Dicas 03/04/2018

Como organizar o seu closet

5 dicas essenciais

Você conhece Marie Kondo, a guru japonesa da arrumação? Ela, que é autora de um best-seller com mais de 5 milhões de vendas em todo o mundo, uma vez disse que “colocar as coisas em ordem significa zerar tudo para poder seguir em frente”. A partir dessa lógica, preparamos este artigo com dicas para você organizar o closet.

Quem se habitua a manter o closet desarrumado está sempre sujeito a usar as mesmas roupas, dificultando a escolha das peças para ir ao trabalho, jantar fora ou dar uma volta. Isso faz com que alguns itens importantes acabem esquecidos no fundo dos armários.

Sendo assim, é hora de tirar tudo e organizar esse espaço para que ele faça sentido. Melhore a organização do seu closet com estas 5 dicas essenciais:

1. Separe todos os itens e desapegue

Para conseguir manter a organização do closet, é importante diminuir a quantidade de peças. O primeiro passo é desapegar, ou seja, separar para doação tudo o que não serve mais, que está gasto ou que você não usa há mais de um ano.

Comece essa triagem de cima para baixo, do maleiro para as prateleiras inferiores. A separação de todas as suas roupas permite que você tenha uma boa noção de espaço, bem como identificar as peças que estão sobrando e em quais precisa investir mais.

2. Dobre ou pendure as peças para guardá-las

O próximo passo para organizar o closet é decidir as peças que serão dobradas e as que serão penduradas. Dobre as peças de lã, camisetas de malha, de algodão, roupas de ginástica, jeans, as íntimas e os pijamas. Já as roupas de tecidos delicados, calças de alfaiataria, casacos pesados, blazers e ternos podem ser penduradas.

O hábito de dobrar as roupas possibilita uma organização prática, pois todas as peças ficam do mesmo tamanho. Já as peças que ficam penduradas correm menos riscos de amarrotarem.

3. Setorize os espaços para otimizá-los

A organização do seu closet precisa seguir uma lógica. Tudo deve ficar em uma posição que facilite o seu acesso, caso contrário, você vai se ver diante de outra organização geral daqui a duas ou quatro estações.

Cada nicho de armário precisa receber o mesmo tipo de roupa e, de preferência, eles devem permanecer conectados. Isso significa que as suas roupas íntimas devem ficar próximas dos pijamas, as peças sociais no mesmo espaço e assim por diante.

4. Invista em utensílios que facilitem organizar o closet

Nesse sentido, você pode começar pela padronização dos cabides. Escolha o material que mais lhe agrada e invista na compra de todos os itens do mesmo modelo. Para as roupas menos usadas, como os casacos de inverno, compre protetores.

Os seus relógios podem ser organizados em uma caixa de madeira de lei ou de couro com tampo de vidro, facilitando a visualização, por exemplo. Existem lojas especializadas em organizadores para closets, permitindo o encaixe dessas peças nas suas gavetas e prateleiras perfeitamente.

5. Mantenha a ordem no dia a dia

Depois de seguir as dicas anteriores, essa é, talvez, a mais importante de todas. Após todo o trabalho que você vai ter ao organizar o closet, é fundamental manter a organização no dia a dia. Esforce-se para colocar no seu devido lugar cada uma das peças retiradas dos armários.

A cada duas estações, faça uma nova análise das roupas que você tem e verifique aquelas que não são mais usadas. Isso deixa o seu visual sempre em dia e o closet com mais espaço.

Organizar o closet não é uma tarefa difícil, só requer um pouco de paciência e determinação. E agora, vamos falar sobre outro cômodo do seu apartamento? Conheça tudo sobre cozinha americana, a tendência que aumenta o espaço e integra os ambientes.