Decoração 23/05/2019

O estilo de apartamento diz muito sobre você. Qual é o seu?

Seu imóvel e cada detalhe do interior contam um pouquinho sobre sua história, suas preferências, e personalidade. Decidir o estilo de apartamento, como o apartamento de luxo, envolve escolhas pessoais que refletem no ambiente dizendo muito sobre o morador. Texturas, cores, estampas e designs são capazes de transmitir a personalidade do proprietário, assim como objetos e acessórios podem contar um pouco sobre a sua vivência.

Esse estilo de apartamento segue uma arquitetura e design que ilustra bem as preferências do proprietário, prezando sempre pela elegância, sofisticação e alta qualidade.

Pensando nesse estilo cada vez mais desejado, vamos explorá-lo um pouco mais a seguir, mostrando como ele pode refletir a personalidade de seu proprietário. Acompanhe!

O que define um apartamento de luxo

O que difere um apartamento comum de um apartamento de luxo são algumas características como localização, segurança, alto padrão de acabamento. Conheça um pouco mais sobre cada uma.

Localização

O estilo de apartamento de luxo pode ser definido pela localização do imóvel. Esse aspecto influencia nos valores das propriedades, sejam elas alto padrão ou não. Em apartamentos de luxo, a área em que o imóvel se encontra deve ser cercada por vizinhança com boa infraestrutura, oferecendo serviços, opções de lazer e comércio.

Isso possibilita a otimização do tempo gasto em deslocamento. Um prédio com vista privilegiada também é uma questão a ser considerada. Boa localização possibilita ao morador de um apartamento de cobertura apreciar uma bela visão de toda cidade.

Planta do imóvel

Além de elegância e alta qualidade, o estilo de apartamento de luxo pede conforto e comodidade aos moradores. Isso é possível adquirir com uma planta inteligente e bem desenvolvida. Ambientes bem alinhados colaboram na incidência da luz solar em horários que sejam adequados, assim como a presença de áreas integradas pode auxiliar no máximo aproveitamento de espaços disponíveis.

Acabamento

O acabamento desempenha no estilo de apartamento um papel importante, pois trata-se de um item responsável por transmitir a identidade do morador, além de mostrar a elegância e valor do imóvel. O uso de materiais nobres e de qualidade é essencial para esse desempenho. Elementos como granito, porcelanato, mármore e esquadrias com venezianas integradas, gesso e madeiras nobres devem estar presentes na etapa de acabamento.

Segurança

A segurança é uma grande preocupação para a maior parte da população. Um apartamento de luxo conta com soluções modernas e avançadas em relação a esse aspecto, como prédios com câmeras de vigilância, portaria informatizada com serviço 24 horas, controle de entrada e saída de visitantes, entre outros serviços que são destinados a manter a tranquilidade dos moradores.

Infraestrutura

Apartamentos de luxo podem ser identificados também pelo alto padrão que o empreendimento oferece em relação à área de lazer e à decoração, apresentando várias opções ao morador, fazendo com que ele saia de seu condomínio somente para trabalho e comprar.

Quadras esportivas, saunas, piscinas, salões de festa, área gourmet, academias e espaços infantis são vastamente equipados e elegantemente decorados para atender melhor às necessidades dos usuários. Além disso, alguns empreendimentos são construídos visando o meio ambiente, e preocupando-se com soluções sustentáveis, como aquecimento solar e reaproveitamento da água da chuva.

Estilo de apartamento

Os estilos escolhidos pelo proprietário auxiliam na caracterização adequada do apartamento, aplicando sua personalidade em meio a particularidades. O estilo de um apartamento de luxo faz parte de um conceito que pode diferenciar-se de um modelo para outro. Confira alguns deles abaixo.

Clássico

O uso de pilastras é uma de suas principais características. A imponência desse elemento que se estende do chão até o telhado torna a residência maior verticalmente, ao contrário dos estilos modernos, em que os espaços se destacam horizontalmente.

Esse estilo, geralmente escolhido por pessoas preservadas e conservadoras, tem traços delicados e curvilíneos, rico em detalhes. A paleta de cores é sóbria, utilizando tons pastéis e com referência ao ouro e prata.

Moderno

O estilo de apartamento moderno é definido como aqueles que envolvem diversos movimentos e tendências. Carrega uma carga forte de manifestações artísticas, por esse motivo, as peças de decoração são consideradas obras de arte assim como móveis, que muitas vezes podem não ser tão práticos ou funcionais.

Diferente do clássico, esse estilo busca horizontes extensos, o que pode ser alcançado com o rebaixamento de um de seus tetos. A decoração segue traços geométricos, com móveis de acabamento reto e simples.

As cores pedem um contraste que deve ser feito com itens como sofá, geladeira, poltrona, sempre em cores vivas para destacar-se entre os pisos e paredes sóbrias. Esse estilo é o preferido daqueles que se interessam por design, artes e são um pouco mais curiosos em relação à decoração.

Minimalista

A decoração minimalista como estilo de apartamento atualmente é um dos maiores símbolos de requinte e elegância. Com traços diretos e simples que se unem a tons sóbrios, o minimalista foca objetos funcionais, eliminando o desnecessário. No entanto, isso não significa que são menos luxuosos.

Esse estilo se tornou uma nova tendência e tem como característica a necessidade de manter somente o essencial. Os poucos móveis têm referências tecnológicas com um toque industrial e quase futurista.

Aqui o ideal é apostar na grandeza dos objetos, que serão em menor quantidade, ousando na arquitetura estrutural. A organização também deve estar presente nesse estilo, aliada à simplicidade e sofisticação. Prefira peças grandes nas paredes, centros e ambientes. O porcelanato polido é uma boa opção para um ambiente minimalista, pois trata-se de um material considerado elegante e requintado.

Dê preferência a tons frios, como cinza, branco e gelo, contribuindo para desenvolver uma atmosfera moderna. Por se tratar de um estilo que pede ordem, quase pragmaticamente, o minimalista é o favorito de pessoas organizadas, que preferem ambientes sempre arrumados, e com estética clean.

Viu como o estilo de apartamento pode dizer muito sobre você? Basta definir as referências que mais combinam com sua personalidade e escolher o estilo ideal para seu imóvel. Assim, é possível unir conforto, qualidade e sofisticação.

Gostou das informações acima e está pensando em adquirir um apartamento de alto padrão que combina muito com você?  Entre em contato conosco!