Compra e Venda 09/07/2020

Como não errar na compra de uma cobertura

Quer morar em um grande centro urbano com uma vista privilegiada e ainda mais privacidade e comodidade? Então, que tal seu próximo imóvel ser uma cobertura? 

Neste texto, vamos conhecer vantagens de um apartamento com cobertura e dar dicas infalíveis de como acertar na compra do imóvel novo.

Vantagens de morar na cobertura

Comprar uma cobertura é uma decisão que deve ser tomada com planejamento e avaliação de prós e contras. O alto custo de um empreendimento “nas alturas” é compensado quando pensamos em todas as vantagens que só uma cobertura oferece.

Espaço maior e luxo

A cobertura tem a metragem maior que os demais apartamentos do prédio. O que significa cômodos mais amplos que dão o conforto de uma casa ao morador.  A planta também é diferente dos outros apartamentos, o que torna a cobertura diferenciada com um projeto arquitetônico mais luxuoso e requintado.

Terraço

Além da varanda ampla, algumas coberturas contam com terraço no piso superior, que pode ser usado como área de lazer, com instalação de piscina, jacuzzi, jardim aberto, entre outras opções.

Dele, temos uma vista completa da cidade ao redor. Se o condomínio permitir, é possível instalar um sistema de energia solar no terraço, promovendo economia e sustentabilidade.

Vista privilegiada sem barulho

A vista de uma cobertura até nos faz esquecer o movimento frenético que há lá embaixo, uma vez que o nível do ruído diminui bastante. Além disso, morar no topo do prédio permite olhar boa parte da cidade sob outra perspectiva. As luzes dos demais edifícios e as diferentes construções arquitetônicas compõem um cenário exuberante quando visto do alto.

Ventilação e Iluminação

Outro grande privilégio da cobertura é a circulação de ar que percorre pelos cômodos, acompanhada de uma entrada de luz maior que nos demais apartamentos. Na cobertura não temos bloqueio de luz causado por outros edifícios.

A iluminação natural e ventilação ainda ajudam na economia das luzes artificiais e uso de ar-condicionado, além de evitar problemas de mofo e umidade.

Dicas para comprar cobertura

Para não errar na hora de comprar a cobertura ideal, é preciso estar atento a alguns detalhes importantes quando estiver visitando e pesquisando imóveis na sua cidade.

1. Avaliar a construtora 

Precisamos conhecer o histórico de imóveis da construtora que está nos vendendo o novo apartamento dos sonhos. Com a garantia que ela executa projetos bem planejados, funcionais, com bons materiais e acabamento perfeito, boa parte dos problemas com manutenção e reforma são eliminados.

2. Checar a documentação 

Consultar e conhecer a documentação do condomínio e do imóvel é importante para não ser surpreendido com taxas ou impostos irregulares. Do mesmo modo, é importante saber se a cobertura está cumprindo com todas as exigências do estatuto do condomínio.

3. Analisar a área planejada

Por mais que as coberturas permitam a reforma mais estrutural do espaço, é interessante, sob o ponto de vista da economia de tempo, procurar uma cobertura com os cômodos e espaços adequados para atender imediatamente você e sua família. Existem opções de único andar, duplex e até triplex. Então, escolha a mais adequada ao seu padrão e estilo de vida.

4. Identificar pontos de infiltração

Por ser localizado no topo do edifício, a cobertura está passível de infiltração, seja pelo sistema hidráulico ou pela chuva. Portanto, verifique se há uma boa impermeabilização do imóvel. Procure manchas no teto ou no forro. Veja se não há abertura entre os ralos e o piso. Conversar com o vizinho debaixo também ajuda na identificação desse possível problema que é de responsabilidade da construtora ou do proprietário.

5. Avaliar a localização

Por mais que a vista seja privilegiada, você pode ainda escolher o tipo de vista que quer ter do seu apartamento. Além disso, observe se a localização do prédio atende às necessidades da sua família. Se há também serviços e estabelecimentos essenciais por perto.

A vontade de comprar uma cobertura aumentou? Confira mais dicas com a gente. Neste guia, você descobre como escolher um apartamento de luxo em BH.