Compra e Venda, Dicas 15/10/2019

7 dicas para encontrar o prédio dos sonhos

Se você está decidido a comprar um apartamento, já deve ter uma imagem clara do seu prédio dos sonhos: um prédio com uma construção sólida, que tenha apartamentos amplos, uma estrutura de lazer completa, recursos de segurança eficientes. Esses e outros critérios provavelmente estão na sua lista. Agora, a questão é como encontrar esse prédio dos sonhos, que se encaixe nas suas expectativas.

Para tornar essa missão um pouco mais fácil, preparamos sete dicas práticas que vão ajudá-lo a separar o joio do trigo. Assim, quando você finalmente colocar sua assinatura no contrato de compra do imóvel, vai ter a certeza de que está adquirindo um apartamento no seu prédio dos sonhos. Confira!

1. Amplie suas opções

Em vez de apenas usar o velho método de visitar uma imobiliária, adote algumas outras alternativas:

  • Pesquise em sites de imóveis e de construtoras;
  • Peça indicações aos seus conhecidos;
  • Faça um passeio pela sua região para identificar novos empreendimentos imobiliários. 

Nesse ponto, estamos apenas querendo garantir que você não deixe passar nenhum imóvel que poderia ser uma boa aquisição. É claro que muitos deles não vão se enquadrar na sua visão do prédio dos sonhos. Na próxima dica, vamos ver como fazer essa separação.

2. Aprenda a filtrar imóveis na internet

A internet é incrível; sem sair de casa, você pode descobrir centenas ou até milhares de apartamentos à venda. Porém, é claro que analisar um por um não é uma boa opção, porque você perderia muito tempo com aqueles que não atendem seus critérios de um prédio dos sonhos. Por isso, a dica é usar sites que oferecem filtros para encontrar os melhores imóveis. 

Com os filtros, você pode controlar critérios como:

  • Área máxima e mínima;
  • Número de quartos;
  • Número de banheiros;
  • Número de vagas na garagem;
  • Elementos da estrutura de áreas comuns (piscina, playground, área gourmet, academia);
  • Localização;
  • Faixa de preço.

Ou seja, utilizando bem os filtros, você tira automaticamente da sua lista todos os prédios que não atendem seus critérios.

3. Peça ajuda aos amigos

Você certamente tem amigos que moram em prédios de apartamentos, certo? Eles são uma excelente fonte de indicações e, também, de informações!

Você pode conversar com seus amigos para saber mais sobre o prédio em que eles vivem atualmente, ou que já viveram no passado. A experiência real de um morador é muito importante para entender os pontos positivos e negativos do prédio. 

4. Faça visitas às unidades decoradas

Se você tem interesse em comprar um apartamento na planta, visitar as unidades decoradas é indispensável. Dessa forma, você vai poder entender melhor o espaço do apartamento e as possibilidades de aproveitamento que ele oferece.

Não se contente com plantas e imagens projetadas porque, embora tragam informações importantes, elas não deixam você realmente sentir como seria morar naquele apartamento.

5. Pesquise a história da construtora

Já que falamos sobre apartamentos na planta, a quinta dica é pesquisar com cuidado a história da construtora ou empreiteira por trás do projeto. Tenha em mente que a proposta pode ser muito boa, mas você não vai conseguir morar no prédio dos sonhos se a entrega for incompatível com o prometido; ou, ainda pior, se não houver entrega.

A boa notícia é que é muito fácil descobrir quando uma construtora tem má reputação e já deixou os consumidores “na mão”. Uma busca rápida na internet revela as reclamações de quem comprou unidades e não recebeu aquilo por que pagou; e você pode até encontrar processos que tenham sido abertos por clientes insatisfeitos.

6. Converse com os vizinhos

Se você acredita ter encontrado um apartamento ideal no prédio dos sonhos, não tome a decisão final antes de conversar com os vizinhos; tanto aqueles que moram no próprio prédio quanto aqueles que moram em outros imóveis nas proximidades.

Essas pessoas podem comentar se a região é segura, se tem bons pontos comerciais e de serviços, se o transporte público é eficiente, se as ruas são bem cuidadas, e outras questões relevantes para quem vai morar ali.

Não se esqueça de que um bom apartamento não depende apenas do prédio em si, mas das condições em geral de sua localização. Você pode até encontrar o prédio perfeito, mas se ele ficar no bairro mais perigoso da cidade, será que você vai mesmo querer morar e levar sua família para lá?

7. Não desista de encontrar o prédio dos sonhos

Se você realmente quer encontrar o prédio dos sonhos, a dica final é não desistir da busca. Você pode até ficar cansado depois de algumas semanas e tentado a comprar qualquer apartamento que atendeu “mais ou menos” aos seus critérios. Porém, você não vai querer viver sua vida “mais ou menos”, não é?

Quando você abre mão do apartamento dos sonhos, está abrindo mão de uma visão de vida. Afinal, o lugar onde você mora afeta diretamente seu estilo de vida, e você provavelmente vai ficar por lá durante muitos anos. Então, o que sai mais caro: algumas semanas ou meses procurando pelo prédio ideal, ou anos vivendo em um prédio que não atende todas as suas expectativas?

Essas sete dicas vão ajudar você a encontrar o apartamento ideal no prédio dos sonhos. Porém, elas só funcionam se você já tiver uma ideia clara do que está procurando.

Isso significa que, antes de mais nada, é preciso tomar algum tempo para refletir sobre o que você considera essencial em um apartamento. Não existe uma resposta certa ou errada, tudo depende do seu perfil pessoal. Por exemplo, um homem solteiro de 30 anos e uma mulher casada, com filhos, de 40 anos, vão ter perspectivas bem diferentes sobre o que procuram em um prédio de apartamentos.

Se a sua visão do lugar onde quer morar é ousada e ambiciosa, se você preza por conforto e qualidade de vida, nós temos o material perfeito para ajudá-lo a encontrar o prédio dos sonhos. É só fazer o download gratuito do nosso guia sobre como escolher apartamento de luxo em BH!