Decoração 16/07/2020

Vantagens que só uma varanda gourmet oferece

A procura pela casa nova deve atender às necessidades da família ou do morador e até dos amigos. Para se tornar um espaço de descanso e relaxamento, a casa deve ter espaços que possibilitem esses momentos, sejam individuais ou com família e amigos. 

Um item que se tornou muito requisitado nesse sentido é a varanda gourmet, ambiente que tem se popularizado no Brasil por agregar valor ao imóvel e melhorar a qualidade de vida de seus proprietários.

Neste texto, vamos conhecer em detalhe a funcionalidade de uma varanda e diferenciá-la de uma sacada ou terraço para não comprar errado quando pensar em adquirir um imóvel novo com espaço gourmet.

Varanda, terraço e sacada: qual a diferença?

Muitas pessoas confundem os três tipos de espaços e acham que sejam sinônimos, ainda mais quando se trata de apartamento. No entanto, as diferenças entre sacada, varanda e terraço são muitas e determinadas pelo tamanho, função e localização dentro do imóvel.

Varanda

A varanda é vinculada à sala de estar. Trata-se de um espaço coberto que integra a área interior com o exterior e sua função principal é ampliar o espaço ao qual está ligada, servindo de ambiente de lazer e confraternização

Em apartamentos, ela serve como fonte de luz natural para o imóvel, arejando os espaços aos quais está conectada e quando transformada em varanda gourmet se torna uma verdadeira área de lazer privativa, como veremos adiante.

Terraço

O terraço é um espaço aberto, sem cobertura, que fica geralmente em área externa ou no piso superior, quando pensados para apartamento. Ainda pode ser usado como ambiente de lazer, mas a preocupação com a mobília nesse espaço deve ser redobrada pois há grande exposição ao sol e chuva. Até as plantas cultivadas devem ser pensadas de acordo com a exposição solar que elas sofrerão. 

A integração do terraço com o apartamento não é tão próxima. Portanto, o terraço deverá ser um espaço independente e o proprietário terá que se preocupar ainda com construção de lavabos ou banheiros, além de uma estrutura mínima que dê conforto aos visitantes, sem motivar um “sobe e desce de escadas” a todo momento. 

Sacada

Já a sacada é uma plataforma projetada para fora do apartamento. Não é um espaço muito amplo e pode ser ligado tanto à sala quanto ao quarto. Sua função é oferecer iluminação natural e melhorar a circulação de ar no ambiente. Ela pode ser decorada com plantas de porte pequeno, jardim vertical ou  ainda plantas aéreas que não ocupem o espaço no chão. 

As sacadas são muito comuns em apartamentos pequenos e não são projetadas para suportar muitas pessoas de uma vez em sua estrutura.

Entre os três, a varanda é, sem dúvida, a opção que mais atende à necessidade de área de lazer e descanso dentro do apartamento ou da casa. Com a criação das varandas gourmet, então, esse se tornou o espaço perfeito para quem busca descontração sem sair de casa. 

O que é uma varanda gourmet, afinal?

O início da tendência das varandas gourmet, no Brasil, não tem uma data exata, mas sabe-se que há, pelo menos 30 anos, o conceito surge no Rio Grande do Sul, quando há uma expansão no mercado imobiliário de apartamentos. 

Conhecidos por sua paixão pelo churrasco, os gaúchos não quiseram deixar de fazer seu churrasco em casa, reunindo família e amigos. Assim, instalaram churrasqueiras nas varandas dos apartamentos. O improviso dos moradores inspirou construtoras que logo passaram a oferecer imóveis com esse ambiente diferenciado.

A varanda gourmet é, portanto, uma área de lazer e confraternização como toda varanda, mas o termo gourmet – expressão relacionada à indústria alimentícia mais sofisticada – dá a ela a função de ser uma área de refeição mais informal que a sala de jantar. 

O ambiente dispensa o conjunto de mesa com tampo de vidro e cadeiras robustas que geralmente encontramos nas salas de jantar, preferindo mesas e cadeiras de madeira ou material mais leve de fácil locomoção no espaço.

Assim, ela atua como uma extensão da sala de estar e da sala de jantar (ambientes que em plantas mais modernas já são integrados para aumentar iluminação e ventilação nesses espaços), pois destina-se ao encontro de amigos e familiares em refeições mais práticas como o churrasco ou uma confraternização com bebida e petiscos, realizados aos finais de semana ou em datas específicas como forma de celebração mais intimista. 

Além da churrasqueira, outro item indispensável é uma pia para preparação  e organização dos alimentos. A depender do tamanho da varanda, é possível ainda instalar um frigobar, um armário para as louças de uso daquele ambiente, entre outros itens. Quanto mais completa, mais confortável ela se torna para o morador e seus visitantes. 

Como decorar uma varanda gourmet?

A decoração da varanda gourmet deve ser atrativa, atender às necessidades do proprietário e ser muito funcional. Como não existe um tamanho padrão de varanda gourmet, a utilização do ambiente vai depender da área destinada e do tipo de decoração proposta pelo morador.

Embora a concepção principal gire em torno da churrasqueira, nem toda varanda gourmet precisa ter uma, mas se você é fã de churrasco com a família ou amigos, é bom focar em espaços que já venham com a churrasqueira instalada ou que permitam a instalação de uma churrasqueira ou fogão pequeno sem comprometer muito a área de circulação na varanda.

Estilo rústico

Quanto a decoração, no geral, as varandas gourmet são pensadas como espaço mais informal, descontraído e que representa dentro do imóvel uma pequena área livre. A decoração mais encontrada é a rústica, composta por mobília de marcenaria, parede de tijolinhos, deck de madeira no piso e um cantinho dedicado a plantas.

Estilo Moderno

Se seu estilo é mais moderno, pode investir em mobília leve, mesa e cadeiras de cores diferentes, bancos altos, quadros diversificados na parede e alguns vasos pendurados para dar o toque verde no ambiente. Luminárias ou pendentes de cobre se destacam no ambiente e dá um charme especial à varanda.

Estilo industrial

Uma terceira opção é o estilo industrial, que combina muito com o espaço da varanda gourmet. Aqui, o destaque é a parede de cimento queimado, detalhes pretos na mobília contrastando com ponto amarelos e vermelhos, que podem ser inseridos nas louças e demais utensílios, além da iluminação com trilho e spots de luz dão o tom desse tipo de decoração.

Use sua criatividade e faça da sua varanda gourmet uma expressão da sua personalidade.

Agora que você sabe tudo que uma varanda gourmet bem planejada pode oferecer, que tal descobrir qual estilo de decoração combina com você?