Novidades 22/09/2020

Tons terrosos: o novo neutro da decoração

As pessoas estão repensando os seus hábitos e procurando por estilos de vida mais saudáveis. Isso inclui a busca por alimentos orgânicos, bem como mais contato com a natureza. 

Como os hábitos de vida acabam influenciando diretamente nas tendências da decoração, a busca por levar elementos da natureza para dentro de casa aumentou. Nesse meio, a decoração tons terrosos acabou ganhando espaço, desde 2017. 

Dentre as cores que são usadas para levar um pouco da natureza para dentro de casa e são enquadradas como tons terrosos, estão:  

  • Verde musgo;
  • Marrom;
  • Marsala;
  • Caramelo;
  • Bege;
  • Tons rosados;
  • Caqui;
  • Areia, 
  • Amarelo.

As cores básicas seguem sendo usadas junto a móveis que também levem a natureza para o lar. Para isso, estão em alta também itens produzidos com: 

  • Madeira;
  • Vime;
  • Cera de abelha;
  • Barro e fibras naturais.

Leia também:

Conheça as cores que vão tomar a decoração em 2020

O estilo de apartamento diz muito sobre você. Qual é o seu?

Dicas para usar tons terrosos na decoração

Além das cores já citadas, é correto classificar a terracota e os tons queimados na decoração como tons terrosos. São cores que podem ser usadas em paredes, móveis e em pequenos detalhes da decoração, deixando o ambiente mais harmonioso e o apartamento mais aconchegante.

Contudo, é preciso ter cuidado para não deixar o ambiente muito escuro. Veja algumas dicas de como decorar o ambiente com tons terrosos sem errar! 

Cuidado para não escurecer o local 

Mesmo em ambientes amplos e espaçosos, o exagero nos tons terrosos pode tornar o local escuro. Por isso, é preferível mesclar tons terrosos com os claros como, por exemplo, bege, marrom e branco. 

Caso o ambiente não tenha boa iluminação natural, use apenas cores mais claras ou invista em uma iluminação especial, com luminárias bonitas que ainda conferem elegância. Isso é importante para que a sua decoração se destaque e resulte no aconchego procurado. 

Ambientes pequenos também podem ser decorados

A iluminação é uma preocupação, mas isso não significa que os ambientes menores também não possam receber tons terrosos por receio de ficarem muito escuros. Nesse caso, a dica é usá-la no máximo em uma ou duas paredes, ou até em meia parede. Dessa forma, o ambiente não ficará pesado.

Transforme qualquer ambiente com uma pintura

Caso não queira fazer grandes mudanças no apartamento ou nos móveis, aposte nos tons terrosos nas paredes. Marrom ou mostarda, por exemplo, podem transformar qualquer espaço. Pinte uma parede do local em uma dessas cores. Você pode fazer isso na sala, na varanda ou até mesmo no quarto.  

Couro pode ser um aliado 

Um material que pode ser um grande aliado na busca por essa nova decoração é o couro. Claro que, se preferir algo mais voltado ao conceito vegano, você pode optar pelo couro sintético.

Seja como for, o estilo do material pode ser uma ótima escolha para sofás, puffs e poltronas da sala. 

Texturas também são aceitas nessa decoração

A mistura de texturas é frequente na decoração com tons terrosos. É possível, por exemplo, fazer o revestimento da parede em madeira, usar couro no sofá e tapete felpudo. Esse tipo de decoração dá a liberdade para realizar vários mixes. 

Madeira e vime 

A madeira também é uma aliada e pode estar presente no teto, em móveis, paredes e até no chão. No escritório, por exemplo, é possível trocar os móveis pelos de madeira e pintar uma das paredes em mostarda. O ambiente fica diferente e muito requintado. 

Já na sala de estar, é possível usar e abusar do vime e da madeira nos móveis. O verde musgo pode ser a melhor opção para uma das paredes, enquanto as demais podem permanecer brancas ou bege. A melhor escolha é sempre se inspirar na natureza para fazer o projeto de decoração. 

A mesma cor

Quem não gosta de misturar várias cores pode optar por uma só, mas em diferentes tonalidades. É possível, por exemplo, pintar as paredes da mesma cor dos móveis e suavizar com marrom claro, tendendo para o bege. 

Não sobrecarregue o ambiente

No geral, os tons terrosos são fortes e marcantes. Por isso, se o ambiente for pequeno e receber muitas informações com diferentes objetos decorativos e móveis, há chances de ele ficar confuso e até caótico.

Nesses espaços, menos é mais. Brinque com as cores das paredes e os objetos de decoração, de forma que um suavize o outro como, por exemplo, parede bege, móveis marrons e tapete areia podem fazer o trio perfeito. Lembre-se que em espaços reduzidos apenas uma ou duas paredes deve receber uma coloração mais forte. 

Leve a natureza para a sua casa

Fazer uma decoração com tons terrosos pode ser mais do que usar a paleta de cores. Leve itens da natureza para dentro da sua casa. Plantas e artesanatos feitos de fibras naturais levarão requinte e originalidade para o projeto. Cerâmica e pedras decorativas também são interessantes.

Pense na iluminação

Claro que, sempre que possível, o ideal é focar na iluminação natural. Contudo, nos espaços que não possuem luz natural, é essencial contar com um ótimo projeto de iluminação artificial. 

Para deixar o ambiente aconchegante e elegante, a sugestão é apostar em focos de iluminação amarela. Eles conseguem intensificar a sensação de conforto e entrar em equilíbrio com o restante do ambiente.

Quarto pode ser o mais simples

O quarto pode ser o espaço mais fácil de ser mudado e entrar no clima de tons terrosos. Um jogo de cama marrom e uma colcha areia já dão um outro ar para esse ambiente, que é naturalmente aconchegante. 

Tons como a terracota nas paredes também podem ser uma escolha agradável. Além disso, cabeceira de madeira e tapete em um dos tons terrosos também são boas opções para transformar essa parte do apartamento.  

A decoração com tons terrosos requer que a pessoa esteja inspirada em tudo o que remete à natureza. Ela aceita composições, mas é preciso ter cautela para não exagerar e sobrecarregar o espaço. 

Gostou das dicas de decoração? Aproveite e divirta-se no nosso quiz, onde você pode descobrir qual estilo de decoração mais combina com você! Acesse!