Compra e Venda 04/06/2019

Use o imóvel antigo de entrada na compra de apartamento novo

A compra de apartamento novo exige dedicação e paciência para encontrar aquele que atenda as suas necessidades, incluindo as diferentes formas de pagamento.

O mesmo acontece quando se está vendendo um imóvel. Esse processo exige tranquilidade e disposição de tempo. No entanto, é possível usar aquele imóvel que estava à venda para adquirir o seu novo apartamento, oferecendo-o como valor de entrada.

Com essa transação, algumas questões burocráticas devem ser observadas com maior cuidado, pois envolvem aumento de contas. Avaliando esse processo, criamos este conteúdo com a finalidade de elucidar o tema e ajudar você a passar por esse momento equilibrando as despesas com o antigo imóvel e a compra de apartamento novo. Veja a seguir!

Compra de apartamento novo utilizando o antigo na entrada

A ideia desse processo é entregar o apartamento antigo que você possui como entrada para a compra de um novo imóvel. O restante do valor poderá ser financiado. Essa operação é uma forma inteligente de fazer negócio, e também é mais econômica que vender a antiga residência para a compra de apartamento novo.

Chamada de permuta imobiliária, essa prática é prevista por lei e permitida para a aquisição de apartamentos, casas, lojas, terrenos e imóveis na planta. Essa é uma grande vantagem para quem deseja morar em uma casa nova ou maior do que a atual, como um apartamento com área de lazer completo.

Caso o bem oferecido seja de valor inferior ao que será adquirido, como no caso em que o imóvel será somente a entrada, deverá ocorrer um pagamento adicional, chamado de torna. É também uma maneira legal de reduzir o Imposto de Renda (IR) sobre as transações imobiliárias, pois as suas regras são muito específicas.

Imposto de renda frente a operação

Como fica o IR quando um imóvel usado é oferecido como entrada na compra de apartamento novo? Essa situação é simples: para a Receita Federal o valor da aquisição, quando não há torna, será igual ao montante declarado pelo antigo proprietário. Esse tipo de transação é isento. Ou seja, não haverá imposto para nenhum dos lados (comprador ou vendedor).

Contudo, quando o apartamento antigo é entregue como entrada do novo imóvel, consequentemente existirá torna. Desta forma, poderá ocorrer incidência da contribuição sobre quem recebê-la.

O funcionamento da negociação

Para que uma negociação como essa seja bem-sucedida, deve-se tirar todas as dúvidas com a construtora responsável pela venda do seu novo imóvel e recepção do antigo como entrada. No contrato dessa operação será lavrada a escritura pública de permuta, constando a obrigatoriedade de ambas partes no cumprimento do compromisso.

Divisão das despesas

Além do pagamento realizado como entrada e o que deverá ser feito futuramente (torna), essa ação exige que os dois contratantes paguem pelo custo gerado com essa transação. Essa divisão de despesas não acontece como uma negociação comum, visto que boa parte das despesas geradas burocraticamente são direcionadas exclusivamente ao bolso do comprador.

Quando a compra é realizada por meio de profissionais, a permuta torna-se mais complexa pois acomoda duas vendas em uma única operação. As duas partes devem pagar comissão e o corretor precisa se envolver na visita e avaliação do bem que será oferecido como entrada, e do apartamento que será adquirido.

Isso torna possível que o profissional consiga negociar valores que sejam justos e vantajosos para ambos contratantes. Já ao negociar diretamente com uma construtora, esse processo não terá custos como comissão, e a avaliação será realizada por um profissional da empresa, tornando-se uma grande vantagem.

Negociação com imóveis não quitados

Ao negociar um imóvel quitado a troca é facilitada, pois o comprador ficará associado a um crédito de financiamento somente para a torna. Por outro lado, se o bem a ser oferecido na entrada da compra de apartamento novo ainda estiver sendo pago, o proprietário deverá procurar o banco para que um novo contrato de empréstimo seja realizado.

Ainda assim, procure a construtora responsável pelo seu novo imóvel e tire suas dúvidas sobre esse processo de financiamento, visto que, enquanto este outro crédito não for quitado, um novo não poderá ser realizado.

Vantagens de oferecer apartamento antigo como entrada

Um dos maiores benefícios de oferecer o antigo imóvel como entrada na compra de apartamento novo é não precisar esperar pela venda no mercado imobiliário, processo que pode levar muito tempo para acontecer. Essa opção torna-se ainda melhor quando há instabilidade no mercado.

Além disso, você e sua família podem continuar morando no apartamento antigo até que o negócio seja finalizado, possibilidade que não acontece com a venda tradicional, ocasionando no aumento de custos devido a manutenção de duas propriedades simultaneamente. Acompanhe outras vantagens dessa prática:

  • comodidade;
  • segurança no processo;
  • melhores negociações;
  • economia;
  • agilidade na aquisição;
  • diminuição da burocracia.

Cuidados antes da transação

Dar o apartamento antigo como entrada para um novo é uma atitude vantajosa mas que exige atenção e cuidado com alguns detalhes. Um deles é relacionado ao valor do imóvel, visto que dificilmente você vai conseguir o preço de mercado em seu apartamento antigo ao repassá-lo para a imobiliária.

A variação de valores costuma ser de 10% a 30% para menos, já que o valor de comissão é deduzido e contabiliza-se ainda o lucro que poderá se obter com a revenda. Mais um motivo para realizar a sua transação diretamente com uma construtora.

Outra questão é a possível mudança de ideia após finalizar o acordo do imóvel como entrada. Em geral, isso pode acontecer antes de iniciar o financiamento do valor restante. Caso o comprador do novo apartamento consiga vender o antigo imóvel, a quantia poderá ser passada à construtora e um recálculo do montante e dos juros a serem pagos será realizado.

Você acompanhou como a compra de apartamento novo, a partir da entrega do antigo imóvel como entrada, pode ser vantajosa se realizada da maneira correta. Não perca tempo esperando alguém comprar a sua residência. Use-a diretamente na entrada e realize o seu sonho de uma vez por todas!

Quer conhecer uma empresa com credibilidade, que pode aceitar o seu antigo apartamento como entrada, e que garanta um negócio seguro? Então, vem para a Monterre, construtora que se destaca no mercado pela qualidade e acabamento dos seus imóveis, e atendimento às necessidades do cliente!