Novidades 25/08/2020

Tudo sobre acabamento de empreendimentos alto padrão

Viver em um empreendimento de luxo envolve uma série de itens diferenciados. Além de um projeto arquitetônico moderno e exclusivo, outro ponto importante a ser considerado é o acabamento de alto padrão.

São esses itens que ajudarão a deixar os ambientes ainda mais sofisticados, modernos e, principalmente, com uma qualidade acima da média, aumentando a durabilidade. Quer entender melhor o tema? Siga a leitura!

O que é um imóvel alto padrão?

Para que determinado empreendimento seja considerado de alto padrão, ele precisa ter algumas características que o ajudem a diferenciá-lo.

As mais importantes são:

  • localização privilegiada: geralmente o empreendimento se situa em bairros ou vias nobres, cercado de outros empreendimentos similares ou em bairros que dispõem de espaço suficiente para sua construção e permanência e que oferecem valorização do imóvel.
  • design e projeto arquitetônico diferenciados: os espaços são planejados e bem aproveitados, permitindo receber diferentes tipos de projetos de arquitetura. Além disso, todo o empreendimento (tanto a parte interna como externa) é pensada de forma moderna e arrojada, com design e projeto arquitetônico que chama a atenção, paisagismo na área comum e mais conforto aos moradores.
  • tecnologia avançada: os projetos construtivos de empreendimentos de alto padrão usam tecnologia diferenciada para criar espaços ainda mais confortáveis e exclusivos, como isolamento de som, calefação, iluminação, fachada aerada, equipamentos de entretenimento etc.
  • plantas inteligentes: pé direito alto, locais projetados visando o conforto, a criatividade e a otimização de espaço, todas essas são características das plantas inteligentes que resultam em áreas que podem ser personalizadas pelos moradores sem perder a sofisticação, o valor e a riqueza de detalhes, focados no lazer dos moradores.

Além desses, é claro, o acabamento de alto padrão também é um importante diferencial de empreendimentos de luxo. Vamos ver um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

Acabamento alto padrão: quais os principais?

O acabamento de alto padrão é usado tanto no exterior como no interior dos empreendimentos de luxo. Esses materiais têm uma qualidade diferenciada, oferecendo muito mais durabilidade, além de beleza e sofisticação, criando ambientes exclusivos.

Para isso, espera-se que a construtora tenha parceria com os principais fornecedores do mercado, trazendo aos moradores o que há de mais moderno e de maior qualidade em termos de acabamento. Abaixo separamos alguns dos principais acabamentos de alto padrão que são usados em empreendimentos de luxo.

Mármore e granito

O mármore é uma rocha metamórfica composta, entre outros, por minerais de calcita. Ele tem uma cor uniforme e é conhecido por sua sofisticação e luxuosidade, estando entre as pedras naturais mais usadas em empreendimentos de alto padrão.

Essa é uma pedra muito versátil em termos de acabamento e pode ser usada em bancadas, revestimentos de escadas, pisos, detalhes em paredes e muitas outras aplicações, tanto na área interna como externa dos apartamentos.

Nas áreas externas, o mármore pode estar presente nos pisos do hall de entrada e hall de lazer, rodapés, portais dos elevadores, bancadas e muitos outros pontos.

Além do mármore, outra pedra natural muito usada é o granito. Ela oferece mais resistência e por isso pode ser aplicada em diferentes espaços, como bancadas das churrasqueiras ou áreas gourmet (tanto do apartamento como da área comum) e até no piso ou detalhes das paredes.

Porcelanato

O porcelanato é um material bastante nobre e que confere mais luxuosidade e sofisticação aos espaços. Ele tem uma qualidade superior, graças ao seu processo diferenciado de fabricação. Traz mais facilidades ao dia a dia, já que é versátil e de simples manutenção, além de apresentar uma grande resistência ao desgaste, com uma altíssima durabilidade.

Atualmente, existem diferentes tipos e formatos de porcelanato, inclusive com versões de grande formato que podem ser usados para uma infinidade de aplicações, como: revestimento de piso e parede, detalhes em fachadas, bancadas de pias de cozinha, banheiro e lavabo e até na produção de móveis.

Também é possível encontrar porcelanatos que recriam a textura e a beleza das pedras naturais, como os diferentes tipos de mármores ou granitos. Assim, os porcelanatos são muito usados em empreendimentos de alto padrão, para as áreas úmidas dentro dos apartamentos e também no hall de entrada do condomínio, em corredores e demais áreas comuns.

Madeiras nobres

As madeiras nobres, como nogal, sucupira e angelim, também são muito usadas como acabamento alto padrão. Elas trazem um toque de luxuosidade, ao mesmo tempo em que favorecem o aconchego nos ambientes, trazendo mais conforto e acolhimento.

É possível encontrar a madeira em inúmeras opções, aumentando sua possibilidade de uso. Ela apenas não é indicada para áreas úmidas. Em geral, aparece mais frequentemente como pisos de quartos e salas, além de detalhes em telhados, pisos e outros itens da área externa do condomínio.

Metais e louças

Os metais e as louças são indispensáveis em qualquer empreendimento. Mas, dependendo da qualidade do produto escolhido, eles também são classificados como acabamento de alto padrão.

Nos imóveis de luxo são usados os melhores metais e louças do mercado, com design diferenciado, excelente matéria-prima na confecção das peças e muito mais tecnologia e eficiência.

As pias, por exemplo, podem ser desenhadas com um formato diferenciado, trazendo um toque de elegância e sofisticação, as torneiras podem ser produzidas em metal nobre ou com tecnologia que permite a economia de água – e assim por diante.

Vidros com isolamento acústico para acabamento de alto padrão

O conforto e a exclusividade são indispensáveis em um empreendimento de luxo. Por isso, o acabamento alto padrão deve ser pensado de forma a trazer mais bem-estar para os moradores.

Assim, os vidros com isolamento acústico são diferenciais importantes, porque ajudam a barrar o excesso de sons vindos da rua, por exemplo. Esses itens conseguem bloquear até 40 decibéis de som que entra no ambiente, o que torna o lar mais silencioso e confortável para os moradores.

Acabamento de alto padrão

Como você viu neste conteúdo, o acabamento de alto padrão é um detalhe importantíssimo nos empreendimentos de luxo. Afinal, são esses itens que trazem maior valorização ao imóvel e mais conforto aos moradores, favorecendo o bem-estar. Eles podem estar presentes tanto dentro dos apartamentos como nas áreas comuns e fazem toda a diferença, não só pela beleza, mas também pela qualidade, resistência e durabilidade.

Gostou de saber mais sobre acabamento de alto padrão? Continue aprendendo: leia o nosso post e descubra como escolher um imóvel de luxo!