Novidades 30/09/2021

Dicas para montar o cantinho do vinho na sala

cantinho_do_vinho_na_sala

Seja verão, inverno ou meia-estação, os apreciadores de vinho sempre têm um bom rótulo para indicar. E nada melhor do que ter várias opções dentro de casa para aproveitar a família em um almoço, jantar ou para acompanhar petiscos com uma conversa agradável com os amigos.

Além de uma boa varanda gourmet, por que não aliar seu estoque de vinho à decoração da sua casa? Há várias maneiras de preparar o cantinho do vinho com muito charme e elegância, transformando o ambiente em um local aconchegante para armazenar suas garrafas e desfrutar do sabor dessa bebida. E a sala é perfeita para isso, já que é ali onde você pretende reunir seus convidados, certo?

A seguir, você vai poder conferir algumas dicas para montar o cantinho do vinho na sala e aproveitar ótimos momentos. Acompanhe!

O que o espaço de vinho tem que ter?

Se você quer montar uma adega em casa, é importante saber alguns detalhes para caprichar nesse espaço. Confira o que não pode faltar!

Adega

Para montar o cantinho do vinho em casa, é preciso deixar um espaço separado para uma adega. Há uma série de tamanhos e modelos que podem se encaixar em diferentes tipos de apartamento. As mais simples, que não climatizam, permitem encaixar os vinhos e deixar sobre um móvel, como um aparador ou estante. Esse tipo é ideal para quem não tem muito espaço em casa.

Já as adegas climatizadas são perfeitas para quem gosta de tomar o vinho no ponto certo. É possível controlar a temperatura para deixar os vinhos tintos da maneira perfeita que eles merecem ser degustados e assim aproveitar todo seu sabor.

Mas se a ideia é fazer um bom investimento e poder armazenar seus vinhos de maneira quase que personalizada, a adega dual zone é ideal. Ela permite que duas temperaturas sejam ajustadas, podendo armazenar, dessa forma, tanto vinhos tintos, que exigem uma temperatura mais amena, como 18ºC ou 20ºC, quanto vinhos brancos e rosés, que devem ser tomados gelados.

Se você tiver um espaço maior na sua sala, é possível transformar uma parede toda em uma adega só. É interessante também instalar nichos do tamanho das garrafas ou até mesmo suportes para prender na própria parede. O resultado é uma adega cheia de estilo e um espaço de respeito para os apreciadores da bebida.

Como escolher a adega ideal

Tendo em vista todos esses tipos de adega, basta definir qual a ideal para o seu espaço e também para o bolso, já que há várias faixas de preço. As de mesa, por exemplo, costumam ser as opções mais em conta.

Já as climatizadas têm valores intermediários e são boas para quem aprecia um bom vinho tinto. As dual zone, por sua vez, costumam ter os valores mais altos, mas são perfeitas para quem quer ter a praticidade de encontrar vários tipos de vinho em um só lugar e na temperatura certa para tomar.

Acessórios

A arte de degustar um bom vinho não exige só uma adega para deixar sua bebida na temperatura perfeita. Há uma série de aparatos, como abridores, que podem ser automáticos ou manuais e que ajudam a retirar a rolha de forma mais prática; e também as tampas de garrafa, para guardar o que sobrou sem deixar o ar entrar e comprometer o sabor.

Outro acessório interessante para ter na sua adega é a bomba de vácuo, que retira o ar da garrafa para que você possa armazenar sua bebida depois de aberta mantendo seu sabor original por mais tempo.

Na sua adega, também vale deixar uma sacola especial para carregar os vinhos ao sair de casa. Quando for a um restaurante ou para a casa de amigos, basta pegar sua garrafa favorita na adega, colocar na sacola e carregá-la com muito estilo. Esses modelos costumam ser vendidos em materiais nobres, como o couro.

Para servir, marcadores de taça podem ser também uma ótima opção de acessórios para deixar na adega. É possível encontrar modelos coloridos, que se encaixam facilmente na haste para que os convidados não confundam e saibam sempre onde está a taça.

Taças especiais para vários tipos de vinho

Há uma infinidade de formatos de taças que são indicadas para tipos de vinhos diferentes. Claro que não é possível ter todos os tipos, mas procure deixar no seu cantinho do vinho na sala algumas taças para os principais, que são: taça para vinho branco ou rosé, taça para vinho tinto, taça para licores, espumante e também as específicas para água, que vão acompanhar seu vinho.

As taças podem, inclusive, ajudar a decorar seu cantinho do vinho. Você pode fazer uma cristaleira para colocá-las à mostra, por exemplo. Ou, se tiver taças de cristal ou vidro trabalhado, posicioná-las sobre um aparador em cima de uma bandeja. O resultado fica lindo e as taças estão sempre à mão.

Os móveis para o seu cantinho do vinho

Além da cristaleira, que é ideal para guardar não só as taças, mas outras peças de valor e que ajudam a decorar o ambiente, é possível investir em um aparador, ou buffet, para colocar outras bebidas e complementar esse espaço da casa. Assim, mesmo que alguém não beba vinho, pode ter outras opções.

É possível fazer um móvel desse tipo sob medida, com um espaço do tamanho certo para o modelo de adega que você escolher. Caso seu estilo seja mais moderno e não quiser complementar o ambiente com uma cristaleira, pode fazer um armário com vidro de bronze espelhado para guardar taças e seu kit de vinho, com abridor, sacola e os outros acessórios que você já sabe que precisa para ter um espaço completo.

Não se esqueça de deixar o cantinho da sala aconchegante para a hora do vinho com os móveis certos: um bom tapete, poltronas confortáveis com mesas para apoiar as taças, quadros com luzes diretas para deixar o ambiente semi-iluminado e com um clima intimista, e um bom sistema de som.

O cantinho do vinho na sala tem tudo para ser acolhedor e um espaço muito visitado na casa. Seguindo nossas dicas, você poderá caprichar na hora de montar o seu, para degustar sua bebida favorita com muito conforto e estilo.

Se você gosta de requinte e estilo, não deixe de conhecer o lançamento da Monterre, o edifício Santé e descubra como as conquistas da vida têm um sabor especial!