Novidades 29/09/2020

Como escolher o seu apartamento a partir do empreendimento

Muito além de de um apartamento de luxo impecável e uma decoração que atenda ao seu bom gosto, ao comprar um imóvel novo é preciso avaliar o prédio de alto padrão como um todo. Afinal, ele tem muito a oferecer a você, à sua família e também aos amigos.

Hoje, as áreas em comum funcionam como uma verdadeira extensão dos imóveis. Por isso, é preciso considerar os edifícios e condomínios que oferecem as melhores condições e se tornam mais indicados para o que você precisa. Veja dicas de como encontrar o melhor e fazer uma boa compra de imóvel! 

Saiba como escolher um prédio de alto padrão

Defina as suas necessidades 

O primeiro passo é identificar o que você precisa agora e o que poderá necessitar nos próximos cinco anos. Vamos supor, por exemplo, que você e o seu parceiro ou parceira pretendam ter filhos nos próximos anos.

Nesse caso, é preciso considerar as necessidades atuais e as futuras. Afinal, um casal com criança pode precisar de um prédio de alto padrão que ofereça área de lazer adequada para elas, com opções de playground, brinquedoteca e piscina infantil. 

Mas se você mora só e costuma reunir amigos e familiares, espaço de churrasqueira, piscina, quadra poliesportiva e salão de festa pode ser o mais convidativo no momento. Para os que trabalham em casa e trabalham com atendimento ao cliente, um espaço para receber clientes é um diferencial importante. 

Em suma, escolher um imóvel é também escolher o edifício. Para que essa escolha seja 100% satisfatória, comece avaliando as suas necessidades quanto às áreas comuns. O que o prédio de alto padrão precisa ter para tornar a sua vida mais confortável? 

Logo, considere a possibilidade de contar com:

  • Área de lazer com piscina climatizada externa;
  • Piscina climatizada coberta com raia de 25m;
  • Espaço fitness climatizado;
  • Espaço beleza;
  • Salão de festas climatizado com home theater e bar;
  • Espaço kids;
  • Espaço gourmet com pergolado e chopeira;
  • Quadra poliesportiva;
  • Sauna;
  • SPA;
  • Playground;
  • Pet place;
  • Área de jogos.

Liste o que realmente importa. Isso ajudará a encontrar o prédio de alto padrão adequado e fazer a melhor compra. 

Confira a qualidade dos espaços em comum

Depois de saber o que o prédio de alto padrão oferece e selecionar alguns para visitar, fique atento ao acabamento e à qualidade desses espaços. Será que tudo o que é listado tem qualidade? A academia é ampla e tem vários aparelhos? E o parquinho tem muito espaço e atende a crianças de diversas idades? 

Avalie também a qualidade do acabamento. Aproveite para ver se os espaços possuem boa manutenção e tamanho adequado para atender às necessidades dos condôminos. Afinal, seja para receber a sua família ou amigos, é importante ter um espaço aconchegante, bem estruturado e que ofereça segurança.

Verifique a disposição dos cômodos 

Adquirir um apartamento de luxo não é se preocupar apenas com a estética e com o alto padrão dos materiais. É analisar também a arquitetura e analisar a disposição dos cômodos. Você gosta mais de sol pela manhã ou pela tarde entrando pela sala? 

Esse pode parecer um pequeno detalhe, mas, com o tempo, fará toda a diferença para a sua qualidade de vida. A incidência da luz solar é diretamente interferida pela posição do imóvel da seguinte maneira:

  • Ao Leste: o local recebe luz solar pela manhã;
  • A Oeste: o imóvel recebe luz solar durante a tarde;
  • Ao Norte: o imóvel recebe a luz do sol durante o dia todo;
  • Ao Sul: recebe luz solar nas primeiras horas da manhã no verão e no inverno quase não recebe luz do sol.

Lembre-se de que a incidência de luz do sol no imóvel é importante, não apenas para a claridade, mas também para combater microrganismos, melhorar a qualidade do ar e oferecer mais conforto térmico. 

Além disso, no geral, quando o imóvel tem orientação solar ao norte ele costuma ser mais valorizado. Contudo, se a região for muito quente, ter a incidência de luz solar o dia todo pode não ser a melhor opção. Ou seja, o seu apartamento poderá ficar muito aquecido ao longo do dia. 

É interessante considerar também qual cômodo você quer que receba luz solar em cada período. Se deseja que os quartos recebam luz do sol pelas manhãs, prefira que eles sejam posicionados ao Norte ou ao Sul. Enfim, veja as suas necessidades e encontre o mais adequado para o seu caso, mas não deixe de avaliar a luz do sol. 

Vista

Não se esqueça também de avaliar o prédio de alto padrão quanto à sua localização. Isso é válido não apenas pelo fato de ele precisar estar em um bairro bom e estruturado, mas também pela vista. Afinal, nada melhor do que ir à sacada e poder contemplar uma bela paisagem, não é mesmo? 

Por isso, observe os arredores do imóvel. Quando for visitar o apartamento, abra as janelas e veja se o que vê é realmente o que gostaria. Considere também a existência de varanda gourmet, que é uma tendência atual e, além de oferecer mais espaço, permite interagir com amigos, familiares e aproveitar a paisagem. 

Tecnologia, privacidade e segurança

A tecnologia avança a cada dia e pode oferecer mais segurança a você e à sua família. Leve isso em consideração quando for visitar o prédio de alto padrão. Houve um bom investimento em tecnologia? 

Além dele precisar estar preparado para a internet das coisas, é muito importante que seja focado em usá-la para garantir que você permanecerá seguro. Para isso, observe se há:

  • Câmeras de segurança;
  • Portões automáticos;
  • Fechaduras biométricas;
  • Elevadores com código de segurança;
  • Iluminação da área comum com sensores de presença;
  • Boa iluminação na área comum.

Para escolher um bom apartamento é preciso avaliar bem o prédio de alto padrão. Aproveite e saiba como escolher um apartamento de luxo em Belo Horizonte.