Área Comum, Dicas, Novidades 17/10/2019

4 tecnologias de segurança que não podem faltar no seu prédio

Segurança é hoje, com certeza, uma das maiores preocupações dos brasileiros. E essa preocupação só está aumentando, na mesma proporção dos crimes violentos. Enquanto não existe uma garantia maior de segurança pública, resta buscar por conta própria alternativas que garantam a sua proteção e da sua família. Por isso, algumas tecnologias de segurança não podem faltar no seu prédio, especialmente se for um imóvel de alto padrão.

Nesse artigo, vamos mostrar as tecnologias de segurança mais modernas e eficazes. Se você está pensando em comprar um apartamento, não se esqueça de verificar se o empreendimento oferece essas proteções!

1. Portaria Remota 24 horas

Você já ouviu falar na portaria remota? Ela permite o controle da entrada e saída de moradores e visitantes à distância, a partir de uma central. Em outras palavras, não é preciso que o profissional de portaria fique sentado na guarita, exposto a situações de risco. Ele realiza seu trabalho de um local mais protegido.

Com uma portaria remota, o visitante que chega ao prédio conversa com o porteiro por meio de um sistema de comunicação com vídeo e áudio. Assim, ele pode se identificar, até apresentando um documento. O porteiro pode entrar em contato com o apartamento que será visitado, para confirmar a autorização do visitante. 

Se a identificação e a autorização forem confirmadas, o porteiro então libera a entrada do visitante com um simples toque de botão. Se forem negadas, basta recusar a entrada. Nesse caso, o porteiro não corre o risco de ser ameaçado, o que é comum nas portarias tradicionais.

Uma das principais vantagens da portaria remota é que ela garante monitoramento a todas as horas, todos os dias da semana. Sempre tem alguém de olho na movimentação e pronto para agir em qualquer intercorrência. Além disso, imagens e áudios são registrados e podem ser utilizados para identificação.

Para completar, essa é uma das tecnologias de segurança que geram economia. Especialistas estimam que é possível reduzir os custos com portaria em 40% a 50% com a adoção desse recurso. 

2. Proteção I.V.A. e alarmes

Proteção I.V.A. é um sistema que utiliza infravermelho ativo para detectar movimentos. Quando esse sistema identifica a passagem de alguém, ele aciona um alarme. Essa é uma das tecnologias de segurança mais avançadas para a proteção perimetral. Isso significa que ver proteção I.V.A. nos muros do prédio é um bom sinal.

Não existe segredo no seu funcionamento. Se alguém tentar entrar no prédio pulando o muro, o infravermelho detecta o movimento e o alarme é disparado. Então, antes que essa pessoa possa, efetivamente, entrar no prédio, a equipe de segurança já terá sido alertada para conter a situação.

Para completar, é importante notar que a proteção I.V.A. traz bem menos risco de acidentes do que alternativas como cercas de arame farpado e cercas eletrificadas. Esse tipo de recurso ultrapassado, embora possa desencorajar invasores, também pode ferir acidentalmente animais e crianças desavisadas.

3. Sistema de segurança com câmeras

Supondo que um “visitante indesejado” consiga passar pela portaria remota ou pela proteção I.V.A., um prédio bem preparado para segurança ainda tem outras cartas na manga. 

Com um sistema de câmeras, é possível identificar qualquer pessoa circulando pelo prédio que não seja um morador, funcionário ou visitante autorizado. Dessa forma, a equipe de segurança pode tomar rapidamente as providências para evitar que algo mais grave aconteça. 

Vale a pena lembrar que sistemas de segurança com câmeras têm um papel importante em ajudar na identificação dos responsáveis por delitos, não apenas dentro de prédios, mas também nas suas proximidades. Ou seja, essas tecnologias de segurança ajudam a proteger você, sua família e ainda toda a comunidade da região onde mora.

4. Elevadores com código de segurança

Os elevadores são a última barreira de proteção contra qualquer pessoa mal intencionada que tente chegar ao seu apartamento, certo? Por isso, elevadores com código de segurança ajudam a manter essas pessoas afastadas.

Mesmo que elas consigam entrar no prédio, passando pela portaria e chegando até o elevador, não poderão subir ao seu andar, porque não sabem o código para fazê-lo funcionar!

Além do código, alguns elevadores adotam identificação biométrica ou cartão magnético como forma de liberar o acesso. Esses meios geram mais dificuldades para a entrada de pessoas que estão autorizadas, mas não moram no apartamento – funcionários e visitantes. O código tem a vantagem de poder ser informado para as pessoas de confiança que mais frequentam seu apartamento.

Os cuidados com o código de segurança do elevador são os mesmos que você tomaria com qualquer senha importante no seu dia a dia. Inclusive, é recomendável cadastrar um novo código de tempos em tempos.

Outras tecnologias de segurança

Além de todas as tecnologias de segurança que você acabou de ver, outras podem ser implementadas no seu apartamento. E as opções são inúmeras: travas nas portas, olho mágico, câmeras, detectores de movimento, alarmes, cofres.

Merece especial destaque o acesso por biometria, que utiliza tecnologia digital para o reconhecimento de características biológicas únicas, como a digital, a íris e a face. Esse recurso aumenta a segurança no controle de acesso porque, enquanto uma chave pode ser perdida e uma senha pode ser hackeada, as características biológicas não podem ser imitadas por outra pessoa. Esse tipo de tecnologia já está presente em vários elementos do dia a dia, como o seu smartphone, e chega com cada vez mais força à segurança residencial.

Vantagens de morar em um prédio com tecnologias de segurança

Se você mora em um prédio sem estrutura de segurança, não tem outro jeito: precisa instalar tecnologias de segurança no seu apartamento. Agora, se o prédio já é bem aparelhado, a necessidade de investir seu próprio dinheiro nessas tecnologias é bem menor. Portanto, morar em um prédio que tem uma estrutura de segurança completa também é uma forma de economizar.  

Outra grande vantagem de morar em um prédio com tecnologias de segurança modernas e confiáveis é, sem dúvida, a tranquilidade. Você pode se dedicar às suas atividades – trabalho, estudos, lazer – com a certeza de que você, sua família e seu apartamento estão bem guardados. E nada pode comprar a tranquilidade para viver bem, certo?

Agora, um teste: o que portaria remota 24 horas, proteção I.V.A. e alarmes, sistema de segurança com câmeras e elevadores com código de segurança têm em comum? Todos eles são tecnologias de segurança que estão presentes nos apartamentos da Monterre! Afinal, a segurança dos moradores é uma das prioridades em nossos empreendimentos. 

Quer descobrir outras características dos apartamentos de alto padrão da Monterre? Confira os nossos empreendimentos e saiba mais!