Dicas 31/07/2018

4 dicas de como cuidar de cachorro em apartamento

Você acaba de comprar o apartamento dos sonhos, com uma bela arquitetura, acabamentos de primeira e muita qualidade de vida. Só falta trazer o pet! Afinal, nada como chegar no seu lar depois de um dia de trabalho e ser recebido pelo seu companheiro de quatro patas. Mas é aí que você se pergunta: como cuidar de cachorro em apartamento?

Não é só trazer o bichinho para dentro e pronto. Além de observar as regras do seu condomínio, você precisa ter alguns cuidados básicos com o pet para garantir a saúde e o bem-estar do animal. É isso que vamos mostrar neste post, portanto, acompanhe!

1. Deixe o apartamento seguro para o animal

Medidas de segurança são essenciais para cuidar de cachorro em apartamento. Proteja os parapeitos das janelas e as eventuais frestas por onde o pet possa escapar, sobretudo se ele for de pequeno porte.

Assim como para os gatos, instalar telas de proteção também pode ser necessário para os cães. Em locais de grades baixas, por exemplo, os bichinhos tentam pular a barreira ou escapar pelas frestas.

Além disso, nunca deixe objetos como plantas tóxicas, fios desprotegidos ou sacolas plásticas ao alcance do cachorro.

2. Cuide do bem-estar do pet

Os cachorros precisam ter um cantinho específico no apartamento para viverem tranquilos. Posicione a cama do pet em um local aquecido, silencioso e de pouca circulação na residência. Deixe os vasilhames de comida e água sempre por perto, além dos brinquedos preferidos dele. Assim, naqueles dias em que não sobrar tempo para passear com o pet, ele não ficará entediado.

Defina também o local onde o cachorro fará as necessidades, ensinando o caminho exato a ele desde filhote. Isso garante mais praticidade na limpeza e mantém o apartamento livre de odores. Quanto à saúde e higiene, é essencial que os banhos sejam regulares e que a vacinação e a vermifugação estejam em dia.

3. Compre brinquedos para ele

Essa é uma regra de ouro para manter bem cuidados tanto o pet quanto o apartamento. Você não quer correr o risco de o cachorro descarregar a energia na decoração da sala, não é mesmo? Então, compre brinquedos específicos para ele! Podem ser desde as simples bolinhas a objetos mais elaborados. O importante é nunca deixá-lo sem ter com o que brincar.

4. Leve seu bichinho para passear

Outra regra básica para ter cachorros felizes em apartamentos é passear com eles sempre que possível. Mesmo que o pet tenha seus brinquedos preferidos por perto, ele também precisa ver o mundo lá fora! Por isso, estabeleça uma rotina de passeios e atividades regulares para o animal, além de manter uma alimentação balanceada.

Assim, você garante o bem-estar do bicho e previne problemas de saúde, principalmente em se tratando de cachorros de médio ou grande porte. Sem falar que, quando o cão volta do passeio, ele geralmente está cansado e relaxado, ou seja, não terá energia para latir ou incomodar os vizinhos.

Continua inseguro quanto a trazer o animal para o apartamento mesmo com todos esses cuidados? Fique tranquilo, pois há termos específicos na Constituição Federal que resguardam esse direito. Os Artigos 5º (XXI) e 170º (II) da Constituição Federal pregam que qualquer condômino pode ter animais dentro do lar, desde que os bichos não apresentem riscos aos demais moradores.

Sendo assim, de acordo com a legislação, você tem total autonomia para administrar a sua unidade de moradia da maneira como bem entender, o que garante o direito de portar um animal de estimação. No entanto, é sempre recomendável conferir o regulamento do condomínio para evitar conflitos.

Nenhum síndico pode proibir a permanência ou a circulação dos pets pelas dependências do prédio. Mas, por outro lado, pode haver regras quanto ao barulho em determinados horários. Mantenha o bom senso! Quando o assunto é cuidar de cachorro em apartamento, as coberturas e os imóveis de varandas amplas auxiliam muito no desenvolvimento do animal e evita transtornos para a vizinhança. Pense nisso!

Agora que você sabe cuidar de cachorro em apartamento, está pronto para proporcionar uma rotina saudável, animada e confortável para seu pet.

Gostou do post? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram e acompanhe todos os conteúdos que preparamos especialmente para você!

Nós entramos em contato

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.