Novidades 25/08/2020

Vai pegar as chaves do imóvel novo? Saiba o que fazer agora!

Receber as chaves do imóvel novo é um dos momentos mais aguardados pelos compradores. Afinal, essa é a hora de converter o sonho em realidade, transformando o imóvel em um verdadeiro lar.

Mas você sabe quais são os próximos passos a serem tomados depois de receber as chaves? Siga a leitura e descubra!

Comece a dar a sua cara para novo apartamento

Adquirir um apartamento de alto padrão é ter a comodidade de escolher muitos materiais de acabamento de excelente qualidade desde a construção. A depender da construtora, são inúmeras as possibilidades de personalização – e é sempre importante contar com um arquiteto para lhe ajudar nesse processo, desde a escolha dos revestimentos, cores e outros pontos, até a contratação de mão-de-obra para a execução dos serviços.

Mas nada melhor do que dar um toque especial e tornar perfeito aquilo que já é entregue de forma maravilhosa. É nesse momento que você vai dar mais vida e identidade aos imóvel com o seu estilo e personalidade. 

Portanto, use e abuse de tudo com a maior qualidade e de bom gosto para elevar a sofisticação e o luxo dos ambientes.

Pense também na decoração

É válido que você queira transformar tudo para contemplar o projeto decorativo. Isso significa analisar a iluminação que será feita em cada ambiente, os detalhes e acabamentos (como sancas ou outros itens em gesso), os móveis planejados, os demais mobiliários e assim por diante.

Todos esses detalhes, juntos, ajudam a criar uma atmosfera única, trazendo a personalidade dos futuros moradores para o imóvel. Além disso, a decoração certa favorece à funcionalidade, principalmente com móveis planejados, que auxiliam na organização de roupas, utensílios domésticos e inúmeros outros objetos da família.

Os projetos de decoração consideram os gostos pessoais dos moradores, as características físicas do imóvel e os detalhes a serem resolvidos, tornando a sua rotina mais prática e a sua nova casa muito mais aconchegante e exclusiva.

Contrate os serviços básicos

Antes de planejar a mudança (e até mesmo de contratar os profissionais para trabalharem no seu novo imóvel), é importante contratar os serviços básicos. Esse é um passo que deve ser feito assim que você pegar as chaves do imóvel novo.

Em muitos condomínios, as ligações definitivas de energia elétrica, água e gás já são feitas, porém em alguns você terá de solicitar essa ligação nos órgãos competentes da sua cidade. Então é importante conferir essa etapa.

Lembrando que para realizar as obras no seu imóvel novo será preciso ter disponível, pelo menos, água e energia elétrica para as equipes trabalharem. Então, é fundamental conferir esses pontos assim que receber as chaves do imóvel novo.

Além disso, também será preciso solicitar ou transferir a sua linha telefônica, internet e TV por assinatura. É importante conferir essas etapas com antecedência, pois muitas operadoras têm um prazo relativamente longo para fazer a transferência – o que pode inviabilizar a sua mudança.

Avalie as regras do condomínio antes de pegar chaves do imóvel novo

Para acessar o condomínio, realizar obras e demais ações, é preciso conferir as regras condominiais. A convenção do condomínio é o documento no qual estão dispostas todas as informações importantes como: dias e horários permitidos para as mudanças, regras para prestadores de serviço e reformas, controle das vagas de estacionamento etc.

Por isso, assim que pegar as chaves do imóvel novo, confira todas essas questões com o síndico ou a administradora do condomínio, seguindo as regras estipuladas e evitando dor de cabeça.

Quando o imóvel estiver pronto para mudar, também é fundamental conferir em quais dias e horários essa mudança pode ser feita e com qual antecedência é preciso avisar ao síndico ou à administradora – e também quais são os locais de carga e descarga, tamanho da abertura do portão (fundamental para a passagem de móveis), tamanho e disposição dos elevadores e outras questões técnicas.

Organize a mudança

Depois de tudo estruturado, é hora de se mudar para a casa nova. Para fazer isso com tranquilidade, planeje a sua mudança com antecedência. Escolha um dia e horário que seja bom para toda a família e se prepare para a data.

O mais tranquilo é contratar uma transportadora, que ajudará no transporte dos itens mais pesados e também na hora de desmontar e montar móveis e outros equipamentos.

Para facilitar a mudança, comece dias antes a embalar os pertences, separando em caixas específicas as roupas, objetos de cozinha, pertences pessoais de cada membro da família, livros e assim por diante. Etiquete cada uma das caixas, dessa forma será mais fácil na hora de organizar os itens na casa nova.

Conheça os novos vizinhos e desfrute

Você poderá conhecer seus novos vizinhos antes ou depois da mudança, criando uma boa relação de vizinhança e estreitando os laços. Antes de se mudar, você poderá se apresentar e, depois, realizar uma pequena confraternização.

Essa relação é muito bacana, pois, além de novas amizades, você terá alguém para ajudar a zelar pelo seu imóvel quando você não estiver presente, por exemplo durante viagens.

Chegou a hora de pegar as chaves do imóvel novo

Como você viu, depois de pegar as chaves do imóvel novo, existem ainda alguns passos a serem tomados, transformando a construção no seu verdadeiro lar, trazendo a personalidade e o estilo dos moradores para esse ambiente. Após seguir todos esses passos, é só desfrutar o novo lar!

Gostou das nossas dicas do que fazer após pegar as chaves do imóvel novo? Aproveite e veja nosso conteúdo com várias dicas para escolher corretamente o seu imóvel de luxo!