O que as principais regiões de Belo Horizonte oferecem para você morar bem

Belo Horizonte é conhecida por ser uma cidade acolhedora, com jeito de cidade do interior, mas com toda a estrutura da grande capital que é. Tal aspecto atrai muitos turistas e agrada aos moradores que nela residem. Você sabe o que as principais regiões de Belo Horizonte oferecem para você morar bem

A capital mineira também vive na memória das pessoas pelos seus bares e restaurantes, pela gastronomia local, a comida de boteco, o pão de queijo, a cachaça, mas vai além! Para seus mais de 2,5 milhões de moradores, Belo Horizonte tem outras facetas que fazem dela um lugar especial  e funcional de viver.

Fundada em 1897, BH é uma cidade planejada e, por isso, tem uma vasta área verde distribuída em parques cheios de árvores frondosas que amenizam o clima, fazem sombra aos pedestres e são ótimas opções para passeio ao ar livre. Também é composta por zonas geográficas, onde cada uma delas é caracterizada pela predominância de determinado tipo de serviço. E, tem serviço para todos os gostos e necessidades.

Por isso, este conteúdo vai apresentar essas regiões/bairros de Belo Horizonte e as características de cada uma delas, para destacar as vantagens de morar na capital mineira, que além de ser uma cidade receptiva e diversificada para quem visita, é também aconchegante e prática para quem mora nela.

Santa Teresa

Vamos começar pela região que apresenta um leque de opções de entretenimento para quem busca descansar e se distrair após uma semana de trabalho e estudos. Uma das marcas de BH é o seu conjunto de barzinhos e botecos, que embora existam em toda cidade, há uma região que concentra boa parte deles: estamos falando da zona leste, principalmente, do bairro Santa Teresa! 

Santa Teresa é um bairro tradicional e um dos mais antigos da cidade. Conhecido pelas opções culturais e gastronômicas que oferece aos moradores e visitantes. Trata-se também de um bairro histórico que guarda em seu conjunto arquitetônico 18 imóveis tombados como patrimônio histórico. 

Foi por lá que o movimento musical Clube da Esquina, que revelou Milton Nascimento ao Brasil, foi formado. No carnaval, o bairro concentra os principais blocos de rua da cidade, com Alô Abacaxi, Volta Belchior e, claro, o Bloco da Esquina.

Entre os bares e restaurantes da área que não podem ficar de fora do roteiro de quem mora ou visita BH, estão o Bolão, Bar Santê, Parada do Cardoso, o Clube Mineiro da Cachaça e o Bar Museu do Clube da Esquina.

Santa Efigênia

É no bairro Santa Efigênia, localizado na zona leste, que se encontra o complexo de hospitais da cidade de Belo Horizonte. O bairro é também um dos mais antigos e tem sua história alinhada com a do 1º Batalhão da Polícia Militar de BH, que fica na praça Floriano Peixoto, uma das mais bonitas da cidade.

Na região, além de diversos estabelecimentos comerciais, estão localizados os principais hospitais da rede pública de urgência e emergência, além de clínicas, laboratórios e farmácias. É um bairro predominantemente residencial e que oferece tranquilidade a quem quer evitar áreas mais agitadas na cidade.

Savassi e Funcionários

Na região centro-sul de Belo Horizonte está localizada a região da Savassi que além dos bares e casas noturnas, oferece também uma diversidade de comércios de todo tipo durante o dia. 

Sendo uma região nobre da capital mineira, a Savassi possui boutiques e lojas de grifes internacionais pelas suas ruas arborizadas e bem estruturadas, além de galerias de arte, cafés, cinemas, livrarias, entre outros estabelecimentos.

Próximo ao bairro Savassi, está o Funcionários, outro bairro nobre da capital que respira modernidade e funcionalidade. Neles estão as principais praças do circuito turístico de BH, como a praça da Liberdade. Ao redor da praça estão o Centro Cultural Banco do Brasil, o Museu de Minas e Metais, o Memorial Minas, o Palácio da Liberdade, entre outros espaços que formam o complexo cultural do circuito Liberdade.

Anchieta

Para quem procura uma área que mistura tradição e modernidade, pode encontrá-la com facilidade no bairro Anchieta, localizado na zona centro-sul de BH. O Anchieta é um bairro tipicamente residencial e sua paisagem é composta por prédios antigos e modernos que dão o tom ao lugar. 

Com mais de 12 mil pessoas vivendo ali, o bairro possui até associação de moradores, é uma pequena cidade dentro de Belo Horizonte e, por isso, possui diversos estabelecimentos comerciais e de entretenimento também. Além disso, existe no Anchieta um circuito gastronômico na rua Pium I com uma diversidade de restaurantes de culinária estrangeira e nacional. 

Região das Mangabeiras

Morar em Belo Horizonte é respirar um ar mais limpo e leve em função do grande conjunto de árvores frondosas que se encontram por toda cidade, em especial na região do parque das Mangabeiras. O parque é patrimônio cultural da cidade e fica localizado ao pé da Serra do Curral. São 2,4 milhões de metros quadrados de área verde preservada com 59 nascentes em seu território.

Nessa região está o bairro das Mangabeiras, um bairro que oferece ótima qualidade de vida, não só pela presença do parque em seu entorno, como pela localização privilegiada com imóveis de alto padrão, área comercial bem estruturada e mais áreas de lazer e passeio como as praças da Bandeira e do Papa, o Mirante das Mangabeiras, o parque da Serra do Curral, entre outros atrativos.

Como vimos, em Belo Horizonte não faltam opções para morar bem e pela boa localização das regiões aqui apresentadas, a circulação entre elas é de fácil acesso, o que não impede de quem mora na Anchieta, curtir a noite na Savassi ou em Santa Teresa.
Gostou deste conteúdo? Descubra mais sobre Belo Horizonte e baixe o Guia “Como escolher bairro de luxo em Belo Horizonte”.