Novidades 14/09/2021

Automação residencial: mais praticidade e modernidade no seu apartamento

Ter praticidade em casa faz parte de um dos quesitos de quem busca qualidade de vida e conforto máximo dentro do próprio lar. Não é à toa que os imóveis de alto padrão já buscam contar com automação residencial para transformar os espaços em verdadeiras casas inteligentes.

Neste artigo, você vai poder conhecer um pouco melhor essa tendência inteligente e como ela pode ser aplicada em seu apartamento. A ideia aqui é te ajudar a tornar o seu dia a dia mais prático e conferir ao seu ambiente um ar de modernidade e exclusividade em qualquer. 

Vem conferir!

O que é automação residencial?

A automação residencial basicamente consiste em tornar automático o funcionamento de determinados equipamentos dentro de uma casa. Por exemplo, imagine que prático é programar o ar condicionado a partir do seu smartphone, enquanto você está no carro, no trajeto volta para casa! 

Quando chegar já pode desfrutar de um ambiente muito mais confortável, concorda?

Outro exemplo do que é muito utilizado na automação residencial são os tablets. Com aplicativos, eles permitem automatizar o uso de cortinas, do ar condicionado, controlar fechaduras, câmeras de segurança e até a banheira!

A automação residencial é uma maneira tecnológica de deixar o seu apartamento ainda mais prático e moderno, elevando ainda mais o padrão da construção.

Assistentes virtuais e automação: como eles interagem?

Se você tem um smartphone, certamente já se deparou com o assistente virtual do seu telefone. Basta dar um comando de voz para que ele encontre um contato imediatamente, faça uma ligação ou abra algum aplicativo. A Siri, por exemplo, usada pela Apple, é um exemplo de assistente virtual, assim como a Alexa, dos dispositivos Echo, da Amazon.

No caso da automação residencial, é muito comum que agora os comandos de voz integrem esses sistemas. Ou seja, é possível chegar em casa e dizer: “Alexa, acenda a luz da suíte” e isso ser realizado imediatamente, sem nenhum tipo de comando manual.

Do mesmo modo, é possível programar aparelhos para obedecerem comandos de voz em todos os cômodos da casa, o que deixa tudo mais prático e seguro. 

Nos sistemas de monitoramento de quartos infantis, por exemplo, é possível receber uma notificação no celular quando o bebê chora e assim iniciar, ao seu comando de voz, uma playlist pré-programada de músicas de ninar. E acredite: pode até acender um abajur para que a criança não se sinta sozinha enquanto os pais não chegam ao quarto infantil.

Benefícios de investir em uma automação residencial

A principal causa pela qual as pessoas buscam automatizar a própria casa é tornar a vida mais prática. Depois de um dia cansativo de trabalho, as pessoas buscam qualidade de vida e conforto dentro de casa e a automação é uma ótima pedida nesses casos.

Outro benefício importante da automação é que ela também pode ser usada como tecnologia de segurança para o lar. As fechaduras eletrônicas, por exemplo, são muito eficazes contra arrombamentos e invasões. 

Além disso, o sistema de câmeras integradas garante monitoramento durante todo o tempo e ainda é possível dar comandos de voz para movimentar as câmeras e observar vários pontos da casa.

Como fazer a automação por etapas

O indicado pelos profissionais é sempre começar a automação residencial por controles mais simples de serem programados, como é o caso da iluminação. Mas cada pessoa pode começar por onde preferir, seguindo critérios que sejam importantes para a família no momento. A seguir, você pode conferir algumas etapas da automação.

Iluminação

A automação da iluminação permite o controle de toda a casa por meio de um tablet ou smartphone. É possível até controlar a intensidade da luz em cômodos onde se deseja uma iluminação mais pontual, como abajures e luzes diretas. É possível, ainda, usar luzes de cores diferentes e controlar tudo por voz ou dispositivo eletrônico em cada cômodo.

Segurança

A automação em segurança envolve tudo o que faz parte do monitoramento do ambiente. Instalação de luzes e sensores de presença, alarmes e câmeras permitem que o local seja controlado 24 horas por dia e transmita uma sensação real de segurança aos moradores, principalmente quando viajam ou não estão em casa.

A partir de uma conexão com a internet e um aplicativo, é possível ver, de qualquer lugar, o ambiente de casa e algumas câmeras até permitem que você fale em tempo real com quem estiver lá dentro, como um funcionário, por exemplo, para dar alguma orientação.

Outros dispositivos como sensores de fumaça e alarmes de incêndio também podem fazer parte da automação residencial.

Limpeza

A limpeza da casa também pode entrar na automação residencial e deixar a vida de todos os moradores mais prática e a casa sempre limpa. Robôs aspiradores, por exemplo, já podem receber comandos de smartphone e serem programados para aspirar o pó em horários específicos.

Entretenimento

Todos os seus aparelhos eletrônicos como home theater, TV e caixas de som podem estar ligados por um sistema de automação integrado. Ao dar o comando de voz, você pode ligar qualquer um desses aparelhos, ajustar o volume ou até programar para gravar algum programa favorito ou procurar seu canal sem sequer mexer no controle remoto da TV.

Também é possível programar a TV para ligar na hora do seu filme predileto ou avisar quando a nova temporada da série está no ar.  

Como fazer uma boa automação residencial

Para conseguir bons resultados na automação residencial, é imprescindível contratar profissionais especializados no tema. 

Também é importante que esses profissionais sejam experientes no ramo de integração dos ambientes, já que tudo deve estar interligado. Procure por empresas que tenham casos de automação para mostrar, peça para ver trabalhos realizados e, se possível, peça indicação.

A automação residencial é uma excelente maneira de deixar o dia a dia mais prático, trazer mais conforto para toda a família e, ainda, valorizar seu imóvel. 

A propósito, esse recurso já é muito usado em imóveis de alto padrão. E, se você ainda não possui um apartamento alto padrão com esses recursos, nós te ajudamos a encontrá-lo. Baixe o nosso Guia Como Escolher um Apartamento de Luxo em Belo Horizonte. Ele é gratuito!