Novidades 07/06/2021

10 dicas para deixar o apartamento mais seguro

A segurança é um fator fundamental na hora de escolher um lugar para morar. A grande maioria das pessoas procura por um lugar que ofereça o máximo de segurança para a família, para que todos possam ter mais qualidade de vida e manter a rotina com tranquilidade e por isso, a procura sobre como deixar o apartamento mais seguro é fundamental.

A busca por um apartamento por si só já é uma decisão que prioriza a segurança, já que viver em um ambiente desse modelo ajuda a coibir a ação de criminosos. Mas há outras atitudes que podem ser tomadas para reforçar ainda mais esse ponto e que ajudam a blindar você e sua família.

A seguir, você poderá conferir como deixar o apartamento mais seguro. Continue a leitura e acompanhe!

1. Procure um condomínio com portaria 24 horas

A portaria 24 horas é um fator de segurança importante para proteger os condôminos. Seja portaria física ou a distância, ter um profissional para mediar a entrada e saída de pessoas o tempo todo faz a diferença em qualquer lugar.

O porteiro ainda é capaz de detectar movimentações diferentes dentro do condomínio e agir a tempo para evitar invasões e crimes. Por outro lado, em um condomínio que não conta com portaria 24 horas, o prédio fica mais suscetível à entrada de estranhos e demora para detectar essa invasão.

2. Opte por fechaduras digitais

As fechaduras digitais são muito modernas e ajudam a manter a segurança do apartamento. Você pode instalar na porta de entrada e cadastrar uma senha para cada morador. Algumas, ainda permitem a entrada por meio do cadastro da digital.

Outros modelos ainda oferecem a opção de criar uma senha que funcione apenas em determinados horários do dia, para dar aos funcionários, por exemplo, e controlar a entrada e saída dos mesmos.

As fechaduras digitais também são mais seguras que as tradicionais por não terem chaves que podem ser perdidas ou copiadas e é uma excelente dica sobre como deixar o apartamento mais seguro.

3. Coloque câmeras de segurança dentro de casa

Se você trabalha o dia todo e tem uma rotina corrida, nada melhor do que poder dar uma olhada no seu apartamento às vezes para conferir se está tudo bem. Para isso, é possível investir em câmeras de segurança nos cômodos mais importantes, como sala, cozinha, entrada e quarto das crianças.

Alguns modelos de câmera permitem até que você controle o posicionamento delas pelo celular, podendo ter uma visão mais ampla do cômodo todo. Ainda há a opção em algumas de poder se comunicar com quem está dentro de casa através dela e ser notificado sempre que houver algum movimento dentro daquele espaço.

4. Como deixar o apartamento mais seguro na escolha do bairro

Mesmo que o seu condomínio ofereça o máximo de segurança possível, é ideal que você escolha um imóvel que esteja localizado em um bairro seguro. Antes de fechar negócio, visite o bairro mais de uma vez, em diferentes horários do dia.

Faça passeios a pé, veja como se sente caminhando nas ruas e, se possível, converse com pessoas que trabalham e moram na região para perguntar sobre como se sentem em relação à segurança.

A segurança da região é muito importante para que você possa ter mais qualidade de vida e viver mais tranquilo com a família, tendo a liberdade de poder passear quando quiser.

5. Tenha cuidado ao entrar e sair do condomínio

Além de prestar atenção na segurança que o seu condomínio oferece, é importante que todos os dias haja atenção especial na hora de entrar e sair do condomínio. 

Se quer uma dica sobre como deixar o apartamento mais seguro, não deixe de checar se há alguém parado na frente do prédio, se existe alguma movimentação estranha e sempre se lembre de fechar o portão da garagem e da entrada social assim que você entrar ou sair. 

6. Cuidado ao autorizar a entrada de pessoas

A colaboração dos moradores é essencial para manter a segurança dentro de um condomínio. Por isso, sempre que for receber encomendas ou pedidos de comida, por exemplo, o ideal é descer e buscar na portaria.

Caso seja necessário que um prestador de serviço entre no prédio, verifique com a portaria qual o procedimento necessário e se é preciso realizar algum cadastro do funcionário.

7. Como deixar o apartamento mais seguro sendo discreto?

Mesmo morando em apartamento, não comunique a todos que você vai viajar. No máximo, avise um vizinho e um familiar, e peça que alguém de confiança vá até sua casa periodicamente, caso a viagem seja longa, para ver se está tudo bem e fazer uma manutenção básica, como regar as plantas e abrir um pouco as janelas.

Evite contar a mais pessoas quando fizer uma viagem longa, porque elas podem repassar a informação, mesmo que de forma inocente, e dar abertura para que pessoas mal intencionadas preparem algum tipo de golpe para entrar no apartamento. Portanto, para não ter surpresas, avise o mínimo possível de pessoas quando for se ausentar por algum tempo.

8. Verifique os dispositivos de segurança do seu condomínio

Além da portaria 24 horas que você já sabe sobre a importância, outros pontos de segurança são essenciais dentro de um condomínio para quem procura segurança e tranquilidade dentro de casa.

Verificar se o prédio tem um bom sistema de câmeras é a primeira atitude. Assim, é possível monitorar todo o perímetro do condomínio e ter as imagens gravadas caso seja necessário consultar.

Outro ponto são os procedimentos adotados pela portaria para liberação de entrada de não moradores. Veja se há algum tipo de cadastro, como é o acesso, se há algum protocolo de segurança e até se existe algum dispositivo para controlar a entrada também dos moradores, como abertura por impressão digital ou tags. Tudo o que for colaborar com a segurança, faz a diferença.

Deixar o apartamento e o condomínio onde você mora mais seguro é uma atitude que pode evitar sustos futuros e fazer toda a diferença em um momento de tensão. É claro que são situações que todos esperam não passar, mas é preciso se blindar da melhor forma possível para evitá-las. Com essas dicas, você certamente vai ajudar a melhorar sua segurança e poder ficar mais tranquilo no local onde escolheu viver.

Buscando por inspirações para uma decoração? Baixe agora o nosso mural de inspirações e confira dicas de móveis, design, cores, texturas e muito mais!