Novidades 11/08/2021

Decoração escandinava: como ter esse estilo em seu apartamento

decoração escandinava

A decoração escandinava é um estilo que está sempre em alta e chama atenção de arquitetos e decoradores, como também de moradores. A decoração de um espaço é essencial para proporcionar aconchego e transmitir o seu estilo. Nesse cenário, a decoração escandinava se destaca por seu ar minimalista e contemporâneo e ganha cada vez mais adeptos.

Mas o que é a decoração escandinava? Como ela surgiu e para quem ela é indicada? Aqui, vamos te explicar tudo sobre essa tendência com cada vez mais admiradores.

O que é a decoração escandinava?

A decoração escandinava tem como característica principal o seu tom minimalista. Ela é composta por paredes e móveis brancos, luz natural, simplicidade, paleta de cores neutras e linhas retas. Essas características tendem a deixar o ambiente com o ar agradável e confortável.

O ambiente é criado por itens clássicos, como a madeira, que pode ser usada em armários, mesas e detalhes das camas. E a atmosfera elegante recebe auxílio de itens como tapetes e colchas com tecidos naturais e de grande volume.

A maior predominância é o branco, tanto nas paredes quanto nos móveis. Entretanto, para o ambiente não ficar monótono, a branquitude é quebrada com itens decorativos coloridos. Ainda assim, esses itens devem ser em cores clássicas e neutras, como o cinza, nude ou candy colors.

Esse tipo de decoração explora a luminosidade do local. Por isso, os elementos neutros e claros, como o branco, cinza e nude, ajudam na propagação da luz natural do ambiente. A madeira é usada para quebrar qualquer aparente frieza e gerar conforto visual.

Em outras palavras, o estilo é caracterizado por cômodos clean, práticos e funcionais, elegantes e sem excesso, misturando elementos clássicos e modernos.

Como o estilo surgiu?

Como o nome sugere, a decoração escandinava surgiu na região localizada no norte da Europa, entre a Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega. Essa região é conhecida como Escandinávia e o estilo tem raízes nórdicas, com inspiração nas paisagens e artesanato do local.

Para esse tipo de decoração, também são usadas referências nos tons do clima dessa região, famoso por noites longas, invernos extensos, muito frio e longas horas de escuridão. Por causa desse cenário mais “escuro”, a decoração escandinava tende a valorizar e potencializar a claridade. O branco e os tons claros acentuam a iluminação do local.

Os dias curtos, escuros e predominantemente nublados dessa região demandam uma decoração com cores claras, trazendo luz aos ambientes. O design escandinavo surgiu por volta de 1897, com a Exposição de Artes e Indústrias de Estocolmo. Mas o seu auge aconteceu apenas em 1950. 

Essa decoração é influenciada pela cultura do local, que tende a transformar as casas em locais muito aconchegantes tanto para morar quanto para receber amigos. Com as baixas temperaturas do local, as casas viram espaços comuns para festas e reuniões, em detrimento de bares e restaurantes. 

A necessidade de ficar mais tempo dentro de casa para se proteger das baixas temperaturas em seu exterior fez com que esse tipo de decoração tivesse foco em tornar todos os ambientes aconchegantes.

Como a decoração escandinava pode ser desenvolvida?

Já que é um estilo originário de regiões como Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, é natural que a decoração utilize materiais mais comuns da região. Dessa forma, linho e lã são comuns, por serem aconchegantes e quentes. Como já citado, a madeira também é comum, especialmente em bancadas da cozinha e no chão.

A aplicação desse estilo também pode ser feita com o uso de formas geométricas e assimétricas. O que vale aqui é encontrar o equilíbrio entre o simples e o sofisticado.

Mas vale lembrar que esse estilo foi criado com base nos países escandinavos, que são muito frios. Ao ser adaptado para o Brasil, que é um país tropical, alguns detalhes podem ser alterados. O estilo escandinavo pode servir como referência, mas colchas de lã podem não ser viáveis para locais muito quentes, por exemplo. Basta se atentar para não perder a essência do estilo.

Então, quais princípios devem ser preservados para desenvolver a decoração escandinava?

  • Tons claros e neutros, com foco no branco, cinza e bege
  • Valorizar a iluminação natural do ambiente; 
  • Combinar a decoração com elementos rústicos e envelhecidos; 
  • Valorizar a amplitude do local; 
  • Minimalismo.

Lembre-se: os móveis e paredes de cores claras servem como difusor de luz. Já tapetes marrons claros, especialmente de pelo, fazem referência aos antigos povos nórdicos e ajudam na atmosfera aconchegante. Madeiras, tecidos naturais, plantas silvestres na casa ou no jardim, luminárias, quadros, cerâmicas e vidros são elementos comuns da decoração escandinava.

Cada estilo de decoração possui suas peculiaridades. No caso do escandinavo, a base deve ser neutra, combinada com elementos levemente envelhecidos. Por ser uma proposta minimalista, excessos são dispensados. Além dos móveis funcionais e itens compactos, o espaço livre para circulação deve receber atenção e sempre existir.

Outro ponto que auxilia nessa composição são as janelas grandes, para ajudar na boa iluminação, e cortinas leves. Essa composição deve atentar para não criar sombras e acabar escurecendo o local. Lâmpadas penduradas por um fio e quadros no chão, encostados na parede, também dão um toque nórdico.

  • Salas: Nas salas, o mais comum para aplicar essa decoração são pisos brancos ou claros. O piso de madeira pintado de branco também é comum. Sofás devem seguir as cores bege, cinza ou branco, com os destaques levemente mais coloridos sendo colocados em almofadas, mantas ou tapete. Os móveis em madeira rústica clara podem ser utilizados.
  • Quartos: A mobília pode ter tom de madeira natural, com almofadas e cortinas seguindo a mesma linha da sala.
  • Cozinha: Ponto-chave de simplicidade na casa. Os armários geralmente são em madeira branca, sem toque de cor. Elementos mais despojados podem ser colocados aqui, com paredes em tijolinhos ou objetos pendurados para dar um ar mais descontraído.

Gostou dos detalhes do estilo de decoração escandinavo, mas não sabe se ele combina com sua personalidade? Faça o nosso quiz e descubra qual é o estilo de decoração que mais combina com você.