Novidades 23/07/2020

Tudo que você precisa conhecer no bairro Savassi

Que Belo Horizonte é a capital do pão de queijo todos sabemos, mas vocês sabiam que a cidade mineira possui um dos bairros mais charmosos, badalados e artísticos do país? Se você pensou bairro Savassi, acertou em cheio.

A região da Savassi é um dos locais mais visitados pelos turistas que chegam em Belo Horizonte e não é por menos. O bairro abriga lojas de toda sorte, cinemas, restaurantes renomados, museus e muitos barzinhos. 

Vamos conhecer, neste texto, tudo sobre cantinho belorizontino apreciado por muita gente.

A origem do bairro Savassi

Antes de se tornar oficialmente bairro, a região da Savassi pertencia ao bairro Funcionários. O bairro era dividido por duas áreas: em uma ponta viviam moradores vindos, em sua maioria, de Ouro Preto (antiga capital mineira) que mantinham a vida pacata do interior; do outro lado, pulsava o princípio de um comércio emergente com algumas lojas, cinemas e a padaria de família italiana que deu nome ao local: a padaria Savassi.

A padaria da família de Almicare Savassi era uma das mais frequentadas na região centro-sul de BH. Dizem que até JK era freguês por lá. Ela tornou-se ponto de encontro de muita gente que a frequentava para tomar café e jogar conversa fora.

Quando as pessoas falavam que iam para a Savassi, referiam-se ao estabelecimento que foi inaugurado nos 30.

Foi-se a padaria, ficou o nome. Um nome que deu tão certo para a região que até a praça Diogo Vasconcelos é, hoje, mais conhecida pelos mineiros como praça da Savassi.

Apesar dessa história começar lá nos 30, foi só em 2006 que a região se tornou legalmente o bairro Savassi. Hoje, um dos mais frequentados e sofisticados bairros da capital mineira.

A Savassi de hoje

Atualmente, o bairro reúne diversos atrativos desde atividades culturais e artísticas, com seu vasto circuito de museus e teatros, lojas populares e requintadas, para todos os gostos e bolsos, a restaurantes com gastronomia de vários locais. Pra quem gosta de frequentar um barzinho, são mais de 200 opções para agradar moradores e visitantes.

A Savassi  é vizinha de outros bairros importantes na cidade como Funcionários e Santa Efigênia. A boa localização garante aos moradores e visitantes segurança, comodidade e praticidade ao circular pela ruas e avenidas do bairro.

Turismo no bairro Savassi

Se você está visitando a capital mineira, não deixe de conhecer o bairro Savassi. Dedique um dia, pelo menos, para explorar a região e  esbaldar-se em tudo que ele pode oferecer. Vamos descobrir, a seguir, o que você pode fazer na Savassi. 

Passear ao ar livre

Uma das principais características da Savassi é a arborização do local. Sua principal praça, a Diogo Vasconcelos, passou por reformas em 2012 e, hoje, é um dos cartões postais do bairro que vale a pena visitar.

Falando em praça, outra famosinha da região é a Praça da Liberdade, ampla, arborizada, com chafariz e muita gente que vai para caminhar, passear com animais e família, um lugar tranquilo que ainda é rodeado de museus.

Visitar museus

Como mencionado,  a área da praça da Liberdade é repleta de museus, dentre os quais destacamos, o Memorial Minas Vale que reúne um acervo permanente contando a história de Minas Gerais em cada pavimento do edifício. O prédio do memorial é uma atração à parte. Dá pra gastar um bom tempo só nesse espaço.

Próximo ao memorial, está o Centro Cultural Banco do Brasil, espaço que oferece ao visitante e ao morador programação regular e com preços acessíveis. Inaugurado em 2013, o prédio onde fica o CCBB de BH é patrimônio histórico da humanidade.

Compondo ainda circuito cultural da praça da Liberdade, temos o Centro de arte Popular- Cemig, o Palácio da Liberdade e o Museus de Minas e Metais. Se ficar mais uns dias, vale a pena conhecer todos.

Apreciar a comida mineira

Repleto de restaurantes,o que não faltam são opções no bairro Savassi para você saborear a rica culinária mineira. Um dos mais badalados estabelecimentos da atualidade é a Pão de Queijaria. Lá, como podemos imaginar, a matéria-prima dos pratos é o emblemático pão de queijo feito com os mais diferentes tipos de queijo e com opções de recheio de dar água na boca.

Tomar um cafezinho

Além dos restaurantes, a Savassi é muito conhecida pelos diversos cafés instalados em sua região. A Academia do Café já é bem famosa no local e além dos cafés oferece algumas comidas como o tão falado pão de queijo e ainda tem opções vegetarianas. O Café com Letras é um lugar pra ir sem pressa e fazer uma leitura tranquila, tomando um café quentinho. Além disso, ainda conta com programação musical à noite.

Curtir a noite nos bares e pubs

Se você é uma pessoa que gosta de conhecer a vida noturna dos lugares, saiba que na Savassi existem muitas opções de bares, pubs e boates para explorar. Dentre tantos, destacamos o Bombshell, localizado na Rua Sergipe. Ele foi indicado pela Revista Veja como um dos melhores bares de BH para curtir um happy hour. 

Las Chicas Vegan é outro bar que figura na lista da Veja e está localizado na Rua Getúlio Vargas, como o nome sugere, o bar oferece um extenso cardápio de pratos e lanches sem carne. Já na Rua Fernandes Tourinho está o pub Santeria que faz festas sempre comandadas por djs conhecidos na cidade. 

Viver no bairro Savassi

Agora se você pretende morar na Savassi ou nas proximidades, além de poder usufruir diariamente de todas as atrações mencionadas anteriormente, você ainda conta com o conforto e a praticidade de ter vários estabelecimentos de alto padrão na região. Vamos conhecer algumas vantagens de viver nesta região.

Localização estratégica 

A região abriga duas das principais avenidas da cidade, a Avenida Cristóvão Colombo e a Avenida Getúlio Vargas que dão acesso fácil ao centro da cidade, à área hospitalar e aos bairros vizinhos.

Serviços 24h

Muitos dos estabelecimentos que funcionam na Savassi oferecem atendimento 24h, como academias, bancos, lojas de conveniência e farmácias. Ideal para quem costuma ter o dia cheio.

Bons supermercados 

Na região da Savassi estão localizados uma unidade do Carrefour, rede de supermercados nacional com muitas variedades de produtos de marcas nacionais e internacionais. Outro importante supermercado é o Verdemar, rede mineira, que tem como característica principal a grande oferta de produtos gourmet.

Shoppings de alto padrão

Já que estamos falando de um bairro nobre, é natural que os estabelecimentos estejam a altura do que a região exige. Nesse quesito, o bairro Savassi conta com um dos melhores shoppings da cidade, o Pátio Savassi, que além de uma gama de lojas conceituadas ( são mais de 200 lojas no prédio), possui ainda sala de cinema e um teatro em suas dependências.

A região do bairro Savassi ainda é local de importantes escolas e universidades, assim como lojas de moda dos mais diferentes segmentos, galerias de arte, entre outras opções.

Gostou do passeio pela Savassi? Então, conheça agora os empreendimentos da Monterre no bairro Savassi para você!