Área Comum 10/05/2018

Serviços pay-per-use

Por que o seu condomínio precisa disso?

Você já ouviu falar de serviços pay-per-use? Esta modalidade de serviço é um novo produto oferecido pelo mercado imobiliário que você deveria conhecer, pois essa novidade diz muito a respeito da vida nas grades cidades. Se você está pensando em comprar um imóvel, precisa entender mais sobre como os serviços pay-per-use podem impactar, de forma positiva, a sua rotina.

Serviços pay-per-use e as necessidades do brasileiro

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o comércio de bairro é responsável por gerar quase 27% da riqueza nacional.

Esses negócios fazem parte do setor de serviços, oferecendo, portanto, soluções para o dia a dia dos moradores do bairro. Contudo, devido às características geográficas e socioeconômicas, esse tipo de comércio concentra-se nos bairros afastados do centro.

Outra informação interessante é o tempo médio que o brasileiro gasta no trânsito das grandes cidades — só em Belo Horizonte, são 80 minutos por dia. Mas o que esses dois dados têm em comum? Eles revelam uma necessidade do consumidor.

As pessoas precisam de estabelecimentos que possam ajudá-las em tarefas simples, como: lavanderia, cabeleireiros e restaurantes. No entanto, não querem abrir mão de morar em bairros bem localizados.

Além do mais, elas também estão cansadas de terem de pegar o carro para fazer esse tipo de tarefa. Por esse motivo, muitas construtoras estão incluindo alguns serviços em seus produtos.

Características dos serviços pay-per-use

Por serem pagos apenas quando utilizados, essa opção não agrega valor ao condomínio de todos os moradores — ao contrário de reformas para implementação ou melhorias de serviços, por exemplo.

Nesse caso, a tecnologia é uma grande aliada. Por exemplo: em lavanderias ou máquinas de alimentação, o usuário paga pelo serviço diretamente no equipamento, de forma rápida e segura.

Vantagens dos serviços pay-per-use

Devido ao acordo firmado entre o condomínio e os prestadores de serviço, o custo final para o morador costuma ser mais atrativo do que o praticado por outras empresas. Além disso, existe a inegável vantagem de poder desfrutar dessa comodidade a apenas poucos andares do apartamento em que se vive. Para garantir a qualidade do serviço, os moradores o avaliam constantemente.

No caso de serviços como o de lavanderia, o morador poderá economizar um grande valor, pois não terá que comprar máquina de lavar ou secadora de roupas. Esses produtos, na linha mais barata, costumam custar mais de R$2.000 por equipamento. Outra vantagem é ter mais espaço no imóvel, afinal, não será necessário ter uma lavandaria dentro do apartamento.

Com relação ao serviço pay-per-use de alimentação, o morador poderá desfrutar de refeições rápidas sem ter que procurar por um restaurante ou ir até um supermercado. Em caso de fome é só ir até as máquinas de comida e bebida. Tudo isso a alguns passos de distância.

Os serviços pay-per-use surgiram nos condomínios-clube. Este tipo de moradia buscou oferecer o catálogo de vantagens de um clube. Com o passar dos anos, as construtoras notaram que essa opção havia deixado de ser um luxo, tornando-se uma necessidade.

Se você ficou curioso para conhecer um condomínio que oferece serviços pay-per-use, leia este artigo sobre o Living Savassi. Trata-se de um excelente investimento na cidade de Belo Horizonte, que você não pode deixar de visitar.