximos, o tráfego local etc.

Ainda que o imóvel seja comprado na planta, é possível constatar todos esses pontos. Basta visitar, em diferentes ocasiões e dias da semana, o lugar onde seu futuro apartamento está sendo construído. Além disso, as construtoras sempre disponibilizam um apartamento decorado (modelo), que reproduz em tamanho real o que está à venda.

Com isso, você consegue ter uma boa noção da disposição dos cômodos, de como ficarão os móveis e de todo espaço e comodidades que você e sua família terão.

2. Deixar tudo a cargo do corretor

Obviamente, contar com a ajuda de um profissional na hora de efetivar o processo de compra de um imóvel é essencial e faz toda a diferença. Além de otimizar os trâmites, há várias questões burocráticas que podem se tornar um tanto complicadas para quem não tem experiência no setor imobiliário. 

No entanto, muitas pessoas cometem o erro de deixar tudo a cargo do corretor, inclusive a escolha do melhor empreendimento.

Aqui, é válido considerar as sugestões trazidas pelo profissional, mas conte como ele como consultor. Afinal, não há pessoa mais indicada para verificar o que melhor entende as suas necessidades e da sua família do que você.

3. Não perguntar sobre as taxas

Ainda que o valor do imóvel esteja confortável para você, é importante lembrar que as despesas para a aquisição podem não se limitar ao preço de compra.

Além das taxas referentes à documentação para transferência do bem para o seu nome, os financiamentos, por exemplo, podem ter parcelas intermediárias. Por isso, é importante se informar sobre todos os valores que contemplam a aquisição.

Somado a isso, quando falamos de condomínios, por exemplo, há custos que são pertinentes aos moradores, a maioria mensais. 

Portanto, para evitar surpresas e deixar o orçamento familiar em dia, confira todas as despesas que a compra do novo imóvel gerará.

4. Não verificar o empreendimento como um todo

Ainda que tenha encontrado o imóvel dos sonhos, ele só estará completo que estiver dentro de um empreendimento que atenda todas as suas necessidades. Por isso, é essencial não focar apenas no apartamento ou casa em si, mas em tudo o que está ao redor.

Como exemplo, vale a pena verificar todas as comodidades próximas, tais como acesso fácil a lojas, shoppings, escolas, bares, restaurantes etc. No caso dos condomínios, o empreendimento deve oferecer soluções que estejam de acordo com o que você e sua família precisam.

Seja playground, sauna, espaço fitness, área gourmet, ou outros benefícios, a compra só será perfeita e completa se boa parte da sua lista de desejos for atendida.

5. Não verificar o compromisso da construtora

Não é raro vermos notícias de pessoas que compraram apartamentos na planta e tiveram problemas com a entrega. Atraso na finalização da obra ou recebimento de imóvel inacabado, são apenas alguns exemplos de transtornos que podem acontecer quando não se verifica o compromisso da construtora com os clientes.

Para evitar passar por isso quando estiver buscando pelo imóvel dos sonhos, pesquise sobre a empresa que está construindo o empreendimento e veja sua história no setor imobiliário.

A dica aqui, é fazer um levantamento de tempo de atuação no mercado, quantos imóveis já foram entregues, o que a construtora oferece de garantias, quais os pontos positivos e negativos, entre outros detalhes.

A Monterre, por exemplo, está há 25 anos no mercado de engenharia e construção. Ao longo desse tempo, aperfeiçoou seus processos de incorporação, projeto, construção e venda de edifícios, sendo, inclusive, premiada várias vezes por seus serviços.

6. Não pensar em longo prazo

Seu imóvel dos sonhos é perfeito para atender seu estilo de vida atual? E com o passar dos anos, se a sua família aumentar, por exemplo, ele ainda será o ideal?

Pensar em longo prazo, especialmente quando o assunto é a aquisição de uma casa ou apartamento, é um dos segredos de um bom investimento. Isso porque, você está adquirindo um bem que fará parte da sua vida por um bom tempo, assim, quanto mais ele atender às suas necessidades, mais acertada terá sido a sua escolha.

Hoje em dia, é fácil encontrar apartamentos com plantas flexíveis — como os da Monterre. Essa opção permite a modificação do layout do seu imóvel com facilidade, aumentando ou diminuindo metragens e número de cômodos. Com isso, se tem um apartamento que atende perfeitamente suas necessidades e especialmente criado para você.

Mas além de evitar esses erros na hora de comprar o imóvel dos sonhos, é preciso se atentar a outros detalhes, como localização, acabamentos, revestimentos etc. 

Para garantir a compra ideal, baixe agora o guia Como escolher apartamento de luxo em BH e acerte na sua escolha!