Novidades 31/05/2021

Jardim de inverno: saiba tudo sobre ele e como montar o seu

jardim de inverno

Algumas ideias de decoração e paisagismo são capazes de transformar completamente um ambiente dentro de casa, não é mesmo? E o jardim de inverno é uma delas, já que faz toda a diferença no clima e no visual! Ele é uma maneira de trazer um pouco de vida para a parte interna do lar e renovar o estilo!

O jardim de inverno também é uma maneira de dar uma reformada na casa sem precisar fazer uma obra grande. Basta delimitar um espaço, escolher as espécies e pronto! Quer saber tudo sobre o jardim de inverno? Continue a leitura e veja algumas dicas para montar um espaço com a cara da sua casa!

Jardim de inverno: o que é?

O jardim de inverno, como o próprio nome já sugere, surgiu em cidades de países frios, onde o cultivo da maioria das espécies em ambiente externo era impossível na maioria dos meses do ano. Dessa forma, o jeito de trazer vida às casas foi criar um jardim interno, que depois recebeu o nome de jardim de inverno.

A ideia é trazer uma atmosfera de jardim, mesmo, dentro de casa. Então, espaços como corredores, cozinhas, varandas e até banheiros começaram a receber várias espécies de plantas, que ficam protegidas do frio e ainda embelezam a área interna.

Mas o resultado foi tão satisfatório e incrível que a moda do jardim de inverno ultrapassou as barreiras climáticas e hoje é conhecido como uma técnica de decoração em vários lugares, independente do clima da cidade. Inclusive, nos dias mais quentes, as plantas internas ajudam a baixar a temperatura e deixam o clima da casa bem mais ameno.

Saiba como e onde montar o seu jardim de inverno

Uma característica bem particular dos jardins de inverno costumam ser fechados nas laterais e ter uma abertura no teto, para que a luz natural possa entrar. Caso você não tenha em sua casa um lugar parecido, vale a pena investir em uma obra para criar, a luz natural faz toda a diferença tanto no visual quanto na manutenção da saúde das plantas.

Se não quiser fazer uma obra, é bom procurar um cantinho que tenham luz natural da janela, como varandas e sacadas fechadas. Assim, as espécies conseguem se desenvolver com saúde.

Se você quiser otimizar o espaço, pode fazer um jardim de inverno embaixo de uma escada, por exemplo! O resultado fica lindo, principalmente quando a escada é coberta por uma clarabóia onde a luz consegue passar e iluminar toda a casa e, consequentemente, suas plantas. 

Agora, você confere algumas dicas para a montagem do seu jardim.

Providencie o piso adequado

O jardim de inverno precisa ser montado sobre um piso adequado.  É necessário impermeabilizá-lo e fazer bordas em volta do canteiro onde as espécies serão plantadas.

Em seguida, esse espaço será preenchido com substratos, essenciais para que as plantas cresçam e se mantenham saudáveis.

No entanto, se você preferir plantar em vasos, não é necessário fazer essa preparação de solo.

Selecione as espécies

Algumas espécies precisam da luz solar direta para que cresçam, portanto, são indicadas para ambientes externos, apenas. Mas há muitas opções que se desenvolvem muito bem internamente, como samambaias, orquídeas, suculentas, azaleias, espada de São Jorge, Jibóias, entre outras.

A escolha e mistura de espécies mais rústicas com flores delicadas dão um resultado muito bonito e alegre.

Aposte nos revestimentos para decorar o jardim de inverno

Escolhidas e plantadas as espécies, é hora de dar o acabamento no seu jardim. Para isso, é possível usar alguns acessórios e revestimentos que complementam a composição do ambiente.

Alguns ganchos com suportes para plantas pendentes, grades de ferro ou madeira e floreiras suspensas em tons terrosos são algumas ideias de acessórios que ajudam a dar o toque final no espaço e entram no clima natural.

Ainda é possível decorar ainda mais outros itens, como lamparinas, fontes de água, cascatas, filtros dos sonhos e até prateleiras e nichos.

Sobrou espaço? Aposte em móveis

Se o seu jardim de inverno tem muito espaço disponível, coloque alguns móveis para que você e sua família possam desfrutar confortavelmente desse ambiente. Um bom banco de madeira com almofadas dão muito aconchego, assim como mesinhas e cadeiras para desfrutar de um belo café da manhã ou chá da tarde.

O jardim de inverno só traz vantagens para sua casa

Além da beleza natural dentro de casa que o jardim de inverno traz, há outros benefícios de cultivar um espaço desse tipo. Confira alguns:

A casa fica mais iluminada

A luz natural usada para iluminar o jardim de inverno acaba trazendo uma atmosfera mais agradável para toda a casa. A luz natural é incomparável e é uma aliada importante em qualquer projeto de decoração.

Além disso, a iluminação do sol ainda ajuda a economizar energia elétrica, já que durante o dia nenhuma luz precisa ser acesa.

Proteção acústica e térmica

Você já viu que as plantas são capazes de reduzir a temperatura dentro de casa, certo? Mas além de deixar o clima ameno, as plantas ainda colaboram na barragem de som, dando uma acústica toda especial e evitando que o som passe para outros cômodos e até outros apartamentos.

Economia na montagem

Quando comparado a um projeto externo de paisagismo, como grandes jardins e até hortas, o projeto de um jardim de inverno costuma sair bem mais em conta. Além disso, a manutenção das espécies que vão bem nesse tipo de espaço é simples, geralmente exigindo apenas poda, regas e adubo ideal para cada uma. 

Quando comparado a um jardim ou horta, que precisam de profissionais frequentemente, não é só o custo da obra em si que deve ser levado em conta, mas também o valor da manutenção, que é essencial para manter o jardim bonito e bem cuidado por muito tempo.

O jardim de inverno é uma opção excelente para quem busca trazer alegria e vida dentro de casa. Vale a pena investir nessa alternativa e deixar seu espaço com um ar natural de uma maneira simples e original!

Quer mais dicas de decoração natural? Então confira 9 dicas de paisagismo para coberturas de apartamento!