Novidades 25/02/2021

5 dicas essenciais para decorar apartamento de luxo

decorar-apartamento-de-luxo

Decorar um apartamento de luxo pode ser desafiador para quem não sabe quais são os elementos chaves que devem ser considerados no momento da decoração. Ao adquirir um imóvel novo, pense primeiramente no uso que você fará de todos os ambientes. O imóvel será sua nova residência ou será usado só em feriados e períodos específicos? 

Em seguida, pense naquilo que você gosta em termos de estética, cores, texturas, o imóvel novo deve atender às suas expectativas e gostos, deve ser agradável para a sua vivência.

Com esses dois pontos esclarecidos, o passo seguinte é investir em elementos que valorizem cada ambiente, sendo escolhidos e posicionados de forma coerente e harmoniosa. Nesse quesito as possibilidades são quase infinitas. Por isso, daremos dicas importantes e coringas de como decorar seu apartamento de luxo, destacando os principais ambientes que o compõem: sala,cozinha, suíte, quarto de hóspedes e escritório.

Boa leitura!

Dicas para decorar apartamento de luxo

Dicas para as salas

A sala é um ambiente para relaxar, ver tv, ou receber amigos, portanto precisa oferecer conforto, mas ao mesmo tempo precisa estar conectada com a personalidade do proprietário. Na hora de decorar esse ambiente, você pode apostar em tons mais neutros nas paredes para destacar a mobília e a decoração. 

Se o seu estilo é mais exuberante, invista em luminárias e pontos de luz mais impactantes que atenuem algum detalhe da sua sala. Peças de cobre, douradas, vidro ou espelhadas contribuem também para elevar o ar de sofisticação no cômodo e criar pontos de luz quando iluminados à noite, por exemplo.

No quesito mobília, invista em peças assinadas, com um design diferenciado. Você pode investir em poltronas de couro, com um ar vintage ou em poltronas de formato e material não-convencional que dialogam com um perfil mais urbano e industrial.

Por fim, quadros e tapetes também dão tom de elegância e requinte à sala e dialogam bem com a personalidade de quem mora ali. Escolha obras de seus artistas favoritos e deixe o ambiente com sua cara.

A decoração da sala pode ainda dialogar com a decoração da varanda gourmet que em algumas plantas de apartamento são integradas e servem de apoio uma à outra. 

Dicas para as cozinhas

A cozinha é o coração da casa, independente do tamanho precisa ser funcional, mas também um ambiente agradável para preparação da comida, seja para o dia a dia ou uma refeição especial para convidados, por exemplo.

A cozinha, em algumas plantas, costuma ser integrado à sala de jantar e até à sala de estar. Tornando-se um ambiente mais casual e que pode ser compartilhado por todos, moradores e convidados.

Se a sua ideia é integrar mais a cozinha aos demais ambientes sociais, construa uma meia parede, caso não haja, que dê visibilidade da cozinha para a sala e vice-versa. A integração de ambientes é, hoje, sinônimo de modernidade e sofisticação.

A composição visual precisa estar alinhada com os ambientes integrados, mas deve ter uma personalidade própria. Se o seu perfil for mais discreto, mas não dispensa um ar de requinte, invista em porcelanato no revestimento da cozinha. Além de dar um ar clássico, é mais fácil de limpar. Tenha eletrodomésticos na mesma cor e posicione-os de forma funcional e equilibrada para aproveitar bem o espaço e não perder circulação.

A construção de uma ilha pode ser também uma forma de delimitar o espaço da cozinha sem escondê-la da sala de jantar. Além disso, a ilha dá um formato dinâmico à cozinha, onde fogão e pia podem ficar centralizados no ambiente, dando mais conforto para quem for utilizá-los sem ficar de costas para as demais pessoas.

Por ter se tornado um ambiente mais social, a decoração da cozinha pode ir além dos utensílios domésticos e você pode investir também em quadros, vasos, plantas e uma estética mais rústica com móveis de marcenaria que dão um ar mais acolhedor ao ambiente.

Dicas para as suítes

A suíte é o lugar de repouso e descanso, portanto, deve transparecer tais sensações para quem vai usá-la. Usar cores vibrantes e fortes, pode ser um risco se não for bem planejado e não estiver de acordo com o perfil do morador. 

Além da pintura, a iluminação também é importante. O ideal é que o ambiente possa ter uma iluminação que possa ser controlada. Quando o morador quiser menos luz, poderá ter luminárias e pendentes criando pontos de luz em lugares específicos na suíte, como na cabeceira da cama. 

Cortinas também ajudam a controlar a entrada de luz externa. Aqui você pode tanto investir em tecidos lisos ou estampados, com efeito blackout ou buscar cortinas de outros materiais.

Como a suíte é um ambiente bem pessoal, invista também em elementos mais próximos da sua personalidade. Deixe acessíveis livros, quadros e outros elementos que você gosta de consumir. Pense também na disposição dos elementos no closet e no banheiro. 

Dicas para os quartos das visitas

Torne o quarto aconchegante e funcional, para hospedar familiares e amigos. É interessante que o quarto de visitas tenha uma decoração mais neutra, mas ainda assim você pode colocar elementos de destaque como quadros, luminárias e plantas.

Tapetes nos quartos são uma ótima ideia para demarcar espaços dentro do ambiente, como a área da cama e a área de TV. Outro elemento que também se destaca no quarto é a cabeceira da cama que pode ser de madeira, de tecido ou ainda ser definida por uma pintura diferente na parede.

Invista ainda em roupa de cama de alta gramatura que seja confortável para quem vai utilizar. As cortinas são indispensáveis também.  A iluminação em cima da cama pode ganhar um toque especial com a instalação de um lustre, pendente ou uma luminária de teto mais sofisticada, sendo um ponto de destaque na decoração do quarto. 

Dicas para o escritório

O modelo de trabalho remoto ou em home office veio para ficar e ter em casa um ambiente adequado para a realização das atividades é essencial para cumprir com as obrigações trabalhistas. 

A luz é um elemento essencial nesse ambiente, ainda mais quando o trabalho é pautado em uso de computador, leitura de textos, relatórios, entre outros. Para facilitar essa atividade, a entrada de luz no ambiente deve ser prioridade, portanto,busque um espaço com janelas e que invista em cortinas que amenizem a entrada de luz em dias quentes e ensolarados, mas não deixem o ambiente escuro.

Outra dica é buscar acabamento com materiais que dão frescor ao ambiente, como porcelanato no chão e parede e madeira na mobília. Invista em poltrona ou sofá confortáveis para ter intervalos de descanso durante o trabalho.

Pode ainda ter um cantinho do café, com uma mobília e utensílios posicionados de forma harmônica no ambiente. Se você costuma realizar reuniões online, pense também no background da sua mesa de trabalho. Vale apostar em quadros ou em uma estante de livros. 

Gostou das dicas de como decorar um apartamento de luxo? Que tal saber qual perfil de decoração combina mais com você? Participe do nosso quiz: qual decoração você é