Compra e Venda 28/05/2019

Apartamento novo: veja como comprar seu imóvel sem gastos antecipados

Comprar um apartamento novo significa reunir um valor maior do que o solicitado pela empresa responsável pelo imóvel. Especialistas no mercado imobiliário recomendam a reserva de 5% a 8% do valor total do imóvel para gastos extras como imposto de transferência, custo de vistoria, taxas de registros, e outros.

Os gastos podem aumentar caso a negociação não seja realizada diretamente com a construtora, assim como os procedimentos burocráticos.

Produzimos, então, este artigo que vai preparar você para esta etapa tão importante que é a aquisição de um apartamento novo. Vem!

Entenda quais são os gastos com um novo imóvel

Existem ainda alguns gastos relacionados ao processo de compra de um apartamento que nem todos conhecem. Além do valor da entrada do imóvel, parcelas, despesas com documentação, impostos, e até mesmo mudança devem ser considerados.

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

O ITBI é uma taxa cobrada pela prefeitura sempre que um imóvel é adquirido. A média de seu valor é de 2% do valor da casa. Para entender como é realizado o cálculo desse imposto, é preciso saber que existem dois valores para o mesmo apartamento: venal (preço de mercado) e de transação (preço pago). O ITBI é cobrado na maioria das vezes pelo valor de transação, podendo variar de acordo com cada cidade e lei municipal.

Escritura pública

A taxa da escritura pública é cobrada somente daqueles que vão comprar um imóvel à vista. Por meio de financiamento, o contrato com banco — ou construtora — vale como documento. Seus valores também podem variar de acordo com estado e preço do imóvel.

Registro do imóvel

Esse registro é emitido pelo cartório e comprova por lei quem é o proprietário após comprar um apartamento novo. Esse valor é o resultado de algumas taxas que podem variar conforme o estado, considerando o valor do imóvel.

Condomínio e IPTU

Outros gastos que devem ser considerados são o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), e as taxas condominiais. O IPTU deve ser transferido ao novo proprietário desde que previsto no contrato.

Além de gastos com limpeza, água, energia, telefone, internet e afins, o novo proprietário deve se organizar para manter as taxas do condomínio em dia. São elas que garantem a manutenção de espaços comuns, cuidados e segurança por meio da contratação de serviços terceirizados.

Mudança

Para levar os seus pertences de um imóvel ao outro, a melhor opção é contratar um serviço especializado. Além de transportá-los, também poderão realizar o desmonte, empacotamento e remonte dos móveis e itens, garantindo a integridade dos pertences, e otimizando seu tempo. O custo desse serviço pode variar de acordo com distância, quantidade de artigos, e empresa.

Pequenos reparos

Ao comprar um apartamento novo, a última coisa a se imaginar é que ele precisará de reparos. No entanto, em alguns casos, isso pode acontecer. Acabamentos mal realizados, encanamentos sucateados, pinturas descascando e outros imprevistos que podem aumentar os gastos podem estar presentes em um apartamento novo.

Para que isso seja evitado, escolha uma empresa como a Monterre, que se preocupa com o bem-estar, conforto, e segurança de seus clientes, desenvolvendo imóveis com materiais de alta qualidade, excelente acabamento e outros itens que são responsáveis por valorizar seus empreendimentos.

Como comprar um apartamento novo sem gastos antecipados

Os custos acima fazem parte do processo de compra de um imóvel, por esse motivo, não podem ser evitados. Entretanto, além desses gastos, um mau negócio pode levar você a gastar muito além do necessário e de forma antecipada. Confira algumas dicas que podem garantir uma compra de imóvel sem preocupações e evitando maiores burocracias.

Financie direto com a construtora

Quando realizado direto com a construtora, o financiamento pode variar não tendo um formato fixo. Empresas como a Monterre permitem que seus clientes comprem um apartamento novo ainda em etapa de construção, são os chamados imóveis na planta. Além disso, suas condições de financiamento são mais flexíveis e personalizadas de acordo com as necessidades de seus clientes.

Evite a burocracia

O financiamento bancário é uma operação complexa que depende de diversos processos burocráticos, longos prazos, e excessiva documentação. Para agilizar esse processo e auxiliar o cliente da melhor maneira, a Monterre conta com consultoria imobiliária para agilizar o processo e permitir que o cliente realize sua aquisição sem complicações.

Encontre condições de pagamento flexíveis

Quando realizam financiamento diretamente com o cliente, as construtoras têm autonomia para estabelecer as suas próprias condições sem ter como restrição o Sistema Financeiro Habitacional. As condições de pagamento variam conforme a empresa, etapa em que as obras se encontram, e outras variáveis.

Tenha as melhores taxas e prazos

Em um financiamento realizado diretamente com a construtora em que o cliente irá comprar um apartamento novo, a amortização da dívida pode ser feita por meio do Sistema Price, ou de acordo com parâmetros estipulados pela própria construtora. Porém, em ambos, as taxas e prazos tornam-se melhores e mais práticos para o futuro proprietário se comparados ao financiamento bancário.

Escolha uma construtora com credibilidade

Para comprar um apartamento novo sem complicações e gastos além do programado, é primordial escolher uma construtora de qualidade, credibilidade e tradição, capaz de corresponder à suas expectativas, prezando pela segurança, conforto e bem-estar de sua família.

Conheça a reputação da construtora verificando outros imóveis construídos. Visite-os e avalie a localização, opções de lazer, infraestrutura, qualidade das obras, e pontualidade no momento da entrega.

Peça a opinião de moradores que já estão habituados com o empreendimento. Pergunte sobre a disponibilidade de atendimento da empresa, responsabilidade frente os imóveis, e a satisfação em relação aos serviços prestados.

Conclusão

Considerando todos os fatores acima, a Monterre é a empresa ideal para você investir em um apartamento novo. Há 24 anos no mercado imobiliário, a construtora preza pela satisfação de seus clientes por meio da contínua melhoria de seu sistema de gestão de qualidade, e de constante aprimoramento de construções, projetos e prazos.

Ao longo dos anos, a Monterre recebeu diversos prêmios prestigiando sua alta qualidade nos empreendimentos, eficiência de gestão e ótimo relacionamento com os clientes.

Certifique-se de escolher a melhor construtora para seu negócio. Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais!